Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Advertisements

Produção de Eventos. TROFÉU DODÔ E OSMAR 2009.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
1 MATERIAL PRELIMINAR DE APOIO AOS PILOTOS CPFR Comitê Reposição Eficiente & G.T. CPFR Setembro, 2002 Collaborative Planning Collaborative Planning Forecast.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Liderança e Planejamento Estratégico EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões Planejamento.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Planejamento Governamental MONITORAMENTO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta:
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges

 Para uma melhor organização, o planejamento estratégico é subdividido em Etapas.  De forma geral, ele envolve uma análise situacional, lavando em conta a filosofia, ambiente e objetivos da organização e posteriormente uma proposta de trabalho.

Fonte: Hennig e Danilevicz (2012, p. 276)

Fonte: Hennig e Danilevicz (2012, p. 279)

1.Descrição da organização/Negócio; 2.Visão; 3.Missão; 4.Valores; 5.Fatores Críticos de Sucesso; 6.Forças Competitivas; 7.Matriz SWOT (FOFA); 8.Definição do Posicionamento Estratégico; 9.Objetivos; 10.Metas; 11.Estratégias; 12.Ações; 13.Plano de Ação. Etapas Estrutura e Princípios Análise Situacional Estratégias e Ações

1.Descrição da organização/Negócio Envolve a descrição da organização e/ou do negócio.

2.Visão Descrever a visão do negócio. Caso não tenha definir. A visão envolve o GRANDE objetivo a ser seguido, aonde a empresa quer chegar. Ex. 1.: “Ser líder de mercado na região Sul até 2020”. Ex. 2: “Ser global e referência nos negócios em que atua” ( Gerdau )

3.Missão Descrever a missão do negócio. Caso não tenha definir. A missão tem por objetivo em uma frase, descrever a razão de existência da empresa. Ex.: Missão da FIAT: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.

4.Valores Listar os valores do negócio. Caso não tenha definir. Os valores representam os princípios básicos da organização. Ex.: Valores do HSBC: Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

5.Fatores Críticos de Sucesso (FCS) Definir os valores do negócio. Os FCS referem-se as variáveis necessárias do negócio para a competição. Variam de acordo com o tipo de negócio. Exemplos: 1) área de saúde: material de saúde, mão de obra especializada, infra-estrutura... 2) cultivo de soja: terra disponível para plantação, equipamentos, mão de obra especializada... 3) Criação bovina: rebanho, alimentação, remédios...

6.Forças Competitivas Definir as forças competitivas do negócio. Seguir o modelo de Porter:

6.Forças Competitivas Definir: 1) que tipo de força um fornecedor exerce? Ex.: pressão por preço. 2) que tipo de força um cliente exerce? Ex.: pressão por qualidade. 3) que tipo de novo produto pode entrar no mercado? Ex.: novas máquinas/tecnologias... 4) Pode vir a entrar um novo concorrente no mercado? Ex.: pode um competidor do tipo X entrar no mercado... 5) Quais as principais forças adotadas pelos concorrente? Ex.: formas de pagamento mais atrativas...

7.Matriz SWOT (FOFA) Realizar/atualizar a matriz SWOT. Seguir o seguinte modelo: Dentro da empresa Fora da empresa Aspectos positivos Aspectos negativos

7.Matriz SWOT (FOFA)

8.Definição do Posicionamento Estratégico Definir o posicionamento estratégico do negócio. O Posicionamento refere-se ao modo como a empresa (em relação a sua marca) quer ser conhecida pelo mercado. Exemplos: 1) qualidade de produtos; 2) qualidade no atendimento; 3) proximidade com o cliente.

9.Objetivos Definir os objetivos do negócio, levando em conta o período do plano. Obs.: os objetivos devem ser discutidos com a diretoria da empresa e levando em conta a fase de análise (desempenho nos FCS, constituição das 5 forças competitivas e matriz SWOT. Exemplos: 1) melhorar a qualidade dos produtos; 2) abrir filial; 3) contratar mais pessoas.

10.Metas Definir as metas com base nos objetivos. Deve-se qualificar ou quantificar cada objetivo. Exemplos: 1) melhorar a qualidade dos produtos (Objetivo). melhorar a qualidade de pelo menos 40% dos produtos (meta). 2) abrir filial. abria mais uma filial (meta). 3) contratar mais pessoas (objetivo). contrata mais 2 colaboradores (meta).

11.Estratégias Definir as estratégias do negócio com base nas metas. Exemplos: 1) melhorar a qualidade dos produtos (Objetivo). melhorar a qualidade de pelo menos 40% dos produtos (meta). comprar matéria-prima de outro fornecedor (estratégia). 2) abrir filial. abria mais uma filial (meta). Locar outro ponto comercial (estratégia). 3) contratar mais pessoas (objetivo). contratar mais 2 colaboradores (meta). contratar mais 2 colaboradores (estratégia).

12.Ações Definir ações com base nas estratégias. Refere-se ao detalhamento de cada estratégia. Exemplos: 1) Comprar matéria-prima de outro fornecedor (estratégia). Entrar em contato com outros fornecedores (ação). Firmar parceria com novo fornecedor (ação). 2) Locar outro ponto comercial (estratégia). Pesquisar em imobiliárias pontos comerciais favoráveis (ação). Firmar contrato com a imobiliária (ação). 3) Contratar mais 2 colaboradores (estratégia). Definir perfil profissiográgico (ação). Divulgar a seleção (ação). Realizar a seleção de pessoas (ação).

13.Plano de Ação Realizar Plano de Ação com base nas estratégias e ações elaboradas, definindo os responsáveis, a data prevista para realização e valores. Exemplo: Est.AçõesResponsávelPrevisãoOrçamento 1 Entrar em contato com outros fornecedores SecretárioSetembro/2016- Firmar parceria com novo fornecedor DireçãoDezembro/ Pesquisar em imobiliárias pontos comerciais favoráveis Secretáriojaneiro a abril / Firmar contrato com a imobiliária DireçãoJunho/ Definir perfil profissiográgicoGerenteJunho/2017- Divulgar a seleçãoGerenteJunho a julho /2017R$ 100,00 Realizar a seleção de pessoasTerceirizadoJulho/2017R$ 1.000,00

REFERÊNCIA HENNIG, Eduarda Tirelli; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira; DUTRA, Camila Costa. Modelo adaptado de planejamento estratégico aplicado à microempresas: um estudo de caso na área de fitness. Revista Produção Online, v. 12, n. 2, p , 2012.