ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.

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Transcrição da apresentação:

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira

AULAS DE METODOLOGIA DA PESQUISA I  23 de outubro de 2015, das 14h às 18h.  29 de outubro de 2015, das 18h às 22h.

EMENTA  Métodos científicos: conceito e críticas; pesquisa: conceito, tipos e finalidade; gêneros acadêmicos: tipos, características e diretrizes para elaboração.

PROGRAMA DA DISCIPLINA MP 1 Objetivos GERAL: Compreender os aspectos teóricos e práticos referentes à elaboração de trabalhos científicos (especialmente: projeto de pesquisa), enfatizando a importância do saber científico no processo de produção do conhecimento. ESPECÍFICOS: Compreender noções teóricas básicas que caracterizam a produção de trabalhos acadêmicos; Saber usar as Normas Técnicas de Trabalhos Científicos; Planejar e elaborar projeto de pesquisa.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos ) Ciência, conhecimento e pesquisa. Leitura e produção de trabalhos científicos. Movimentos retóricos de projeto de pesquisa. Normas Técnicas de Trabalhos científicos.

Procedimentos Metodológicos Exposição dialogada, leitura dirigida e discussão. Recursos Didáticos Material impresso, projetor e internet. Avaliação Contínua, por meio de atividades orais e escritas (exercícios com o auxílio de tecnologias da comunicação), individuais e em grupo; produção de projeto de pesquisa.

AVALIAÇÃO DE MP I PESO 6 VALOR ATIVIDADEAVALIAÇÃO 10 Tarefa diagnósticaCumprimento pontual 10 Coleta de dados e sintagmas lexicaispor questão 10 Croqui de projeto de pesquisapor categoria PESO 4 VALOR ATIVIDADEAVALIAÇÃO 10 Projeto de PesquisaBanca

Bibliografia Básica ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 3.ed. Curitiba, Juruá, LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

Bibliografia Complementar BARROS, A. da S.; FEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Makron Books, GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 2.ed. Curitiba: Juruá, MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PERFIL DE PÓS-GRADUANDO

O QUE SE ESPERA DE UM PÓS-GRADUANDO?  Estude disciplinadamente; não acumule atividades.  Prime pela pontualidade na entrega das atividades acadêmicas.  Inove em seu projeto.  Assista defesas e qualificações.  Reflita sobre as propostas das linhas de pesquisa do programa.

O QUE SE ESPERA DE UM PÓS-GRADUANDO?  Conscientize-se de que, mais que aluno, é um pesquisador.  Seja disposto e disponível a enfrentar diversos desafios, na busca de criar novos conhecimentos, procedimentos e soluções para os diversos problemas.  Tenha paixão pelo conhecimento.  Traga consigo certa carga de humildade, que se traduza no bom trato nas relações interpessoais e na capacidade de socializar e construir, sem impor barreiras, rede de saberes.  Esforçe-se em dominar novas tecnologias que possam contribuir para o processo de produção e de circulação da pesquisa.