Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Advertisements

Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Projeto de Lei nº 8084/2014 Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 2015.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Audiência Pública Reconhecimento da Atividade da Capoeira Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal – 07/05/2014 Alexandro Reis Diretor.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Aula 01 - Apresentação Disciplina: Elaboração de Projetos em TI.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
A Visão Discente da Oceanografia na FURG e no Brasil CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE OCEANOLOGIA – C.A.L.O. Daniela Baptista Walkiria S. Olsen.
Transcrição da apresentação:

Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.

Perfil dos Empregadores: 4 48,47 % graduados em Administração; 4 9,6 % graduados em Direito; 4 9,17 % graduados em Economia; 4 8,29 % graduados em Ciências Contábeis; 4 8,29 % graduados em Engenharia; 4 6,55 % graduados em Psicologia. 76,3 % possuem nível universitário;

Avaliação da Formação Universitária Concluída

4Curso muito teórico (17%); 4Matérias inúteis no currículo (11,8%); 4Ausência de visão global da empresa (7,4%); 4Desatualizado (6,1%); 4Muito genérico (5,7%).

Aspectos positivos em relação ao Curso realizado 4“Diploma de curso superior”!!!; 4Atualização Acadêmica; 4Domínio de temas relevantes; 4Visão geral da empresa;

Aspectos positivos em relação aos Egressos dos Cursos de Administração 4Aprendem fácil e rápido; 4Têm garra e ambição; 4Têm bons relacionamentos; 4São disciplinados e responsáveis; 4São práticos.

Deficiências na atuação Profissional 4Insuficiente formação prática; 4Prevalecem conhecimentos dissociados das demandas do mercado de trabalho; 4 Prevalece o ensino desatualizado e didaticamente pouco criativo; 4 Prevalece a desarticulação entre os conhecimentos que caracterizam as diferentes áreas da empresa.

CONHECIMENTOS valorizados em um Administrador 4Informática; 4Idiomas (inglês); 4Custos; 4Psicologia; 4Matemática; 4Planejamento; 4Conhecimento Sistêmico da Empresa.

HABILIDADES valorizadas em um Administrador 4Visão global da empresa; 4Entender o negócio da empresa; 4Polivalência; 4Bom relacionamento com o público; 4Capacidade para tomar decisões; 4Capacidade para aprender;

HABILIDADES valorizadas em um Administrador 4Capacidade de negociação; 4Comunicar-se bem por escrito e verbalmente; 4Capacidade para planejar; 4Saber trabalhar em equipe; 4Capacidade para assumir riscos.

ATITUDES valorizadas em um Administrador 4Espírito empreendedor; 4Motivar a equipe; 4Fazer as coisas acontecerem na empresa; 4Iniciativa; 4Ser ético;

ATITUDES valorizadas em um Administrador 4Maturidade; 4Entusiasmo pelo trabalho; 4Comprometimento; 4Pré-disposição para trabalhar muitas horas por dia.

O que as IES devem fazer:

O que os Empregadores devem fazer:

4Desenvolver a missão do curso conforme as necessidades do mercado de trabalho, aprofundando o caráter pragmático e profissionalizante já presente; 4Enfatizar o desenvolvimento de habilidades e de atitudes e não se concentrar, necessariamente no plano dos conhecimentos; SUGESTÕES:

4Estabelecer, aprofundar, estreitar relações de cooperação e de parceria com as organizações em geral e com as empresas, em particular; 4Explorar didáticas de ensino mais interativas, motivantes, envolventes e que promovam a auto-aprendizagem; SUGESTÕES:

4Atentar mais à formação e à reciclagem dos docentes; 4Dar mais espaço para programas de apoio à pesquisa de caráter aplicado, à elaboração e à publicação de textos; SUGESTÕES:

. 4Ampliar o espaço de influência das empresas sobre a formação do Administrador; 4Entender a graduação como uma etapa do processo de educação continuada; 4Implementar programas de avaliação institucional. SUGESTÕES:

As DIRETRIZES CURRICULARES para os Cursos de Graduação em Administração ensejarão uma excelente oportunidade de autonomia na elaboração do PROJETO PEDAGÓGICO do Curso.