Brenno Lúcio Mariane Martines Vinicius César Mariane Lippi Ismael Paulo João Daniel Priscila Shizuko.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mariana e Sara. Obrigada.
Advertisements

Marketing Político Uniban Comunicação Empresarial Prof. Eduardo Silva.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
UNIDADE 2 Compreender os processos operacionais do sistema de Gestão de Pessoas no setor público; Compreender os processos de desenho de cargos, de carreiras.
Profa. Dra. Carolina Mandaji
Treinamento 1 - Definição do treinamento – - Quais são os objetivos do programa de treinamento? - Quem deve ser treinado? - Quais são as necessidades de.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Trabalho de Literatura AC – Livro Paradidático Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Aula 6 –Instrumentos para Ouvir os clientes
Campanha de Esclarecimento sobre a Biometria Fátima do Sul/MS JUSTIÇA ELEITORAL Colégio de Presidentes – Vitória/ES TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais CONSIDERAÇÕES SOBRE A META PRIORITÁRIA Nº 5 - CNJ.
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Introdução à Administração
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
FIDC - Diagnóstico e Perspectivas Fundo de investimento – Perfil do Investidor Prof. Luciano Rosa 1 FUNDOS DE INVESTIMENTOS O PERFIL DO INVESTIDOR.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
UMA ASSOCIAÇÃO MODERNA NÃO PODE DEIXAR DE ESTAR NA REDE 2.0.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Reforma Política: Sistemas Eleitorais Guacira César de Oliveira.
O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Organiza ç ão e Planejamento de campanha. Propósitos e objetivos   Ninguém é candidato sozinho!   Candidaturas Orgânicas.   Candidato representa.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Conhecer o mercado adequado LogísticaAspectos técnicos Inteligência Estratégica Inteligência Estratégica Movergs-SebraExport.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
ELEIÇÕES 2014 Regras de conduta eleitoral para os Agentes Públicos Federais Advocacia-Geral da União.
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Transcrição da apresentação:

Brenno Lúcio Mariane Martines Vinicius César Mariane Lippi Ismael Paulo João Daniel Priscila Shizuko

Marketing Político  Estudo de mercado e adaptação de campanhas para posicionamento do candidato. Estudo de Mercado Político  Segmento de eleitorado a atingir.

A tabela acima é a pesquisa feito pelo IBOPE em nas eleições de 89, mostrando empate técnico sobre os candidatos

Miopia de Marketing  Posicionamento errado de um candidato, ex. Caso de Aureliano Chaves. Exemplo de sucesso  Eleições de 89 com a candidatura de Collor.

Candidatos a presidência nas eleições de 1989

 O Marketing político teve sua origem baseada na propaganda latente da época dos regimes ditatoriais, como o nazismo e o comunismo soviético  Em 1952, nos EUA, Dwight Eisenhower contratou uma agência de publicidade para uma campanha na televisão pela primeira vez na história (Marketing Político Moderno)

 Regras de comunicação política  Testemunho de personalidades e celebridades apoiando os candidatos  O primeiro debate televisionado da história (1960): Kennedy X Nixon  No Brasil, o Marketing político demorou a ganhar importância devido a ditadura militar

O marketing político é a forma de um candidato se promover na política,sendo reconhecido pelo povo.  O que ele precisa fazer?  Como ele precisa fazer para se consagrar vitorioso?  Como se faz?

O primeiro passo no Marketing Político com seu candidato,é se informar sobre ele,com perguntas básicas como:  Qual sua pretensão?  Qual sua história de vida?  Qual sua capacidade de angariar recursos?  Com quais instituições se relaciona?

 Qual a força que tem na mídia?  Com quais órgãos de comunicação tem um bom relacionamentos?  Com quais órgãos de comunicação tem problemas?  Qual sua situação no partido?  Qual sua base eleitoral?

A estratégia de marketing envolve três momentos:  O primeiro é o diagnóstico que é mais detalhado;  O segundo é a elaboração da estratégia, temos, campanhas e assim por diante;  Estabelecer o que utilizar na estratégia.

No meio político temos cinco tipos de candidatos:

“Quem fala em Marketing Político deve pensar imediatamente em pesquisa ”

 É preciso conhecer os sentimentos do eleitorado, analisando o contexto social, politico e economico.  Antecipar tendências é muito importante para se obter vantagens na corrida eleitoral

Adversários “Numa campanha, metade do trabalho você faz no seu quintal. E a outra metade no quintal do adversário”  Importância do levantamento da vida do adversário  Uso de partidos de aluguel para criticar adversários  Dossiê da vida do adversário  Selecionar matérias mais interessantes para divulgação ao grande público

Características do eleitorado Definição do perfil do eleitorado – grau de instrução Conforme tabela, observa-se que a maioria absoluta dos eleitores do Brasil, 58,27% do eleitorado, apresentam grau de escolaridade muito baixo, estando entre o analfabetismo e primeiro grau incompleto.

Características do eleitorado Massa eleitoral pouco escolarizada:  Força da televisão - candidatos “donos” de partidos pequenos se candidatam a cargos majoritários visando candidatura proporcional  Favorecimento do forte apelo emocional:

Dúvidas?

Obrigado Anhembi!!!