TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
AVALIAÇÃO: DA REFLEXÃO À AÇÃO
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
O ESDE COM QUALIDADE.
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Pedagogia da pesquisa-ação
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
1ª JORNADA PEDAGÓGICA NRE TOO - ESCOLAS
Educação no contexto do Trabalho
PORTFÓLIO.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Construindo o futuro do seu filho!
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Atividade complementar
SITUAÇÕES.
OFICINA PEDAGÓGICA TEMA: AVALIAÇÃO
• Manejo – Formação – Professor.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Plano de Ensino Plano de aula
1ª Formação de Professores Coordenadores
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Saberes docentes.
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Ao ouvirmos falar de avaliação o que nos vem a mente? Por que realizar avaliações nas turmas em que atuamos ? Qual o seu propósito? O que deve ser avaliado? O que podemos ensinar aos nossos alunos? O que esses sujeitos devem aprender? A avaliação serve à aprendizagem ou a aprendizagem serve à avaliação?

Para Hadji (2001), a passagem de uma avaliação normativa para a formativa, implica necessariamente uma modificação das práticas do professor em compreender que o aluno é, não só o ponto de partida, mas também o de chegada. Seu progresso só pode ser percebido quando comparado com ele mesmo: Como estava? Como está? As ações desenvolvidas entre as duas questões compõem a avaliação formativa.

TIPOS DE AVALIAÇÕES Diagnóstica - Aponta os avanços e dificuldades, permitindo realizar intervenções com o intuito de reorientar as ações pedagógicas. Processual - Ocorre durante as práticas pedagógicas do cotidiano, nos momentos em que as situações de ensino/aprendizagem exigirem. Cumulativa - As competências e habilidades, atitudes e procedimentos estruturados e incentivados no processo se ampliam.

Formativa - Permite acompanhar o processo de construção do conhecimento. Como também, do saber-fazer, saber-conviver e saber-ser. Participativa/ Emancipatória - Cumpre a finalidade de despertar nos educandos sua emancipação e autonomia.

Qual a função da avaliação?

Seletividade PARA REFLETIR... A avaliação precisa ser um processo. Ao avaliarmos um aluno, nós também estamos nos avaliando. Ela não pode ser seletiva, excludente, onde eu separo os melhores. Será que a forma que eu estou avaliando meu aluno é a forma que eu estou trabalhando na sala de aula? Seletividade

O caminho para a qualidade Um recente estudo da consultoria americana McKinsey, coordenado pela egípcia Mona Mourshed, sintetiza mais de 200 entrevistas e visitas a 120 escolas de 20 países. O objetivo era identificar as razões do sucesso dos países mais bem posicionados no Pisa e os que subiram rápido no ranking.    (Publicado em NOVA ESCOLA Edição 020, SETEMBRO 2008.)

O caminho para a qualidade Sistemas de alto desempenho revelam seus segredos para avançar na Educação: Selecionar os melhores professores. Cuidar de sua formação. Não deixar nenhum aluno para trás e Preparar grandes gestores.

http://revistaescola. abril. com http://revistaescola.abril.com.br/img/politicaspublicas/020_caminho_qualidade04.jpg

DESAFIOS DA MUDANÇA DE AVALIAÇÃO Por que é tão difícil mudar? Uma outra avaliação é possível?   Caminho a ser percorrido

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1991. HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArTmed, 2001. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000. SAUL, Ana Maria A. Avaliação emancipatória, desafio á teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988. http://revistaescola.abril.com.br/img/politicaspublicas/020_caminho_ qualidade04.jpg