O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO CIDADÃ Autores: - Ildisnei Medeiros da Silva (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) (Graduando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Advertisements

Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COORDENADORA: Ana Maria de Oliveira Paz SUPERVISORAS: Genúbia Cristiane Barbosa da Silva; Maria Aparecida Tiago de Melo; Maria Lúcia Pereira de Almeida.
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
PROJETO DE LEITURA – O MUNDO CABE EM UM LIVRO X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Matemática Ellen Garcia de França e Michael Custodio,
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Diagnóstico da Escola Municipal Prefeito Mário Eugênio Lira Bolsistas: André Luiz; Ana Kívia Souza; Fernanda Dayane; Gisalmir Nascimento; Jéssica Iohanna;
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
ESPAÇO E FORMA.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Autores: Ildisnei Medeiros Orientador: Prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo Stéfano Alves Suame Medeiros Supervisor: Felipe Fagundes PIBID-TEATRO /
Prof. Dr° Vagner Custódio
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO CIDADÃ Autores: - Ildisnei Medeiros da Silva (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) (Graduando do Curso de Licenciatura em História – UNP) - Suame Christine Fonseca de Medeiros (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) - Felipe Cabral de Araújo Fagundes – co-autor (Graduado do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas- UFRN) Orientador: - José Sávio Oliveira de Araújo (Prof. Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) INTRODUÇÃO A ideia da pesquisa que pretende ser apresentada e discutida surgiu da intenção de fazer um estudo da realidade escolar da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro – objeto de estudo e trabalho do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN – financiado pela CAPES –, localizada na Zona Norte da Cidade do Natal, no Rio Grande do Norte. A partir do estudo da realidade feito na escola, visando perceber o cotidiano da escola, seus alunos, professores, e demais agentes, a relação entre eles, a relação escola-comunidade e os projetos que a escola desenvolve, surgiram inquietações quanto ao real papel da Biblioteca Escolar e como está o uso deste ambiente na atualidade, sendo este o foco pesquisado. Percebendo o uso deficiente e a falta de desejo dos alunos em visitar as bibliotecas de suas escolas, neste projeto pretendemos evidenciar algumas razões pelas quais isso pode estar acontecendo, e como isso pode ser solucionado, pensando em uma ação pedagógica conjunta entre professores, bibliotecários e gestão escolar, tendo como base o Manifesto da UNESCO sobre a biblioteca escolar. Além, é claro, de pensar e evidenciar o papel desse ambiente socializante na formação de cidadãos, percebendo a importância da informação e da leitura, e da relação direta com o ensino intencional – partindo da compreensão de que a educação é socialmente determinada –, na sociedade atual. OBJETIVO Perceber a Biblioteca Escolar como um centro ativo de aprendizagem, que atua diretamente na formação do poder reflexivo e crítico dos sujeitos. METODOLOGIA O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e cânone, na relação teoria-prática-teoria, visando entender o papel da biblioteca escolar na formação de sentidos dos agentes escolares. Utilizamos com fonte de dados documentos oficiais, referências bibliográficas, observações e análises da oralidade dos sujeitos. REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNDE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Secretaria de Educação Básica, Coordenação Geral de Materiais Didáticos. Brasília: Ministério da Educação, CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; OLIVEIRA, Karina Costa de; BOURSHEID, Laura da Rosa; SILVA, Lucélia Naside da; OLIVEIRA, Salete de. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. vol.7, n.1, HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Glesy Regina Bories. Biblioteca Escolar e a Leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. vol.8/9, 2003/2004. JUSTINO, Luciano Barbosa; JOACHIM, Sébastian. Representações inter/intraculturais: (literatura / arte e outros domínios). Recife, Livro Rápido, UNESCO. Manifesto da UNESCO para Biblioteca Escolar Disponível em: > Acesso em: 9 de outubro de Natal-RN

O TEATRO E SUA ESSÊNCIA PEDAGÓGICA: DO MUNDO ANTIGO AO CONTEMPORÂNEO Autores: - Ildisnei Medeiros da Silva (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) (Graduando do Curso de Licenciatura em História – UNP) - Maycon Dayve de Souza Paulino (Graduando do Curso de Licenciatura em História – UNP) Orientador: - Mariano de Azevedo Júnior (Prof. Mestre e Coordenador do Curso de Licenciatura em História – UNP) INTRODUÇÃO O Teatro na Antiguidade foi amplamente utilizado pelos gregos com um cunho pedagógico, para educar através das representações teatrais, tudo pelo bem da pólis. A partir dessa ideia utilizamos o mesmo princípio em sala de aula, no ensino de História, de modo a perceber como se dava esse processo e como seria aceito pelos alunos, na atualidade, o uso do teatro em sala, numa disciplina conhecida por ser teórica. Transformando o professor em diretor- pedagogo, a utilização da Pedagogia Teatral se deu através da adaptação de alguns Jogos Teatrais Spolianos, relacionados ao sistema de improvisação desenvolvido por Stanislavski. Ao fazer uso dessa metodologia no campo de estágio percebeu-se que essa ferramenta pedagógica, pouco utilizada, faz os alunos refletirem numa perspectiva mais enfática sobre as sociedades, suas espacialidades e temporalidades, podendo ser comparada a catarse sofrida pelos gregos ao assistirem como púbico ativo às peças teatrais na Antiguidade. OBJETIVOS Objetivo Geral - Eficiência do uso das Técnicas de Jogo e Cena na construção do conhecimento histórico. Particularmente identificaremos mecanismos através do Teatro Pedagógico e dos Jogos Teatrais. Objetivos Específicos – Identificar os conceitos que apresentam a essência pedagógica do Teatro Grego na Poética de Aristóteles e em algumas dramaturgias do século V a.C. – Analisar a eficiência da Pedagogia Teatral e o papel do diretor-pedagogo no ensino, particularmente neste caso, no Ensino de História. METODOLOGIA O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e cânone, na relação teoria-prática-teoria, tendo como área de atuação as escolas onde são realizados os estágios supervisionados do curso.. NIKITIUK, Sônia L. (org.) Repensando o Ensino de História. São Paulo – SP: Editora Cortez, SÓFOCLES. A Trilogia Tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. 15 ed. Rio de Janeiro – RJ: Editora Zahar, SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo – SP: Editora Perspectiva, SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo – SP: Editora Perspectiva, Natal-RN REFERÊNCIAS ARISTÓTELES. Poética. [tradução Eudoro de Souza). São Paulo – SP: Editora Ars Poetica, BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad.: Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo - SP: Perspectiva, BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico em sala de aula. São Paulo - SP: Editora Contexto, ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movimento. Revista O Percevejo Online, vol. 1, nº 2, 2009.