Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Introdução à Administração
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Práticas de Gestão e Resultados 3 Fundamentos Prof. Fabio Uchôas de Lima.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/15 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
INFORMAÇÕES: Fone: (47) INFORMAÇÕES: Fone: (47) Rua: 2.350, nº – Centro Bal. Camboriú INFORMAÇÕES: Fone: (47) INFORMAÇÕES:
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Planejamento Governamental MONITORAMENTO.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Video-aula 3 Páginas 30 a 32 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO PROFESSOR: THIAGO.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Pesquisa e Decisões Criativas Alunos: Andrews Miguel Queiroz Ericka Reis Barros Filipe Souza Guilherme de Paula Souza Pedro Mendonça Rhayane Borges Ricardo.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima

Objetivos Gerais OBJETIVOS GERAIS Fomentar uma visão crítica que permita que, ao participarem da gestão de uma organização, possam permanentemente questionar métodos e processos em uso. Além disso, capacitar os educandos para que possam encontrar respostas adequadas para tais questionamentos. Fornecer ao aluno uma visão de como a gestão organizacional vem evoluindo ao longo a história da administração, bem como compreender a integração das diversas disciplinas que a ela relacionadas.

Competências a serem desenvolvidas Visão sistêmica Senso crítico e capacidade de contextualização Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal Trabalho em equipe Pensamento estratégico Capacidade de identificar, bem como, analisar comparativamente a aplicação dos métodos e conceitos (práticas) pelas organizações.

Objetivos Específicos Desenvolvimento da visão sistêmica da gestão a partir dos fundamentos de excelência adotados nos modelos internacionais e nacionais para avaliação da gestão nas organizações. Exploração e conhecimento das principais práticas de gestão (e respectivos resultados), aplicadas em organizações reconhecidas como "Classe Mundial"

Objetivos Específicos Desenvolvimento da capacidade de transferir conhecimentos obtidos para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais; Estímulo ao aprendizado contínuo

Objetivos Específicos Fomentar nos alunos uma visão crítica que permita que, ao participarem da gestão de uma organização, possam permanentemente questionar práticas de gestão, incluindo seus métodos e resultados obtidos e a serem obtidos. Além disso, capacitá-los para que possam encontrar respostas adequadas para tais questionamentos.

Tópicos abordados 1.A origem da Administração 2.A linha do tempo da Administração 3.Teorias da Administração 4.Modernas técnicas de gestão 5.Modelo de Excelência em Gestão

Tópicos abordados 6.Excelência em qualidade e produtividade 7.Modelo de excelência em gestão 8.Aplicação prática dos conceitos 9.O caminho para a excelência

Competências necessárias Visão holística das organizações Interdisciplinaridade requerida pela gestão organizacional Aspectos relevantes da gestão envolvendo o desenvolvimento sustentável Aspectos relevantes da gestão, referentes ao novo ambiente de negócios.

Competências a desenvolver Senso crítico e capacidade de contextualização; Trabalho em equipe; Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas; Comunicação e expressão.