Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Argumentação e Comunicação
Advertisements

Filosofia, retórica e democracia
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
Períodos da história da Filosofia
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,
O DEBATE, OS ARGUMENTOS Professora Carolina Macedo.
Prof. Delzymar Dias. Ao recordarmos o nascimento da Filosofia, observaremos a preocupação dos primeiros filósofos em compreender o que é o mundo, por.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
LEITURA DE TEXTO DISSERTATIVO. DISSERTAÇÃO – noções DISCUSSÃO sobre da realidade Baseado no TEMPO PRESENTE, com referências a situações passadas. Discute.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Metafísica Aristotélica
Encontro do dia 21 de Setembro de Capítulos 3 e 4 Discussão dos Capítulos 3 e 4 do livro “Para compreender ciência: uma perspectiva histórica” 
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
FILOSOFAR É PENSAR.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Eduardo Ramos de Santana UNEB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA Curso de Pós Graduação Disciplina: Auditoria Fisco Tributária.
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
Psicologia aplicada ao trabalho
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Conceito e representação gráfica
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL  CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA  PREPARA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Desenho Arquitetônico
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
Prof. Ricardo Lima Filosofia Platão a.C.  Ateniense, filho de família aristocrática.  discípulo de Sócrates, assistiu inconformado à morte do.
COMO FALAR EM PÚBLICO Em Algum Momento da Sua Vida Pessoal (ou Profissional), Você Precisará Falar Para Alguma Platéia Você Pode Aprender Técnicas Para.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Transcrição da apresentação:

Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica: persuasão pela palavra Eloquência: técnica do discurso

Argumentação, Verdade e Ser A Retórica em Platão: dois usos ( bom e mau) - Como falar e escrever correctamente? “Fedro ”- Relações entre o pensamento e a linguagem - Qual a importância da Retórica? _ Distinção entre Aparência e Verdade O Retórico não se preocupa com a Verdade mas com a aparência de verdade ( ver ex, cavalo e do burro- pág Fedro

Oposição entre Verdade e Persuasão- A retórica é vista como persuasão - arte de convencer acerca do “inverosímil ”: discurso do absurdo e do demagógico ; - A retórica é um negócio e não uma arte; - Logo,os Sofistas são uns charlatães- mau uso da Retórica- “Górgias” - A retórica deveria visar a verdade e não a eficácia ou o êxito

“ Górgias” – mau uso da Retórica; “Fedro”- Bom uso da Retórica - A Retórica não garante o seu bom uso, daí o seu perigo; - Para que se faça um bom uso, esta deverá ser uma dialéctica – diálogo e descoberta da verdade; - pressupõe a organização e coerência lógica do discurso mas sobretudo a formação intelectual do orador.

Retórica, dialéctica e Filosofia ( perspectiva positiva de Platão) - A retórica não deve ser a arte de persuadir mas a de instruir ( O Sofista não instrui o auditório ao contrário de Sócrates : método) - A boa retórica baseia-se na condução das almas, através do método – educação.

Relações entre Retórica e Dialéctica _A Retórica consiste na Dialéctica que é a actividade do próprio filosofar, o caminho da verdade, das Ideias. - Objectivo de Platão: afastar as críticas dos Retóricos à Filosofia. - Descoberta de Platão. É necessária a formação filosófica do orador e do escritor. - os mestres da retórica não procuravam a verdade mas apenas o evidente e o provável

-A Posição de Aristóteles - Na Grécia, a Retórica era não só entendida como a arte de bem falar mas também uma teoria dessa mesma arte. - Os Sofistas distribuíam textos pelos seus discípulos acerca das técnicas retóricas. - Destaca-se, também, “A Arte retórica”de Aristóteles onde salienta os seguintes aspectos: - o seu conceito de retórica; - os passos a seguir no discurso; - a importância do auditório; - as técnicas a utilizar, ex: ethos, pathos e logos.

A Concepção Aristotélica de Retórica - esta depende da classificação dos saberes em Aristóteles: - Divisão das Ciências em 3 grupos( teoréticas, práticas e poiéticas); - Só ao nível dos saberes práticos, relacionados com os campos da acção humana – moral, economia, direito, política é que é possível o uso da Retórica.

- Para Aristóteles, o campo da acção humana não é susceptível de demonstrações matemáticas mas apenas de discussões e deliberações com vista à escolha de uma conclusão plausível. - Assim, os raciocínios dialécticos e os discursos retóricos são as técnicas mais adequadas para assegurar a racionalidade ao nível dos saberes mais práticos ( ciências humanas).