A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.

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Transcrição da apresentação:

A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica. Dito de outra forma, o conhecimento informado e crítico do passado abre as portas ao desenvolvimento (em todas as suas vertentes, e não apenas a económica).

Porque não existe análise reflexiva da tessitura histórica sem consciência histórica. Porque só o desenvolvimento da consciência histórica permite adquirir a profundidade crítica para AGIR NO PRESENTE. Como? Através da análise de fontes de diversos tipos; ensinando a ler as evidências do passado; recorrendo à multiperspetiva; comparando pontos de vista; rejeitando lugares comuns; questionando constantemente. A História, área disciplinar estruturante Porquê?

A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque a aquisição da consciência histórica e das competências que lhe estão associadas, conduz a uma análise reflexiva e distanciada do passado, promovendo-se assim a TOLERÂNCIA.

A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque a aquisição da consciência histórica ajuda a identificar e a rejeitar “falsos dogmas”, permitindo estabelecer uma identidade nacional crítica e responsável. Porque uma identidade nacional crítica e responsável acolhe o respeito dos pares, ajudando a fortalecer a identidade europeia comum.

Disciplina da área disciplinar de História, comum ao ensino secundário Promova competências de desenvolvimento de cidadania: Autonomia; Espirito crítico e reflexão; Intervenção e participação; Criatividade Relações de interculturalidade, respeitando e valorizando a diversidade cultural; num mundo cada vez mais global.

Adequação dos documentos curriculares Colaboração entre as várias áreas disciplinares e científicas

4 pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser. EDUCAÇÃO,UM TESOURO A DESCOBRIR, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI,1998