Princípios, Normas e Política de indexação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especificação de Software
Advertisements

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Pesquisa científica e levantamento bibliográfico Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia AZ051 - Introdução à Pesquisa em Zootecnia Prof.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Pesquisa Social.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Introdução a Pesquisa Científica
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Indexação: tipologia e avaliação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Mapas Conceituais: Ferramenta de manuseio do conhecimento Maurício Salgado
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Princípios, Normas e Política de indexação Profa. Dra. Vânia Mara Alves Lima Disciplina: Indexação: teoria e métodos CBD/ECA/USP 2015

UNISIST - 1976 Representação dos conceitos dos documentos em termos selecionados Linguagem natural  Palavra-chave Símbolos  Número de classificação Pra qualquer serviço de informação Objetivos Cooperação entre diferentes sistemas de informação Desenvolvimento de regras específicas

NBR 12676 Documento: qualquer unidade passível de indexação Conceito: qualquer unidade do pensamento Assunto: tema representado em um documento por um conceito ou combinação de conceitos Termo de indexação: representação de um conceito (palavra-chave ou símbolo) Termos preferido: descritor usado para representar o conceito Termo não-preferido: não descritor, sinônimo ou quase-sinônimo do descritor Índice de assuntos: listagem alfabética ou sistemática de assuntos que indica a posição de cada assunto em um documento ou numa coleção de documentos

Vocabulário controlado Conceitos Descritores Estágios da Indexação Fenômenos Processos Propriedades Operações Materiais Equipamentos Tesauros Vocabulário controlado

Questões Qual o assunto de que trata o documento? Como se define o assunto em termos de teorias, hipóteses, etc.? O assunto contém uma ação, uma operação ou um processo? O documento trata do agente dessa ação? O documento se refere a métodos, técnicas ou instrumentos especiais? Esses aspectos foram considerados no contexto de um local? Foram identificadas variáveis dependentes ou independentes? Os assuntos foram considerados sob um ponto de vista interdisciplinar?

IDENTIFICAR OBJETO AÇÃO AGENTE MÉTODOS DO AGENTE LOCAL CAUSA E EFEITO PONTO DE VISTA/PERSPECTIVA

O processo de seleção de envolve: - a linguagem usada para descrever objetos de conteúdo (garantia literária) - o idioma ou terminologia dos usuários (garantia do usuário) - as necessidades e prioridades da organização (garantia organizacional)

Garantia organizacional Garantia literária Avaliação da garantia literária envolve consultar fontes de referência como dicionários ou livros, bem como vocabulários existentes. As palavras ou frases escolhidas devem corresponder tanto quanto possíveis as descrições existentes para o conceito na literatura. Garantia organizacional A determinação da garantia organizacional exige a identificação da forma ou formas de termos que são preferidos pela organização ou organizações que irão utilizar o vocabulário controlado.

Garantia de usuário Criação de listas de termos potenciais para aumentar a abrangência do vocabulário. Organizar o termo candidato em grandes categorias para determinar quais categorias os usuários preferem para o termo e como devem ser usados. Colocar o termo candidato em um conjunto preliminar de categorias para validar as categorias que foram criadas. Em projetos de revisão do vocabulário para adicionar termos ausentes, excluir termos incorretos ou obsoletos, criar formulários de termo mais útil e identificar e corrigir relações incorretas e/ou faltantes entre os termos

vocabulários controlados

Qualificadores Utilizados sempre em associação com os descritores principais para especificar e delimitar melhor um determinado assunto evitando assim ambiguidades

Política de indexação Ação administrativa que tem como objetivos harmonizar o acesso por assunto em um catálogo/base de dados e explicitar as decisões da indexação para os bibliotecários , para os profissionais que importam seus registros e para os usuários que fazem buscas por assunto Requisitos para implantação Identificação da organização à qual está vinculado o sistema de indexação  Contexto Identificação da clientela a que se destina o sistema Destinatário área de interesse, nível de experiência, atividades que exercem Volume e características das questões propostas pelos usuários Recursos humanos, materiais e financeiros  Infraestrutura Qualidade dos indexadores Domínio tratado Volume e características da literatura a ser integrada ao sistema Produtos e serviços Relação custo/desempenho (Carneiro, 1985;Cesarino, 1985; Kobashi, 1994)

Política de indexação Está inserida em 2 Contextos complementares Sociocognitivo do indexador: a política de indexação, as regras e procedimentos do manual de indexação, a linguagem documentária para representação e mediação da linguagem do usuário e os interesses de busca dos usuários Físico de trabalho do indexador e dos gerentes: o sistema de informação

