Implementação de análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios regional. Engenharia Química Cláudia Destro dos Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
Advertisements

CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental Pavimentação/Reconstrução da Rodovia BR-319 Senado Federal, 06 de dezembro de 2013.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Introdução a Pesquisa Científica
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA Wolley W. Silva.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Planejamento Governamental MONITORAMENTO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Projeto de Indústria Biotecnológica I Professor: Ênio Nazaré
Workshop controle de documentos Ivanete Presot Márcia Siqueira.
Implantação do Núcleo de Esterilização do CPqRR. Objetivo O Núcleo de esterilização do CPqRR tem como objetivo fornecer materiais livres de contaminação.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Sistema para agendamento e controle de pacientes para a Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) da Unisul Ciências Exatas e da Terra Johannes S Silveira Ferreira.
Legislação sanitária.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
REQUISITOS TÉCNICOS ? ? ? PESSOAS AMBIENTE E INSTALAÇÕES PROCEDIMENTOS EQUIPAMENTOS INSUMOS AMOSTRAS RASTREABILIDADE.
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Oficina Reações Químicas
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Implementação de análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios regional. Engenharia Química Cláudia Destro dos Santos (IC) Alessandro de Oliveira Limas (PQ) PUIC - Programa Unisul de Iniciação científica Grupo de pesquisa em Engenharia de Processos Curso de Engenharia química(EQM), Campus Tubarão Introdução A produção de alimentos necessita de segurança na produção não apenas para reduzir os desperdícios, mas principalmente para garantia a qualidade dos alimentos. A implementação de análises microbiológica possibilitam um monitoramento de qualidade nas indústrias de alimentos. Os laboratórios existentes não são suficientes para atender todas as regiões, tendo a necessidade do surgimento de novos laboratórios para que possa ser atendida esta necessidade. As alimentos perecíveis, como o leite, necessitam de monitoramento do ponto de origem até o ponto de venda, visando especialmente os parâmetros microbiológicos indicadores de problemas de industrialização, conservação e armazenamento. Para o leite, os parâmetros microbiológicos estabelecidos pela Resolução nº 12, de 02 de Janeiro de 2001 do Ministério da Saúde são: Coliformes a 45 o C/g e Salmonella sp/25g. (BRASIL, Ministério da Saúde, 2001). O parâmetro microbiológico analisado foi Salmonella sp/25g, de acordo com os procedimentos realizados pelos técnicos do Laboratório de Microbiologia da UNISUL, situado no Bloco C. Objetivos  Implementar análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios, envolvendo inicialmente produto perecível como o leite (produto regional);  Identificar os parâmetros microbiológicos exigidos pela legislação brasileira e que atenda a necessidade do setor alimentício no âmbito regional;  Pesquisar as técnicas de análises microbiológicas reconhecidas pelos órgãos competentes;  Listar os equipamentos e instrumentos necessários para essas análises;  Estudar as técnicas de preparo de meio de cultura, segundo das técnicas identificadas;  Elaborar modelos de laudos e relatórios técnicos, referente aos resultados obtidos. Metodologia 1 Elaboração de Manual de Análises Utilizando a pesquisa bibliográfica das técnicas envolvidas no preparo de todos os materiais de laboratório utilizados nas análises para leite que constam na legislação elaborou- se um manual de análises microbiológicas envolvendo as técnicas de Coliformes totais e fecais e Salmonella sp para análises em leite. 2. Levantamento preliminar de investimentos para a implementação das análises. Levantaram-se as principais empresas fornecedoras que já fornecem materiais a UNISUL através do almoxarifado do Bloco C, localizado na UNISUL. Foi contatado, via e- mail, com estas empresas solicitando cotações dos materiais listados. 