ELETRO FORMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II. INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Empresa nacional que atende aos segmentos de telecomunicações, energia e informática;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Advertisements

Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 4.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Estrutura Organizacional
Estrutura e comportamento organizacional Trabalho realizado por: Anabela Magalhães n º 2 Carminda Ribeiro nº3 Elvira Rodrigues nº6 Juelma Ambr ó sio n.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Gestão de pessoas Evolução, forma e processos Prof. Adm. Leandro Somma.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Avaliação de desempenho
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Psicologia aplicada ao trabalho
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Comportamento Organizacional
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Padronização e Melhoria
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

ELETRO FORMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II

INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Empresa nacional que atende aos segmentos de telecomunicações, energia e informática; Sua matriz situa-se no Rio de Janeiro, tem uma extensão da empresa nas dependências da IBM em Hortolândia, e conta com uma unidade em São Paulo; Aqui ela atua no centro de reparos de placas, modems, máquinas, peças e partes em parceria com a IBM. A empresa possui 110 funcionários no Rio de Janeiro, 215 em São Paulo e 15 funcionários na unidade de Hortolândia; Tem como principais concorrentes: Solectron, Compuspar e Lenovo.

INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Na unidade Hortolândia não há um organograma definido, pois apenas possui um gerente, um supervisor e os colaboradores. Objetivo de Curto Prazo é um total comprometimento com a satisfação do cliente. Objetivo de Longo Prazo é ser um fornecedor estratégico para todos os clientes.

OBJETIVO GERAL O objetivo geral é propor um plano de melhorias se baseando nos conceitos do comportamento organizacional de Stephen P. Robbins na Eletro Forma de modo a melhorar a qualidade de vida no trabalho e conseqüentemente a produtividade.

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO Informações coletadas: A organização é constituída por um grupo formal de comando de 15 (quinze) pessoas, onde cada integrante cumpre individualmente uma das fases da prestação de serviço para empresa IBM. A empresa não disponibiliza nenhum tipo liberdade como sugestões de melhoria por parte dos funcionários. Há grau de familiaridade entre o supervisor e um dos funcionário da organização. Os serviços prestados são constituídos através de tarefas individuais. Não existe coerência na separação da vida profissional com a pessoal do supervisor-chefe, porém, o mesmo concede aos seus subordinados agirem da mesma forma. A empresa cria condições que encorajam e sustentam as normas desviantes que auxíliam as tendências anti-sociais por parte dos membros do grupo.

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO Melhorias propostas: Formar um novo grupo; Diminuir o tamanho do grupo, pois está afetando a quantidade de recursos disponíveis para realizar as tarefas. Para evolução do grupo é necessário desenvolver os estágios de desenvolvimento do grupo, que caracteriza-se por um processo que tem cinco etapas: formação, tormento, normalização, desempenho e interrupção. Quando surgir algum problema, ele será apresentado da seguinte forma: As pessoas se reúnem como um grupo,mas, antes de iniciar a discução, cada membro coloca, por escrito, suas idéias sobre o problema. Cada participante apresenta uma idéia ao grupo até que todas tenham sido apresentadas e registradas. O grupo discute as idéias para esclarecê-las e avalia cada uma. Em silêncio, cada participante separa e classifica as idéias apresentadas. A idéia que receber a melhor pontuação determinará a decisão final.

COMPREENDENDO AS EQUIPES DE TRABALHO Informações coletadas: É realizado uma video conferência (Equipes Virtuais) com a área administrativa, supervisor e gerente junto à matriz no Rio de Janeiro. Dificilmente existem reuniões com chefia e produção. Cada funcionário exerce sua função e se ele terminar seu serviço com antecedência ele não auxília o seu colega de trabalho.

COMPREENDENDO AS EQUIPES DE TRABALHO Melhoria proposta: A formação de uma equipe poderá trazer parte do sentido da instituição, reiterando os pontos positivos do trabalho em equipe, como: Melhor desempenho; Benefícios para os funcionários; Redução de custos. Nos baseamos na teoria de criação de equipes eficazes que, normalmente, engloba medidas objetivas da produtividade da equipe, avaliação dos executivos em relação ao desempenho da equipe e medidas agregadas da satisfação dos seus membros.

COMUNICAÇÃO Informações coletadas: As informações são documentadas através de e- mails, memorandos, transmissões de fax e jornais internos com objetivo de transmitir as informações de forma clara e objetiva. Empresa apenas utiliza a comunicação escrita. Melhoria proposta: A empresa utiliza um único tipo de comunicação, como ponto de melhoria ela terá que implementar as demais formas de comunicação interpessoal.

ABORDAGENS BÁSICAS SOBRE LIDERANÇA Informações coletadas: A liderança não é aplicada de forma correta, pois o líder é incapaz de executar suas tarefas de forma eficaz, porém, existe um backup que executa as tarefas do líder quando esse se ausenta, realizando as atividades com sucesso e qualidade; Os integrantes da equipe criticam a disciplina do líder e colocam como sugestão uma atenção e participação maior do líder na elaboração e execução das atividades.

ABORDAGENS BÁSICAS SOBRE LIDERANÇA Como proposta de melhoria utilizaremos o modelo de Vroom e Arthur Jago com o intuito de aumentar o volume de participação do líder aplicando algumas das variáveis contingenciais do modelo de participação e liderança, como: A importância da decisão; A importância da obtenção do comprometimento do subordinado à decisão. Se os subordinados têm informações suficientes para tomar boas decisões.

QUESTÕES COMTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA Informações coletadas: A confiança encontrada na relação da equipe é satisfatória, porém não há uma boa relação de confiança entre a equipe com o supervisor. O indivíduo que está na liderança da empresa Eletro-Forma possui as habilidades e os conhecimentos técnicos que um supervisor necessita para administrar uma organização. Porém esse indivíduo deixa a desejar no relacionamento interpessoal com a equipe. A falta de confiança surge devido a rede de rumores provocada pelo mesmo.

QUESTÕES COMTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA Melhorias propostas: O supervisor tem que trabalhar a sua influencia para com os seus subordinados; Caso não fosse encontrado êxito nessa proposta, a única saída para que seja realizada a melhoria nessa situação será a substituição desse supervisor com o uso de uma seleção rígida e um treinamento direcionado ao preenchimento eficaz do cargo.

PODER E POLÍTICA Informações coletadas: O poder é relacionado referente ao cargo em que o individuo ocupa na organização, ou seja, o gerente detém o poder de influenciar e coagir, sendo que os cargos inferiores não o têm. As atividades de produção são efetuadas de forma individual sendo que cada individuo não compartilha os conhecimentos referente a execução das tarefas que lhe são empregadas. A única política que a empresa possui, é utilizar o uniforme. Melhoria proposta: Obter submissão com distribuição de recompensas.

CONCLUSÃO A proposta é a implantação de um programa que visará reduzir as exigências de trabalho individual, visando a formação de uma equipe dentro da organização. A aplicação poderá ser feita por um próprio funcionário (supervisor) que receberá treinamento para orientar as atividades e permitir que todos o façam de maneira benéfica e correta.

BOA NOITE INGRID DOS SANTOS LEONARDO CAMARGO THAIS CARDOSO