Elementos para elaboração de uma Política de indexação (década de 80) 1. Cobertura de assuntos (centrais e periféricos) 2. Seleção e aquisição de documentos fonte (extensão de cobertura e qualidade dos documentos) 3. Processo de indexação Nível de Exaustividade Nível de especificidade Escolha da linguagem documentária (livre ou controlada; pós ou pré-coordenada?) Capacidade de revocação e precisão do sistema > exaustividade > revocação  < precisão < exaustividade < revocação  > precisão

Elementos para elaboração de uma Política de indexação 4. Estratégia de busca (delegada ou não) 5. Tempo de resposta do sistema 6. Forma de saída (formato dos resultados da busca) 7. Avaliação do sistema (satisfação dos usuários) (Carneiro, 1985)

Outros elementos a serem considerados Capacidade de consulta a esmo (browsing): necessidade de pensar a respeito da interface dos sistemas de busca, revelando de maneira fácil e direta, a estrutura temática que os organiza. Visualização da linguagem documentária. Garantia literária (literary warranty): capacidade de o sistema refletir o conteúdo da documentação, devendo ter no documento seu ponto de apoio. Formação do indexador: em termos de conhecimento das áreas de assunto dos documentos ; da metodologia de indexação; das características da linguagem documentária e de suas habilidades práticas.

Indexação = equação de busca Depende das decisões da política de indexação Adequação: habilidade do indexador em determinar o assunto do documento e traduzi-lo adequadamente para o vocabulário controlado. Exaustividade: número de conceitos representados no registro bibliográfico; está condicionado ao estágio de análise de assunto. Especificidade: relacionado à fase de tradução do conceito para o vocabulário, diz respeito ao nível hierárquico da representação do assunto. Consistência: itens sobre um mesmo assunto analisados conceitualmente e traduzidos da mesma maneira.

Princípios de Cutter Princípio do uso: as descrições devem ser feitas da forma usada pelo usuário Princípio da entrada específica: as entradas devem ser pelos assuntos mais específicos e não pela classe a que estão subordinados Princípio da estrutura sindética: estabelece os mecanismos para relacionamentos entre assuntos (relação de equivalência, hierárquica e associativa)

MARC 21 e a política de indexação A política de indexação deve prescrever quais os campos e subcampos do registro MARC deverão ser considerados para a construção de um catálogo.

Elementos a serem considerados na elaboração da política de indexação Avaliação do sistema Campos e subcampos do Formato MARC Capacidade de consulta a esmo (browsing) Capacidade de revocação e precisão do sistema Cobertura de assuntos Consistência e uniformidade Detalhamentos dos procedimentos de leitura documentária Economia Escolha da linguagem Especificidade Estratégia de busca Adequação Exaustividade Forma de saída dos resultados Manual de indexação (elaboração/utilização) Seleção e aquisição de documentos-fonte Síntese Uso (pelo usuário) (RUBI, 2012)

Implantação da política de indexação Preparação Elaboração do organograma da instituição Identificação dos usuários Áreas de interesse Infra-estrutura Recursos financeiros, materiais, físicos e humanos Questões: Para quem? Quais os limites de aplicação? Deve ser publicada? Deve incluir o histórico?

Implantação da política de indexação Desenvolvimento Indexação Capacidade de revocação e precisão do sistema Especificidade Exaustividade Formação do indexador Procedimentos de leitura documentária Manual de indexação (elaboração/uso) Linguagem documentária Escolha da linguagem Adequação Consistência e uniformidade Sistema de busca e recuperação por assunto Avaliação Campos MARC Capacidade de consulta a esmo (browsing) Estratégia de busca Forma de saída dos dados

Exercícios Para cada um dos artigos abaixo responder as questões listadas no slide 5 e indicar os descritores escolhidos a partir da utilização do VOCAUSP http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/07/15/apoio-transparente/ http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/07/15/macrometropole-movedica/ http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/01/19/alem-do-butim/ http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=36037 http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=34091 http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=42549 http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=46721 http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/06/16/com-os-pes-fincados-na-historia/

Referências RUBI, M. P. Política de indexação. In: GIL LEIVA, I.; FUJITA, M. S. L. Política de indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. p.107-120 NBR12676: Métodos para análise de documentos.ABNT,1992. UNISIST. Princípios de indexação. UNESCO,1981.