3. Análises microbiológicas do leite bovino Foi utilizado o Laboratório de Microbiologia do Bloco C da UNISUL. Foram utilizados vidrarias básicas, equipamentos e também demais insumos básicos. Quanto a execução das análises do leite beneficiado, a parte experimental foii realizada, baseando-se numa metodologia adotada nas aulas práticas de microbiologia, sendo realizada a identificação qualitativa de Salmonell sp. em leite. Foram analisadas três amostras, sendo uma de leite in natura, uma de leite Integral pasteurizado Tipo C e uma de leite UHT Integral em embalagem Tetra Pak. Para a análise dos resultados, as determinações foram feitas em triplicatas. Primeiramente prepararam-se as placas de petri com o Ágar MacConkey e Ágar SS (Salmonella Shigella) e o caldo selenito, todos conforme a descrição contida no rótulo. Utilizou-se 1 mL de cada amostra de leite e adicionou-se 9 mL do caldo Selenito em um tubo de ensaio já autoclavado, colocou-se os tubos em uma estufa a 35ºC durante 24h. Após este tempo, com auxilio de alças de níquel-cobre e bico de Bunsen, repicou-se a amostra com o caldo Selenito nas placas de Petri anteriormente preparadas. Depois do repique, as placas foram levadas a estufa a 35ºC durante 24h. Em seguida ao tempo na estufas, as amostras foram observadas se houveram ou não o desenvolvimento de colônias. Resultados. Tabela 1 – Amostras de Leite Bovino e seus respectivos resultados da presença ou ausência de Samonella sp. Figura 1. Leite In Natura em Ágar SS (Salmonella Shigella). As placas analisadas demonstradas na tabela acima, indicaram a presença de Salmonella sp nas 3 amostras de Leite. De acordo com a Resolução RDC nº 12, de 2 de Janeiro de 2001, as três amostras foram consideradas IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO HUMANO por apresentar em, no mínimo, uma amostra a presença do microorganismo patogênico Samonella sp Conclusões A elaboração do Manual de Análises Microbiológicas do Leite Bovino foi concluída, seguindo os requisitos exigidos pela legislação vigente. O levantamento preliminar de investimentos para a implementação das análises microbiológicas do leite foi baseado na relação de materiais, reagentes e equipamentos necessários descritos, de acordo com a Instrução Normativa nº 62/ 2003 (MAPA). As três amostras (leite in natura, leite tipo C e leite UHT, respectivamente) foram consideradas IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO HUMANO por apresentar em, no mínimo, uma amostra a presença do microorganismo patogênico Samonella sp. (RDC 12/2001). O Manual desenvolvido, possibilitou descrever todos os procedimentos necessários para um perfeito funcionamento de um laboratório de microbiologia para análises de alimentos, com ênfase em leite, estando de acordo com a legislação brasileira. Desta forma, possibilita o laboratório de microbiologia a ser implantado a estar apropriado ao reconhecimento pelos órgãos competentes. Bibliografia BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 51, de 18 de Setembro de Disponível em consulta/consultarLegislacao.do?operacao=visualizar&id=8932 Acesso em 28/08/ consulta/consultarLegislacao.do?operacao=visualizar&id=8932 BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº12, de 02 de Janeiro de Disponível em: Acesso em 12/12/ FRANCO, Bernadette Dora Gombossy de Melo; LANDGRAF, Mariza. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, CHAVES, José Benício Paes. Noções de microbiologia e conservação de alimentos. Viçosa: UFV, SILVA, Neusely; SILVEIRA, Neliane Ferraz de Arruda. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Varela, Apoio Financeiro: Unisul Amostras de Leite BovinoSalmonella sp/25g Leite in natura Amostra 1Presença Leite in natura Amostra 2Presença Leite in natura Amostra 3Presença Leite integral pasteurizado Tipo C Amostra 1Presença Leite integral pasteurizado Tipo C Amostra 2Presença Leite integral pasteurizado Tipo C Amostra 3Presença Leite UHT integral em embalagem Tetra Pak Amostra 1Ausência Leite UHT integral em embalagem Tetra Pak Amostra 2Ausência Leite UHT integral em embalagem Tetra Pak Amostra 3Presença