ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Modelagem de Dados Aula 1.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Fundamentos da Administração
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Características e classificação das técnicas projetivas
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.
Oficina Reações Químicas
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita (Bolsista PIBIC) 1 ; LITTAIF, ALDO (Orientador) 2 1. Graduanda em Medicina - Campus Regional Sul 2. Programa de Ciências da Linguagem – Campus Regional Sul INTRODUÇÃO Nesta pesquisa, evidencia-se a importância do estudo semiótico dos diferentes tipos de linguagens na formação de diagnósticos médicos. Com base em tais princípios, reconhece-se a importância de se trabalhar processos não-verbais influenciados nas respostas da Anamnese. Analisam-se as estratégias clínicas que um profissional da saúde adotou em ‘Smoke & mirrors’ e também uma estratégia diferente: o não-dito sobre o que levou uma paciente de 3 anos a uma hemorragia na região abdominal, silenciado pelo irmão de 11 anos da paciente, com base na Semiótica Peirce sob a visão de Santaella (2001). OBJETIVO Estudar o modo como se constroem os sentidos dos signos verbais e não- verbais da paciente e seus familiares, que ficam implícitos (silenciados) na interação médico-paciente, no percurso em que o Dr. Ankeney traça até descobrir o que realmente sua paciente tem, e como a interpretação destes esses signos influenciaram o diagnóstico pleno. Logo, nosso interesse, neste artigo, não é estudar a doença em si da criança: deixamos isso para áreas específicas da saúde. METODOLOGIA ESTUDO DE CASO : Partiu-se de uma situação representacional de uma interação médico-paciente e médico-família. Adotou-se a metodologia de pesquisa de natureza qualitativa (cf. RAUEN, 2006). SUJEITO DA PESQUISA : Analisam-se as interações do sujeito principal, o Dr. Geoff Ankeney, protagonista de ‘Smoke & mirror’ da série ‘Diagnóstico X’, com base na hibridização das representações sígnicas entre palavras e imagens que compõem suas falas. ANÁLISE DOS DADOS A FACE DA INTERPRETAÇÃO A interpretação de um signo ou o que ele produz numa mente potencial é realizada levando-se em conta três degraus que o interpretante pode assumir: o imediato (PRIMEIRIDADE), o dinâmico (SECUNDIDADE) e o final (TERCEIRIDADE). INTERPRETANTE IMEDIATO (PRIMEIRIDADE): Gera um potencial de interpretação antes que o signo encontre uma mente atual, ‘trata-se de um interpretante em abstrato, ainda não efetivado, sendo, por isso mesmo, interno ao signo’ (SANTAELLA, 2002, p.129). O espectador, ao se deparar com este filme, produz um sentimento imediato anterior ao pensar “experiência desprovida da significação que os símbolos dão”. (ZAMPRONHA, 1996, p.26). Ou seja, o espectador acaba internalizando aquilo que o vídeo apresenta aos sentidos ao excitá-los, sem compromisso com qualquer objeto, sentimento ou significação. INTERPRETANTE DINÂMICO (SECUNDIDADE): Está relacionado a uma mente potencial interpretando o signo. Dentro dessa mente atual, há três subníveis de efeito que o signo causa ao atingir o intérprete dinâmico: o efeito EMOCIONAL, o efeito ENERGÉTICO e o efeito LÓGICO. INTERPRETANTE FINAL, ou a TERCEIRIDADE: Diz respeito às teorias de linguagens verbais e não-verbais, às leis convencionalizadas às anamneses e às formas de melhor aproximação com um paciente. Quanto mais o espectador tiver conhecimento sobre estes itens, melhor será sua compreensão de todos os métodos adotados pelo Dr. Ankeney no vídeo, porque estarão mais próximos da mensagem que o filme quer produzir. Esta categoria pode ser dita como o mediador entre o interpretante imediato e o interpretante dinâmico, porque quanto mais vasto for o conhecimento do espectador sobre procedimentos citados anteriormente, mais ampla e complexa será sua resposta ao primeiro e segundo item. CONCLUSÕES Os conceitos semiológicos adotados no trabalho deram conta das hipóteses de diagnósticos levantadas a partir dos enunciados materializados pelo Dr. Geoff Ankeney, durante todo o percurso das ações em ‘Smoke & mirrors’. Para Peirce, um signo, por ter uma natureza triádica, pode ser analisado: em si mesmo, nas suas propriedades internas; na sua referência àquilo que ele indica, àquilo que sugere, designa ou representa; e nos tipos de interpretação que ele tem o potencial de despertar nos seus usuários. BIBLIOGRAFIA RAUEN, FÁBIO JOSÉ. ROTEIROS DE PESQUISA. RIO DO SUL: NOVA ERA, SANTAELLA, LÚCIA. SEMIÓTICA APLICADA. SÃO PAULO: PIONEIRA THOMSON LEARNING, SILVA, ROSEMERI MAURUCI (E COLABORADORES). SEMIOLOGIA PARA O ESTUDANTE DE MEDICINA. TUBARÃO: EDITORA DA UNISUL, Apoio Financeiro: UNISUL