TERCEIRO PAINEL IMPACTOS DA ESCASSEZ DE MOTORISTAS NOS CUSTOS.

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Transcrição da apresentação:

TERCEIRO PAINEL IMPACTOS DA ESCASSEZ DE MOTORISTAS NOS CUSTOS

Escassez da mão de obra

No ano passado, o TRC empregou 2,6 milhões de trabalhadores. Isso equivale a 20,5% da força de trabalho empregada no setor de serviços privados não financeiros. Escassez da mão de obra

Pesquisa CNT revela no setor rodoviário: 71,5% citam escassez de mão de obra como problema do setor; 19,4% destacam a falta de experiência; 17,9% citam o alto custo da mão de obra como barreira à contratação; 13,9% dizem que faltam cursos de treinamento; 16,7% reclamam dos elevados encargos sociais Escassez da mão de obra

O que pode limitar o crescimento da sua empresa em 2014? Escassez da mão de obra

Pesquisa NTC com 143 empresas revela Salário médio, incluindo vale refeição, Plano de Saúde e Seguro do Vida: Motoristas urbanos: R$ 2.213,79 Motoristas rodoviários: R$ 3.010,71 Principal motivo da falta de motoristas: a severidade e as dificuldades da profissão. Déficit médio de motoristas nas empresas: 12,1%

Escassez da mão de obra Pesquisa da ANTT revela que as empresas operaram: Total de veículos Reboques Semirreboques Veículos automotores Falta de motoristas: 12,1% de = Aproximadamente 82 mil motoristas

Projeto Primeira Habilitação para o Transporte, da CNT, vai financiar a formação como motoristas de 50 mil jovens de baixa renda entre 18 e 25 anos (CNH B). Posteriormente estes jovens frequentarão o curso de trainee, para obter carta profissional D ou E. Tentativas de solução

Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) está recrutando motoristas da Colômbia. Muitos dutos de petróleo foram instalados na Colômbia e o produto deixou de ser transportado por caminhões, deixando a mão de obra disponível. Um instrutor colombiano veio fazer um curso de reciclagem de motoristas e, quando ele voltou ao país de origem, divulgou a oportunidade entre os colegas Tentativas de solução

Limitou a jornada de trabalho dos motoristas empregados a 10 horas diárias. Isso agravou a falta de motoristas. Antes da Lei, vigorava o inciso I do artigo 62, da CLT. Um motorista trabalhando 24 dias por mês, poderia trabalhar, por exemplo, 360 horas (15 horas por dia). Depois da lei, esta jornada fica limitada a 240 horas. Resultado: Redução de 33,3% no número de viagens e aumento dos custos fixos por viagem. Lei /2012

. Impactos nos custos DistânciasM. curtasMédiasLongas C. Fracionadas9,5114,0814,01 Lotação30,6227,0926,35 Contêineres27,2820,2016,66 Internacional40,6536,7229,32 Farmacêuticos24,3123,5121,72 Fonte: DECOPE/NTC

Salários estão subindo acima da inflação Admita-se que os salários reais dos motoristas subam 30% a longo prazo que os demais custos reais permaneçam constantes. Toma-se como base uma combinação de um cavalo mecânico de dois eixos tracionando carreta de 3 eixos. Custo fixo mensal: R$ ,00 Salário do motorista e encargos: R$ 6.000,00 Custo variável/km: R$ 1,53 Impactos salariais

Situação Antes Depois Custo Fixo (R$/mês)14.900, ,00 Motorista e encargos (R$/mês) 6.000, ,00 Custo variável (R$/km) 1,53

Impactos salariais Custos atuais Km/mês C. Fixo mensal (R$) C. Variável (R$/km)1,53 C. Variável/mês (R$) Custo total/mês (R$)

Impactos salariais Custos futuros Km/mês C. Fixo mensal (R$) C. Variável (R$/km)1,53 C. Variável/mês (R$) Custo total/mês (R$)

Impactos salariais Aumentos de custos Km/mês C. Total atual (R$/mês) C. Total futuro (R$/mês) Aumento de custos (%)10,07,55,4