Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?

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Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem

O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?

O que precisa ser revisto na avaliação realizada no ciclo de alfabetização? Quais mudanças é possível perceber em relação a avaliação que experenciamos como alunos e realizamos hoje como professores?

Existe na instituição de ensino em que atua um padrão em relação a avaliação do ciclo de alfabetização? O que você considera ser necessário mudar em relação a avaliação no ciclo de alfabetização?

Diagnóstica - Aponta os avanços e dificuldades, permitindo realizar intervenções com o intuito de reorientar as ações pedagógicas. Processual - Ocorre durante as práticas pedagógicas do cotidiano, nos momentos em que as situações de ensino/aprendizagem exigirem. Cumulativa - As competências e habilidades, atitudes e procedimentos estruturados e incentivados no processo se ampliam.

Formativa Permite acompanhar o processo de construção do conhecimento. Como também, do saber-fazer, saber- conviver e saber-ser. Participativa/ Emancipatória Cumpre a finalidade de despertar nos educandos sua emancipação e autonomia.

AVALIAÇÃO ESCOLAR… AVALIAÇÃO ESCOLAR… Artigo 24 da LDB 9394/96 V- a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. A avaliação na sala de aula tem que estar para além do autoritarismo” fundamentada numa concepção de conhecimento, sociedade e educação, que possibilite ampliar a compreensão do processo avaliativo para além da verificação. O autoritarismo da avaliação exclui ou ignora um fazer com a responsabilidade pelo aprender. Ela não é para dominar, não é para o professor, mas para a emancipação do aprendiz.[...] (LUCKESI 2000).

Para Hadji (2001), a passagem de uma avaliação normativa para a formativa, implica necessariamente uma modificação das práticas do professor em compreender que o aluno é, não só o ponto de partida, mas também o de chegada. Seu progresso só pode ser percebido quando comparado com ele mesmo: Como estava? Como está? As ações desenvolvidas entre as duas questões compõem a avaliação formativa. A avaliação precisa ser um processo. Ao avaliarmos um aluno, nós também estamos nos avaliando. Ela não pode ser seletiva, excludente, onde eu separo os melhores. Será que a forma que eu estou avaliando meu aluno é a forma que eu estou trabalhando na sala de aula?

Quais concepções de avaliação estão presentes na prática pedagógica de sua escola? DIAGNÓSTICA? CLASSIFICATÓRIA? EMANCIPATÓRIA?

A Verdade A Verdade A porta da verdade estava aberta, Mas só deixava passar Meia pessoa de cada vez. Assim não era possível atingir toda a verdade, Porque a meia pessoa que entrava Só trazia o perfil de meia verdade, E a sua segunda metade Voltava igualmente com meios perfis E os meios perfis não coincidiam verdade... Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta, Chegaram ao lugar luminoso Onde a verdade esplendia seus fogos. Era dividida em metades Diferentes uma da outra. Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. Nenhuma das duas era totalmente bela E carecia optar. Cada um optou conforme Seu capricho, sua ilusão, sua miopia. (Carlos Drummond de Andrade)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. 3 ed. São Paulo: Cortez, HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArTmed, LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, SAUL, Ana Maria A. Avaliação emancipatória, desafio á teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988.