OBJETIVOS Refletir sobre o processo avaliativo; Analisar instrumentos avaliativos apontando erros e propondo melhorias; Conhecer o resultado do SAEJA 2014;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação de Muritiba Departamento Pedagógico
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Relação professor/aluno
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS
Avaliador Macaco Comenta as provas , denegrindo a imagem de seus alunos. Coloca-os em extremo ridículo. Quer com isto aumentar seu bom relacionamento com.
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Planejamento e Plano de aula.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESPÍRITO CIENTÍFICO na FORMAÇÃO DE DOCENTES.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Programa Ler e Escrever
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Construindo o futuro do seu filho!
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Gerenciamento de Sala de Aula
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
OFICINA PEDAGÓGICA TEMA: AVALIAÇÃO
Etapas de uma sequência didática
ESTUDO DO MEIO.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Metodologia para quem quer aprender
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Foco de estudo: Caderno 3.
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Educação Uma Política para a Juventude. Algumas Premissas.
Docente: Dr. Arthur Vianna
O computador como Meio e como Fim...
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS Refletir sobre o processo avaliativo; Analisar instrumentos avaliativos apontando erros e propondo melhorias; Conhecer o resultado do SAEJA 2014; Planejar atividades em conjunto para abastecer a pasta de atividades.

DESENVOLVIMENTO Início 19h; Socialização das etapas dos projetos: tema; Rindo um pouco; Pensando avaliação; Avaliação; Lanche; Retorno do SAEJA 2014; Escrituração no diário; Confecção de atividades para pasta de atividades;

1 – Tema, objetivos e justificativa. SocializandoSocializandoEtapas doprojetoEtapas doprojetoSocializandoSocializandoEtapas doprojetoEtapas doprojeto

AVALIAÇÃOAVALIAÇÃOAVALIAÇÃOAVALIAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA 2015

TIPOS DE AVALIAÇÕES

MACACO Propostas construídas como armadilhas, para usá-las contra os alunos. JOÃO-DE-BARRO Voltada para a construção de valores e de cidadania; Propostas que não acabem só com a prova, mas que se leva para a vida; Contempla a realidade do estudante.

SERPENTE Propostas traiçoeiras, retiradas de rodapés de velhos livros; São elaboradas até para pegar os alunos mais espertos; Não verifica se o aluno aprendeu, mas se ele é capaz de escapar delas. CASTOR Não avalia somente no final, mas a cada passo do processo de construção do saber (dique).

CARRASCO Altamente perniciosa; Descontextualizadas; Meramente reprodutiva. LEÃO A avaliação é uma arma agressiva, instrumento de um poder despótico a serviço de um mestre de mentalidade autoritária; Não equilibrada, somente questões dificílimas.

PAVÃO “Linda”, cheia de citações envolvendo autores “badalados”. Avaliação fora da realidade; Favorece a reprodução de uma sociedade elitizada. ABELHA As atividades são bem feitas, bem organizadas, porém são semelhantes. As questões quase se repetem e podem ser perfeitamente esperadas.

PREGUIÇA Propostas livrescas ou copiadas (tirada de livros ou de bancos de questões da internet, ou ainda de blogs).

Atenção!!! Postura do professor; Postura do aluno; Ambiente de avaliação.

VÍDEO

Vamos pensar!!! Relação do aluno ao errar; Postura do professor diante do erro; Ambiente da avaliação; Quantidades de objetivos ou propostas na avaliação; Falta de controle emocional do aluno diante da tensão e fracasso; Cola; Felicidade diante do sucesso; Nova oportunidade.

Oportunidade?

Conteúdo???

AVALIAR ConteúdosObjetivos Habilidades Competências

O que levar em conta ao avaliar? Saber a função da avaliação; Propostas bem elaboradas; Administrar valores culturais ligados à avaliação; Utilizar linguagem clara e precisa na elaboração das atividades; Criar um ambiente favorável ao controle das emoções; Deixar claro o que você está avaliando.

1) Complete as lacunas:

SAEJA 2014 Média por disciplina

ÍNDICE DE ACERTOS POR QUESTÃO

 Processo avaliativo NÚMERONÚMERO D E B A T E (1,5) EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIOSEXERCÍCIOS EXERCÍCIOSEXERCÍCIOS T E R M A B G L R H U O P O (2,0) P E S Q U I S A (2,0) P O O R B O J V E A T I V A (2,0) A U T O A V A L I A Ç Ã O (1,0) A S T U I P V L I E D M A E D N E T A R (1,5) A S T U I P V L I E D M A E D N E T A R (2,0) 01 1,00,20,0 1,00,01,00,61,01,5 02 0,60,20,50,4 1,01,20,50,81,0 03 1,0___ 0,51,51,0__0,51,0 04 0,50,20,30,5 1,0 0,31,0 05 1,20,40,50,41,82,01,0 1,52,0 (0,5)

Registro de oficinas

Registro de Educação Física A Educação Física é componente curricular obrigatório na Educação Básica, não isentando ou dispensando os alunos das aulas, portanto terá que ser avaliado.

Criação de atividadesCriação de atividadesCriação de atividadesCriação de atividades

Discussão Pedagógica

PLANEJAMENTO QUADRO DE COGNIÇÃO O que sabemos? O que queremos saber? Como vamos saber? O que vamos fazer? Quando vamos fazer? O que aprendemos?