REMUNERAÇÃO Fixa Indireta Variável Por Habilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades
Motivando empregados e projetando cargos
Cargos e salários (C&S)
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
Profª Patrícia Krauss Serrano Paris
Profª Patrícia Krauss Serrano Paris
GESTÃO COM PESSOAS Profa. Msc. Fátima Frayha.
O mais importante é a remuneração
EMPREGABILIDADE.
Empresa Privada – Grandes empresas
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Participação nos Lucros e/ou Resultados
Professor : Fábio Pizzato
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Remuneração Estratégica Vantagem Competitiva na Retenção de Talentos
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Estratégias do agronegócio
Prof.Rudy de Barros Ahrens
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Uma Visão para Empresas de TI
Fórum de Empresas Estatais Federais
Remuneração Estratégica
Gestão de pessoas - profª Janete Capel
Ênfase em Indicadores Março / 2009
REMUNERAÇÃO É o processo que envolve todas as formas de pagamentos ou recompensas dadas aos funcionários decorrentes do seu emprego. Inclui três componentes:
REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Sistema de Administração de Carreiras
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
O case de PLR da Vocal Veículos
Planejamento Estratégico
Seu Agente de Mudança..
Administração De Salários.
REMUNERAÇÃO.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Delegação, Centralização e Descentralização
PLANO DE REMUNERAÇÃO.
Gestão de Pessoas.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Sistemas tradicionais de remuneração estratégica
GESTÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
REMUNERAÇÃO.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

REMUNERAÇÃO Fixa Indireta Variável Por Habilidades

+ = SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO: Resultado Recompensa Compromisso Independente do modelo adotado na valorização interna dos cargos de uma Empresa, bem como independente do sistema de remuneração que essa Empresa venha adotar, o propósito é único: “Estabelecer uma Recompensa fundamentada nos Resultados que a Empresa obtém em decorrência do compromisso gerado na atividade dos seus profissionais”.

(Participação Lucros / Resultados) Evolução dos Sistemas de Remuneração: Remuneração Variável (Participação Lucros / Resultados) Remuneração Indireta (Benefícios) Remuneração Fixa (Salários) Décadas .../70 70/80 90/...

Fatores Influenciadores: Abertura de Mercados Globalização Conceito de Emprego Estabilidade Econômica Evolução Tecnológica

Conceituando os Sistemas de Remuneração: Remuneração Fixa: Está fundamentada nos conceitos tradicionais da Legislação Trabalhista, onde o trabalhador é remunerado por “Salário Nominal” previamente acordado e definido em Contrato de Trabalho. O parâmetro de equilíbrio está definido por avaliação interna do Cargo e por tendência de remuneração do Mercado. Frente ao estabelecido no vinculo trabalhista, está modalidade de Remuneração estará presente em todos os Sistemas de Remuneração regidos pela CLT.

Pagamento fixo e mensal efetuado ao trabalhador pela prestação do serviço. Vantagens: Facilita o equilíbrio interno e externo (coerência salarial); Padroniza e facilita a administração os salários; Focaliza a execução das tarefas. Desvantagens: Não apresenta motivação intrínseca; Não incentiva o espírito empreendedor; Remunera as pessoas em função do tempo e não pelo desempenho ou resultados.

Remuneração Indireta: Define a valorização dos Cargos através da complementação da remuneração fixa, por meio de pacotes de benefícios além dos sociais regidos por legislação. Esses outros benefícios, identificados como Motivacionais, visão compor anseios dos profissionais em termos que um ganho representativo que estabelece valor, “status” e segurança. Tal sistema de remuneração contempla o grau de importância que o cargo representa para Empresa. O fator complicador está na relação fiscal dos salários indiretos, não havendo uma legislação clara que respalde as Empresa de possíveis ações trabalhistas.

Remuneração Variável Está fundamentada essencialmente na concretização de metas que estejam alinhadas com os objetivos organizacionais com foco em Resultado. Surge em função das mudanças econômicas que afetam ambiente empresarial; Globalização; Redução custos, Aumento produtividade; Aumento competitividade Mudanças no conceito de remuneração – Foco nas pessoas e não só nos processos. Conseqüências destas mudanças: Maior Flexibilidade; Polivalência e multifuncionalidade Aumento motivação, comprometimento e dedicação empregados Modalidades: Distribuição Lucros Participação nos Resultados Bônus Comissões Gratificações Stock -options” Prêmios Produtividade PLR (lei federal nº 10.101)

Premissas determinantes na Remuneração Variável: Comprometimento da alta direção Cargos & Salários equilibrados internamente Salários e Benefícios equiparados às tendências de Mercado Transparência no Sistema Metas e Objetivos realistas e factíveis Comunicação clara e direta Estimulo de parceria Empresa X Empregado Clima interno de comprometimento Horizontes de crescimento profissional Sistema gerencial e controles eficazes O Processo deve agregar valor ao negócio

Vantagens do Sistema de Remuneração Variável: Auto financiável Maximiza a relação resultado x custo Direciona a remuneração para resultados (foco resultados) Desenvolve o planejamento com visão estratégica Aumenta a eficácia gerencial e organizacional Aumenta o comprometimento e a motivação dos profissionais (realização – desafio) Aumenta Sinergia Melhora a administração do “tur-over” Desvantagens: Altera as estruturas salariais lógicas e rígidas, em função do desempenho; Quebra a isonomia dentro da organização; Reduz o controle centralizado dos salários.

