Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
Perfil dos Empregadores: 4 48,47 % graduados em Administração; 4 9,6 % graduados em Direito; 4 9,17 % graduados em Economia; 4 8,29 % graduados em Ciências Contábeis; 4 8,29 % graduados em Engenharia; 4 6,55 % graduados em Psicologia. 76,3 % possuem nível universitário;
Avaliação da Formação Universitária Concluída
4Curso muito teórico (17%); 4Matérias inúteis no currículo (11,8%); 4Ausência de visão global da empresa (7,4%); 4Desatualizado (6,1%); 4Muito genérico (5,7%).
Aspectos positivos em relação ao Curso realizado 4“Diploma de curso superior”!!!; 4Atualização Acadêmica; 4Domínio de temas relevantes; 4Visão geral da empresa;
Aspectos positivos em relação aos Egressos dos Cursos de Administração 4Aprendem fácil e rápido; 4Têm garra e ambição; 4Têm bons relacionamentos; 4São disciplinados e responsáveis; 4São práticos.
Deficiências na atuação Profissional 4Insuficiente formação prática; 4Prevalecem conhecimentos dissociados das demandas do mercado de trabalho; 4 Prevalece o ensino desatualizado e didaticamente pouco criativo; 4 Prevalece a desarticulação entre os conhecimentos que caracterizam as diferentes áreas da empresa.
CONHECIMENTOS valorizados em um Administrador 4Informática; 4Idiomas (inglês); 4Custos; 4Psicologia; 4Matemática; 4Planejamento; 4Conhecimento Sistêmico da Empresa.
HABILIDADES valorizadas em um Administrador 4Visão global da empresa; 4Entender o negócio da empresa; 4Polivalência; 4Bom relacionamento com o público; 4Capacidade para tomar decisões; 4Capacidade para aprender;
HABILIDADES valorizadas em um Administrador 4Capacidade de negociação; 4Comunicar-se bem por escrito e verbalmente; 4Capacidade para planejar; 4Saber trabalhar em equipe; 4Capacidade para assumir riscos.
ATITUDES valorizadas em um Administrador 4Espírito empreendedor; 4Motivar a equipe; 4Fazer as coisas acontecerem na empresa; 4Iniciativa; 4Ser ético;
ATITUDES valorizadas em um Administrador 4Maturidade; 4Entusiasmo pelo trabalho; 4Comprometimento; 4Pré-disposição para trabalhar muitas horas por dia.
O que as IES devem fazer:
O que os Empregadores devem fazer:
4Desenvolver a missão do curso conforme as necessidades do mercado de trabalho, aprofundando o caráter pragmático e profissionalizante já presente; 4Enfatizar o desenvolvimento de habilidades e de atitudes e não se concentrar, necessariamente no plano dos conhecimentos; SUGESTÕES:
4Estabelecer, aprofundar, estreitar relações de cooperação e de parceria com as organizações em geral e com as empresas, em particular; 4Explorar didáticas de ensino mais interativas, motivantes, envolventes e que promovam a auto-aprendizagem; SUGESTÕES:
4Atentar mais à formação e à reciclagem dos docentes; 4Dar mais espaço para programas de apoio à pesquisa de caráter aplicado, à elaboração e à publicação de textos; SUGESTÕES:
. 4Ampliar o espaço de influência das empresas sobre a formação do Administrador; 4Entender a graduação como uma etapa do processo de educação continuada; 4Implementar programas de avaliação institucional. SUGESTÕES:
As DIRETRIZES CURRICULARES para os Cursos de Graduação em Administração ensejarão uma excelente oportunidade de autonomia na elaboração do PROJETO PEDAGÓGICO do Curso.