Protege o menor! Passados quase 18 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nove em cada dez municípios têm o seu conselho tutelar,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Advertisements

Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Voto e cidadania.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Cícero paulino dos santos costa
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES
“Os Incríveis”.
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG

By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
FÁBIO ALVES DOS SANTOS GRADUADO EM MATEMÁTICA – UNIVAG
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
CONSELHO TUTELAR – SISTEMA
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
O Código Eleitoral e o TSE
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Direito à educação infantil de qualidade é tema da SAM 2012
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Estatuto da Criança e do Adolescente
Planejamento Urbano e Plano Diretor
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Maioridade Penal Notas Históricas. A História e o tempo: interação dos tempos. A história do abandono, como contar?. O tempo da escravidão. Sistema de.
Centro de Referência de Assistência Social
Dia do Conselho tutelar 18 de novembro
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Lei Federal n° , de 02 de agosto de 2010
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
1 Violência contra crianças e adolescentes no Rio de Janeiro Desembargador Siro Darlan Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Políticas de Saúde Criança e Adolescente Conselho Tutelar profª Magda Levantezi Art A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito.
Transcrição da apresentação:

Protege o menor!

Passados quase 18 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nove em cada dez municípios têm o seu conselho tutelar, cujo objetivo é zelar pelo cumprimento dos direitos dos menores. É o que mostra a pesquisa nacional Conhecendo a Realidade.

Algumas das atribuições dos CTs

O ECA determina que cada um dos municípios brasileiros tenha pelo menos um conselho tutelar, composto por cinco membros escolhidos pela comunidade local para um mandato de três anos. Isso ainda não foi cumprido, mas o estudo revela que tem havido um crescimento e quase 90% dos municípios brasileiros têm conselhos tutelares e dos direitos - presentes também em todos os estados.

Violência de menor contra menor!

Os conselhos tutelares diferem dos conselhos estaduais e municipais de direitos em sua composição e função. Nos estaduais e municipais, os integrantes não são eleitos, trabalham voluntariamente. São representantes da sociedade civil e do poder público, de maneira paritária. São responsáveis por indicar, organizar e participar junto com o poder público da definição das áreas prioritárias para investimento. Já os membros dos conselhos tutelares, que são eleitos, recebem remuneração para exercer suas funções e atuam diretamente junto à população, acolhendo e encaminhando denúncias.

Violência na Espanha contra menor estrangeira

Em relação aos estados, apenas seis (São Paulo, Alagoas, Espírito Santo, Roraima, Santa Catarina e Sergipe) possuem 100% de cobertura em seus municípios, tanto de conselhos de direitos quanto tutelares.

“A política da criança e do adolescente naquele município [que não possui conselho] está tendo uma perda irreparável. Tanto o conselho tutelar, que está na ponta recebendo as denúncias de violação, não cumpre seu papel, não existe, quanto o conselho municipal não está zelando para que essa política seja implementada”, avalia a coordenadora do Programa de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Mariza Tardelli.

Executada pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP), a pesquisa ouviu 96% dos conselhos estaduais (25), 71% dos tutelares (3.476) e 49% dos municipais (2.474). Foi encomendada no ano passado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Menor sendo usado para cometer crimes?

Este menor pode!

Diminuir a idade penal resolve o problema brasileiro? “O resultado imediato seria lotar ainda mais as nossas cadeias.Soluções desse tipo são mais um exemplo de tentativa de resolver problemas sociais, como o tráfico de drogas e a pobreza, com direito penal, que é por definição reservado à última alternativa.Quando não há realmente mais nada a fazer, usamos o direito penal.Entretanto, aqui no Brasil temos o costume infeliz de achar que podemos mudar a realidade por meio de leis, e não regulamentar essa mesma realidade com elas.”

Menores x Crimes

Responsabilidade Penal em alguns países:  Escócia - 8 anos  Inglaterra - 10 anos  França - 13 anos  Itália -14 anos  Japão - 14 anos.

Deve o menor ser penalizado?

Proposta libera maior de 16 a dirigir carros Começa a tramitar no Senado proposição destinada a assegurar a jovens a partir de 16 anos permissão especial para dirigir automóveis. Para assumir a condução dos veículos, no entanto, o menor deverá sempre estar acompanhado de um dos pais ou de seu responsável legal, e estes devem necessariamente possuir habilitação para dirigir há pelo menos três anos. De autoria do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), o projeto, inicialmente, será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Como previsto hoje no Código de Trânsito Brasileiro (Lei n° 9.503/97), os candidatos a conduzir veículo automotor precisam preencher a condição de imputabilidade penal, ou seja, a de poderem ser condenados criminalmente, o que acontece apenas após os 18 anos. Porém, o autor da matéria argumenta que o amadurecimento pessoal ocorre de forma cada vez mais precoce, de maneira que muitos direitos vêm sendo conquistados e estendidos aos adolescentes a partir de 16 anos de idade.

“Exatamente aquele contingente de indivíduos dos quais, até bem pouco tempo, dizia-se não terem maturidade suficiente para votar”, comenta o autor, no texto. Para o senador, a freqüente associação de acidentes de trânsito à presença de menor no volante não desqualifica a proposta. Na sua avaliação, mesmo nessas circunstâncias, não se pode concluir pela incapacidade dos jovens para a função. Segundo ele, o que esses acidentes revelam é a ausência de treinamento adequado.

Nem adultos estão livres de acidentes

Já tramita no Senado proposta com objetivo semelhante, de autoria do senador Valmir Amaral (PTB-DF). A matéria foi rejeitada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), de acordo com o parecer do relator, senador Edison Lobão (PFL-MA). Agora o texto está pronto para ir à pauta de votação da CCJ, onde também conta com parecer pela rejeição.(DCI – 16.fev.2006)

Dirigir não é uma brincadeira!

Pode ser o que os pássaros fazem!