A CULTURA ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura Organizacional
Advertisements

Mesa Redonda: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Estrutura Organizacional
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Para entender o que é política pública Produção cultural
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução à Administração
Resultados PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2010.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões Planejamento.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
INFLUÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LAURA FERNANDES DA SILVA RACKEL FABIANA GABRICH CAMPOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Atividade Interdisciplinar.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Individualismo e Coletividade
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
CENÁRIOS ESTRATÉGICOS “O que vemos hoje é competição pela definição de ramos de negócios fundamentalmente novos. Serviços bancários a domicílio,Engenharia.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
CULTURA ORGANIZACIONAL Prof ª Ms. Hely A Zavattaro.
Transcrição da apresentação:

A CULTURA ORGANIZACIONAL

CULTURA ORGANIZACIONAL CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL A cultura organizacional é o sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados, que rege a interação dos elementos de uma organização.

A cultura reflete as visões comuns sobre “o modo como as coisas são feitas por aqui”, e o ambiente interno e particular de cada organização.

Por que a Cultura precisa ser melhor entendida? Schein aponta três razões porque a cultura deve ser melhor entendida: a cultura organizacional é real e impacta na vida das pessoas, a performance das pessoas e da organização não pode ser entendida sem considerar a cultura e o conceito de cultura organizacional tem sido confundido com outros conceitos, tais como clima, ideologia, filosofia e estilo gerencial.

Os macacos e as bananas Duração: 01:50

A questão é fazer as perguntas fundamentais: por que é assim A questão é fazer as perguntas fundamentais: por que é assim? Para que serve isso? Poderia ser de outra forma? Cuidado! Lembrem-se dos macacos, que concentrados no cuidado com a escada/o banho, acabaram por esquecer das bananas...

Para gerenciar a cultura, administradores, nós, todos devemos primeiro entendê-la, e para compreender a cultura é por meio da análise dos símbolos, rituais e ideologias

RITUAIS – são as ações costumeiras e repetidas dentro de uma organização IDEOLOGIAS – são crenças, princípios morais e valores que provêem a base para a tomada de decisão organizacional SIMBOLOS - são nomes, logomarcas e características físicas usadas para conduzir a imagem de uma organização.

A ORGANIZAÇÃO TÊM UMA CULTURA A ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA COMPOSTO DE SUBSISTEMAS (funciona de forma integrada). O subsistema humano e cultural é formado por dois elementos: Elemento informal – conjunto de indivíduos que compõem a organização e suas respectivas subculturas –visões de mundo Elemento formal – cultura oficial – regras, padrões, valores e formas de comportamento propagadas pelos dirigentes pelos meios de comunicação oficiais.

CULTURA OFICIAL REGRAS ORGANIZACIONAIS Chamar o chefe de senhor. Utilizar-se um vocabulário formal Vestir roupas formais como Terno e Gravata Não haver flexibilidade no horário ou no trabalho. Cumprir horário rígido, “bater o ponto”.

Outras organizações podem conceder horário flexível, permitir que as pessoas trabalhem com roupas informais, chamem o chefe de “você”, contem anedotas, e façam brincadeiras.

O que você pode dizer faz parte da E na sua empresa.... O que você pode dizer faz parte da CULTURA ORGANIZACIONAL?

CULTURA ORGANIZACIONAL SEGUNDO SCHEIN A Cultura é percebida por meio da linguagem, dos símbolos e das imagens, das histórias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias, dos hábitos e os valores que permeiam essa organização, além dos objetos visíveis e físicos da mesma, tais como a arquitetura, os móveis, o espaço físico, etc.

EDGAR SCHEIN A origem dos elementos que compõem a cultura está na luta pela sobrevivência da mesma. Uma organização como organismo luta para fugir da morte.

ADAPTAR-SE AO MEIO AMBIENTE Para desenvolver-se e sobreviver, o grupo tem dois grandes problemas a solucionar: ADAPTAR-SE AO MEIO AMBIENTE desenvolvendo novas estratégias, conquistando novos mercados e relacionando-se com fornecedores e clientes.

MANTER SUA COERÊNCIA INTERNA Para desenvolver-se e sobreviver, o grupo tem dois grandes problemas a solucionar: MANTER SUA COERÊNCIA INTERNA o grupo busca manter o seu equilíbrio interno como sistema –equilíbrio entre diferenciação e a integração de seus subsistemas.

A preocupação do dirigente deve ser de integrar os grupos e desenvolver a cultura valores e padrões em comum Os membros devem trabalhar em conjunto e comunicar-se, integrando as estratégias e os objetivos. Ter visão global do sistema para evitar a consolidação dos feudos, falta de comunicação e coerência entre as partes do sistema.

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS A partir do aprendizado por ensaio e erro, o grupo seleciona e conserva as formas de comportamento, os valores e as regras que foram percebidas como responsáveis por seu sucesso e desenvolvimento. Esses padrões culturais são um conjunto de premissas básicas (conceitos, princípios, soluções, formas de comportamento) que foram estabelecidas e descobertas nesse processo de aprendizagem de solução de problemas de adaptação externa e de integração interna.

SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA Desde que a organização tenha uma cultura forte e a sua liderança permaneça estável, a cultura conseguirá sobreviver mesmo que existam elevadas taxas de substituição nos escalões inferiores ou entre os membros de pouca influência na estrutura.

O PAPEL DA LIDERANÇA NA MUDANÇA CULTURAL As soluções, os princípios, as formas de comportamento e os padrões representativos da visão de mundo dos dirigentes são difundidos na organização por meio de: Treinamentos Publicações (revistas e jornais internos, comunicados e regulamentos) Discursos oficiais do diretor e dos gerentes.

PAPEL DOS DIRIGENTES FRENTE AOS PROBLEMAS Uma das funções cruciais da liderança é: PROVER DIRETRIZES, REGRAS E ESTRATÉGIAS (quando o modo habitual de fazer as coisas não funcione ou quando mudanças drásticas no ambiente exijam novas respostas). PROPORCIONAR SEGURANÇA AO GRUPO