Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Advertisements

Brasília, 05 de maio de 2014 Audiência Pública Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal Paulo Henrique Bezerra R. Costa Diretor Executivo de Controladoria.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Reitoria Itinerante Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Junho
S ISCORT Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica – SISCORT Camila de Oliveira Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Planejamento e Gestão de Projetos Prof. Eduardo Montes Prof. Newman Serrano.
Estrutura Organizacional
Eduardo Montes, PMP Curso Hands-on de Gestão de Projetos Fundamentos de Gestão de projetos.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
. REGISTRO DE EMPRESA: É dever do empresário, antes de iniciar sua atividade mercantil, realizar o registro de sua empresa junto ao sistema Registro de.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
PROJETO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: SUPERMERCADO Danilo Camargo Diogo Formaggi Eduardo Luiz José Costa Leandra Palma.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Introdução à Administração
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Instrução Normativa nº 05/2014/MPOG Dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
42 anos de atividades Sem fins lucrativos Administração: Diretoria formada por associados Finalidade: Administrar o compartilhamento de Informações Objetivo:
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
Gerenciamento das comunicações do projeto Gestão de Projetos Acadêmicos: Felipe Schafaschek, Marcos Vieira, Victor Chiesse.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
GED Gerenciamento de documentação Fluxo de Trabalho (workflow)
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo e prioridade do projeto 2. Identificação, necessidades e requisitos do cliente 3. Metas da organização proprietária quanto ao projeto 4. A definição do gerente de projeto e suas responsabilidades 5. Eventuais ligações com outros projetos 6. Aprovações

Project Charter Objetivo/escopo Projeto de um livro sobre a ilha de Bali Nosso objetivo é desenvolver um livro bem ilustrado sobre a ilha de Bali, detalhando sua história, os costumes e religião de seus habitantes atuais e dos passados. O livro será para o público em geral. Ele será desenvolvido pela equipe da editora Global, através do uso de pesquisadores, fotógrafos e outras pessoas. A redação será contratada com escritores autônomos.

Project Charter Identificação, necessidades e requisitos do cliente Por exemplo, num projeto de implantação de um ERP: O cliente seria a empresa em que está sendo implantado o ERP Necessidades do cliente (em relação ao que vai ser entregue) Integração de vendas, produção e estoque Requisitos Implantar o sistema com o mínimo de investimento em hardware

Project Charter Metas da organização proprietária Por exemplo: A administração da organização proprietária de um projeto de uma nova fábrica tem a meta de aumentar o market-share em 15% com a conclusão deste projeto. Obs.: Nem sempre é simples a quantificação de metas de um projeto.

Project Charter A definição do gerente do projeto e suas responsabilidades FUNÇÕES DO RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO 1. Processo do empreendimento - formalizar as solicitações para abertura de novas pastas de processos; - formalizar a juntada de documentos ao processo; - responder pelo andamento do processo durante a gestão do empreendimento, atendendo aos requisitos legais e éticos; - formalizar as devoluções do processo do empreendimento à área de Controle e Arquivo de Processos (CAP), para arquivamento. 2. Planejamento e controle do empreendimento - elaborar o plano para a gestão do empreendimento, em conjunto com a área de PCE; - exercer a liderança do grupo de trabalho; - organizar todos os recursos necessários ao empreendimento (humanos, financeiros e físicos); - manter os registros de controle atualizados, com pleno acesso à informação para todos os interessados; - exercer o controle do empreendimento e promover as atualizações e revisões que se fizerem necessárias, em conjunto com a área de PCE; - controlar as horas despendidas ao empreendimento pelos recursos alocados. 3. Informações sobre o empreendimento - definir canais de comunicação junto ao cliente e fornecedores, bem como seus interlocutores; - esclarecer dúvidas de clientes ou fornecedores para evitar que o empreendimento sofra problemas de continuidade. 4. Ações e decisões sobre o empreendimento - promover a análise crítica dos projetos; - participar da análise crítica dos contratos a serem firmados; - registrar formalmente as ações e decisões acordadas sobre o empreendimento; - tomar decisões administrativas e técnicas de sua competência. 5. Melhoria da qualidade

Project Charter Ligações com outros projetos As ligações com outros projetos têm a intenção de evitar redundâncias e conhecer uma eventual dependência de outro projeto dentro da organização. Por exemplo, a área de informática pode estar desenvolvendo um novo sistema de controle de estoque, mas a direção da empresa já decidiu comprar um sistema ERP.

Project Charter Aprovações Recolher as aprovações necessárias ao projeto, principalmente do financiador do mesmo.