RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Advertisements

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Extensão do HOSPED: formando estudantes mais humanizados Principais projetos: Cuidado integral - LASFACE CD: crescimento e desenvolvimento - Casa de Passagem.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Perspectivas de Mudança de Modelo na Atenção Básica a partir do NASF Adriana Coser Gutiérrez VPEIC/Fiocruz XIX Fórum Permanente de Atenção Básica/SES RJ.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
A rádio sobrevive até os dias atuais e é considerado meio de comunicação social de mais fácil acesso aos cidadãos de menor escolaridade. Por sua vez, a.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM DERMATOSES OCUPACIONAIS E CÂNCER DA PELE
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral à Saúde da Criança trabalha na perspectiva de formar profissionais dos cursos da área da saúde da UFRN, prezando pela valorização do ensino-serviço, humanização da atenção e ampliação da concepção e prática da integralidade. Baseando-se na vivência em pediatria dos preceptores e dos discentes e relacionando a atual realidade do contexto do cuidado á saúde da criança com os preceitos do SUS, verifica-se a defasagem do sistema com relação a atenção básica, e isto incita reflexões acerca da situação por aqueles que fazem parte do meio. Desta forma, o projeto visa o aprimoramento do processo ensino- aprendizagem da disciplina de pediatria, integrando as metodologias de pesquisa, ensino e extensão, adequando a formação multiprofissional e ao contexto da atenção básica, focada a saúde da criança, sua família e sociedade. O Projeto Cuidado Integral à Saúde da Criança trabalha na perspectiva de formar profissionais dos cursos da área da saúde da UFRN, prezando pela valorização do ensino-serviço, humanização da atenção e ampliação da concepção e prática da integralidade. Baseando-se na vivência em pediatria dos preceptores e dos discentes e relacionando a atual realidade do contexto do cuidado á saúde da criança com os preceitos do SUS, verifica-se a defasagem do sistema com relação a atenção básica, e isto incita reflexões acerca da situação por aqueles que fazem parte do meio. Desta forma, o projeto visa o aprimoramento do processo ensino- aprendizagem da disciplina de pediatria, integrando as metodologias de pesquisa, ensino e extensão, adequando a formação multiprofissional e ao contexto da atenção básica, focada a saúde da criança, sua família e sociedade. OBJETIVOS Relatar a experiência vivenciada pelos estudantes integrantes do programa de extensão “Cuidado Integral à Saúde da Criança como Eixo Norteador das ações de ensino, pesquisa e extensão” e sua perspectiva na formação multiprofissional em saúde. METODOLOGIA Os estudantes participam de ações pedagógicas em pediatria capazes de utilizar e promover cenários de aprendizagem configurados em itinerário de linhas de cuidado, de forma a garantir a formação integral e interdisciplinar. Inclui um programa integrado tendo como eixo transversal a temática humanização e a estratégia do acolhimento, como atitude e prática cotidiana no âmbito multiprofissional. RESULTADOS E DISCUSSÃO Vivências nos distintos cenários de atenção primária em pediatria, Unidades de saúde da família, casas de passagem. Participação em programa de Radiodifusão da Rádio Globo de Natal sobre temas de saúde pública de interesse social formando profissionais em habilidade de comunicação; Elaboração da agenda integrada de pesquisa, ensino e extensão da saúde da criança com periodicidade mensal; Agenda de atividades teórico-práticas sobre temas de atenção primária em pediatria. Transformar essa formação tem proporcionado um importante impacto na construção da maneira de pensar e de agir dos estudantes, potencializando a reflexão nos processos de trabalho em saúde, e conseqüentemente, no dia-a-dia da construção do SUS. CONCLUSÃO A partir desse contexto, o repensar do processo de formação e educação permanente dos profissionais da saúde no Cuidado Integral à Saúde da Criança promove não só o contato entre o mundo do trabalho e o mundo da formação, mas possibilita o alcance de mudanças assistenciais a partir da atuação multiprofissional, adequada às necessidades atuais. Resulta num processo de inovação curricular e das práticas educacionais centradas no estudante no seu universo de trabalho e na sociedade onde vive. REFEÊNCIAS Ministério da Saúde (BR). Assistência integral à saúde da criança: Ações básicas. Brasília. (DF): Ministério da Saúde; ERDMANN, Alacoque Lorenzini; SOUSA, Francisca Georgina Macêdo de. Cuidando da criança na Atenção Básica de Saúde: atitudes dos profissionais da saúde. O Mundo da Saúde. São Paulo: 2009;33(2):