Remuneração Variável Passos para implantação programa de Participação nos Lucros e Resultados: Definição de Indicadores Globais; Definição indicadores da áreas; Definição de indicadores individuais; Ponderação dos Objetivos (definir pesos de cada indicador); Parâmetros de Remuneração (escalonamento); Critérios para Elegibilidade do Plano (afastados, admitidos, licenças); Acompanhamento dos Objetivos Critérios de pagamento (proporcionalidade, média salário anual, bônus, comissões) Modelo

Remuneração por Habilidades - SRCH O que é? O que são habilidades? “A capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização” Habilidade envolve: Conhecimentos e aptidões Como surgiu? Aumento complexidade dos ambientes organizacionais; Estruturas mais enxutas; Valorização trabalho em equipe; Maior exigência multiespecialização e visão sistêmica; Foco no aperfeiçoamento contínuo; Pressão por redução de custos. Remuneração passa a ser relacionada a pessoa e suas habilidades e não mais ao cargo.

Este Sistema de remuneração está fundamentado no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que são essenciais ao desenvolvimento das atividades do cargo. Perfil: Foco em pessoas e não cargos Gestão estratégica de pessoas Foco em resultados Aumento da Qualidade e Produtividade Pleno conhecimento dos Processos Alinha as competências ás necessidades do negócio Reconhece, valoriza e retém talentos Fortalece trabalhos em equipe Incentiva multifuncionalidade

Remuneração Tradicional X remuneração por Habilidades SRCH Base remuneração Cargo Indivíduo Evolução salarial Promoção Aquisição habilidades Senioridade Questão tempo Papel secundário Oportunidades crescimento Esforço individual nem sempre tem contrapartida Habilidades adquiridas possibilitam ascensão Carreira Crescimento vertical Necessidades da organização e esforço indivíduo em adquirir certificações Treinamento Muitas vezes visto como custo Sempre investimento * Avaliação desempenho Metodologias diversas de avaliação desempenho Certificado de habilidades (provas) * Cuidado com dosagem das horas de treinamentos, evitando excessos e ascensões meteóricas nas carreiras

Objetivos: Vantagens: Limitações: Remunerar profissionais por suas características pessoais (habilidade aplicadas trabalho); Alinhar capacidade dos colaboradores com estratégia organizacional; Favorecer e estimular aprendizado organizacional; Superar paradigma de gestão tradicional que foca estruturas hierárquicas rígidas, baseada nos cargos Vantagens: Foco da função é substituído pelo foco nas pessoas; Transparência do processo favorece a justiça interna Flexibilidade e adaptabilidade em função da multiespecialização; Promove crescimento horizontal (ganho de capacitação) e vertical (promoções) Limitações: Não se aplica a todos os negócios Não se aplica a todos os cargos – vantagem maior para cargos técnicos e operacionais.

Considerações finais Impactos de enquadramento: Ajuste de salários para os que têm crédito de habilidades; Manutenção dos salários dos que devem habilidades Aspectos legais, importante considerar: Isonomia salarial; Acessos à carreira; Formas de certificação; Comprometimento da organização com os “devedores” de habilidades; Acompanhamento e registro do histórico das mudanças; Importante registrar na DRT e se possível envolver sindicato; Sua utilização e popularidade tente ser ampliada nos próximos anos, por dois motivos: Amadurecimento dos processos de modernização industrial e Possibilidade de promover aquisição do conhecimento Empresas que utilizam: Gerdau, Getronics

Vantagens crescimento horizontal e vertical Flexibilidade: cobertura férias, ausências, vagas abertas etc Visão sistêmica: favorece visão ampliada da empresa e seus processos Adaptabilidade: profissionais especializados respondem mais rapidamente às mudanças de processos Inovação: promove melhorias e inovação Custos: evita excessos de quadro e proporciona otimização na produção Comprometimento: aumenta em decorrência do maior entendimento da empresa e suas relações Rotatividade e Absenteísmo: favorece redução destes índices Auto gestão e cultura participativa: aumenta em função maior capacitação colaboradores