Audiência Pública - Senado Federal Registro e licenciamento anual de máquinas agrícolas Paulo César Dias Júnior Ramo Agropecuário do Sistema OCB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO
Advertisements

IPVA – locação, arrendamento mercantil e alienação fiduciária
SISTEMA DE PLACAS IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS
O Papel do DETRAN nos serviços de Mototaxi e Motofrete
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
DIREITO DOS TRANSPORTES AULA 6
I. Recurso Ordin á rio In í cio do Curso / Descri ç ão 1.1. – Conceito Os recursos ordin á rios são os recursos cab í veis para impugnar decisões havidas.
CAPÍTULO IX DOS VEÍCULOS Seção I Disposições Gerais
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
2 A relevância da atuação do Leiloeiro Oficial em nossa sociedade.
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Ciclo de Palestras e Debates para discutir a Medida Provisória (MPV) nº 673/2015, no âmbito da Comissão.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem somos Criada em 1990, a Fundação Abrinq – Save the Children é uma organização sem fins lucrativos, que.
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
XIII SEMINÁRIO BRASILEIRO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA Brasília
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão Técnica de Seguros de Transportes São Paulo
SIG – Sistema de Informação Geográfica Diogo de Santana Candido Enio Ribeiro Salles Pedro Henrique Davi Pires Machado Sistema de Informações Geográficas.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Projeto de Lei nº 57 de 2013 – Alteração do Código de Transito Leonardo de Oliveira Machado AssessorTécnico.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
DENATRAN DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO Ministério das Cidades.
REFORMA ELEITORAL Dr. WESLEY RICARDO N CHAVES site:
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Denatran Ministério Das Cidades CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Esclarecimentos da Cobrança de Taxa de Registro de Contratos de Alienação.
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
Câmara dos Deputados Audiência Pública Comissão de Viação e Transportes (CVT) Requerimento nº 171: Novo Marco Regulatório do Setor Ferroviário.
RESOLUCAO 297 Estabelece o relatório de AVARIAS para a classificação dos danos decorrentes de acidentes e os procedimentos para a regularização ou baixa.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
Audiência Pública – Comissão Especial Francesco Giannetti Diretor Jurídico São Paulo, 02 de setembro de 2001 Medida Provisória 651 – 2013 Tributação Setor.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – CVT/CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília/DF – 12/ 11/ 2014 Panorama Nacional e Ações Institucionais no Combate aos Delitos de Carga.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 7 – Articulação, Teoria e Prática - Contestação Profª. Andréa Cleto.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
EXPOSITOR FABIANO CONTARATO DELEGADO DE POLÍCIA, PROFESSOR DE DIREITO E DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO (DETRAN-ES)
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados São Paulo
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES. MEDIDA PROVISÓRIA
BELÉM, 31 DE MARÇO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
Acidentes de Trabalho Profª. Michele Barboza.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
2/6/2016 Regime de Trabalho 1 Regimes de Trabalho e Afastamento Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini Comissão Permanente de Avaliação UNESP2009.
Audiência Pública - Senado Federal Registro e licenciamento anual de máquinas agrícolas Paulo César Dias Júnior Ramo Agropecuário do Sistema OCB.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
Comércio Exterior e Negociação Internacional IMPORTAÇÃO.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
S ISTEMA N ACIONAL DE T RÂNSITO. Conceito O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do DF e dos Municípios.
1 Henrique de Campos Meirelles Novembro 2004 Políticas de Crédito no Brasil.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 5 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
LEI /2015 “ASPECTOS JURÍDICOS DA APLICAÇÃO DOS EXAMES TOXICOLÓGICOS NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE” SINDISAN 13/04/16.
Escrituração Escolar.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública - Senado Federal Registro e licenciamento anual de máquinas agrícolas Paulo César Dias Júnior Ramo Agropecuário do Sistema OCB

Origem Segundo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) - Lei n° 9.503/1997, (art. 96) os veículos se classificam em: I - quanto a tração: a. automotor, b. elétrico,... II - quanto a espécie: a. de passageiros, b. de carga, c. misto, d. de competição, e. de tração,... 1.caminhão-trator 2.trator de rodas 3.trator de esteiras 4.trator misto Trator: veículo automotor construído para realizar trabalho agrícola de construção e pavimentação e tracionar outros veículos e equipamentos. (Anexo I do CTB)

Objeto da discussão PLC 57/2013 (Dep. Alceu Moreira) - Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para desobrigar as máquinas agrícolas do registro e licenciamento anual. CAPÍTULO IX DOS VEÍCULOS Seção III Da Identificação do Veículo Art O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN. § 4º Os aparelhos automotores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos (agrícolas e) de construção ou de pavimentação são sujeitos, desde que lhes seja facultado transitar nas vias, ao registro e licenciamento da repartição competente, devendo receber numeração especial. § 5º O disposto neste artigo não se aplica aos veículos de uso bélico e aos veículos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas.

Objeto da discussão CAPÍTULO XII DO LICENCIAMENTO Art Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo. § 1º O disposto neste artigo não se aplica a veículo de uso bélico e aos veículos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas. § 2º No caso de transferência de residência ou domicílio, é válido, durante o exercício, o licenciamento de origem. CAPÍTULO XI DO REGISTRO DE VEÍCULOS Art Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei. § 2º O disposto neste artigo não se aplica ao veículo de uso bélico e aos veículos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas. RENAVAM - Sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores: Banco de dados do veículo. LICENCIAMENTO - Procedimento anual, relativo as obrigações do proprietário do veículo.

Objeto da discussão Resolução n° alterada pela Res. n° Estabelece critérios para o registro de tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas e de construção, de pavimentação ou guindastes no Sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), com início a partir de 1° de junho de 2013, aplicados aos veículos fabricados a partir de 1° de janeiro de (Em audiência de 29 de maio de 2013), segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as resoluções não criam obrigatoriedade de registro e licenciamento de trator, ou qualquer máquina agrícola ou de construção, quando não transitarem em via pública. Com a exigência de registro, automaticamente se exige Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emplacamento e o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) - implicam em custos...

Considerações 1.Conceito “trator” define o objeto e a sua finalidade Máquina agrícola construída para realizar trabalho agrícola. É comum no próprio painel do trator a inexistência da figura do odômetro (distância percorrida) e sim do horímetro (horas trabalhadas). 2.Custos para registro e licenciamento De janeiro à setembro deste ano, mil unidades foram vendidas em todo o país tratores (Fonte: Anfavea) 3. Máquinas agrícolas transitam em vias para execução de tarefas em outras propriedades, em curtas distâncias Reflexos diretos para os produtores rurais, em especial os pequenos e médios produtores. 4.A partir do registro no Renavam, existirá a possibilidade de outros custos Emplacamento (ao veículo facultado a transitar em vias públicas)... Cobrança de IPVA (1 a 5% do valor do veículo)... Transferência... Inspeção veicular...

Conclusão 1.Suspensão das Resoluções 429 e 434, enquanto da tramitação do PLC 57, de 2013 de autoria do Dep. Alceu Moreira.

Obrigado! (61)