A rádio sobrevive até os dias atuais e é considerado meio de comunicação social de mais fácil acesso aos cidadãos de menor escolaridade. Por sua vez, a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE COLETIVA
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
GESTÃO DO PAIF.
Disciplina Sistemas de Informações em Transportes Sistema de Informações para Transporte Emergencial : Atendimento Pré-hospitalar Orientador Prof. Dr.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Prof. Dr° Vagner Custódio
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Profª Filomena Coser Marinho
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A ABORDAGEM DA SAÚDE PÚBLICA PARA A PESQUISA EM ACIDENTES DO TRABALHO: DA VIGILÂNCIA À PREVENÇÃO Stout NA. Safety Science 46 (2008) Profa. Dra.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
A primeira entrevista (teste piloto) foi realizada sobre o tema Prevenção de Acidentes na Infância pelo Prof. Especialista em reumatologia pediátrica Antônio.
Transcrição da apresentação:

A rádio sobrevive até os dias atuais e é considerado meio de comunicação social de mais fácil acesso aos cidadãos de menor escolaridade. Por sua vez, a necessidade de qualificar a audiência como instrumento formador que veicule efetivamente ações de Informação, Educação e Comunicação (IEC) voltadas para os cuidados à saúde, constitui ainda um desafio no acesso por parcela importante da população. Destaca-se o papel relevante destas ações, tanto em nível individual como coletivo, a promover mudanças de percepções e práticas, com impacto na redução de riscos e no reforço de atitudes favoráveis aos comportamentos protetores de saúde. Dentro deste contexto social, a radiodifusão se constitui em uma rica estratégia de comunicação, de histórica adesão popular e eficácia em função de suas características: agilidade, fácil acesso, portabilidade, participação popular, seletividade, vínculo domiciliar, fidelidade de público, reforço da cultura local, além de ser o veículo de maior audiência. Nesse sentido, este trabalho representa um projeto de intervenção de grupo de estudantes da Disciplina do Estágio Supervisionado em pediatria como estratégia fundamental de disseminação de informação em saúde, com foco na Saúde da criança e relacionada ao Estatuto dos Direitos da Criança (ECA), uma vez que permite levar para a comunidade a socialização dos conhecimentos essenciais à prevenção de doenças e a adoção de atitudes e hábitos promocionais de saúde. Busca-se ainda contribuir para a redução da morbi- mortalidade infantil no nosso meio. Desenvolver programa de radiodifusão de ações de Informação, Educação e Comunicação entre o Departamento de Pediatria da UFRN e a Rádio Globo de Natal (emissora de rádio de grande audiência comunitária), através de ciclos de entrevistas e debates sobre temas de relevância coletiva, envolvendo professores, estudantes e comunidade. Os caminhos percorridos compreenderam a busca de adesão das pessoas envolvidas no Depto de Pediatria (estudantes e professores) e profissionais da Rádio Globo de Natal, onde foram selecionados os temas e informações em saúde de relevância social a serem veiculadas à população. Através de entrevistas, o programa ao vivo Manhã da Globo, no horário de 11h e 30min, com duração média de 20 minutos, interage com a comunidade, sendo guiadas por perguntas norteadoras e pré-formuladas, de forma a seguir uma linha didática de interação, e acrescidas de perguntas formuladas pelo ouvinte, ao vivo, por via telefônica ou internet. A realização do primeiro programa (teste piloto) foi apresentada em seminário acadêmico e possibilitou ajustes na programação. A seleção do professor convidado é definida de acordo com seu perfil e afinidade com o tema em foco. O programa Manhã da Globo, apresentado pelo profissional de comunicação Duarte Jr., foi escolhido em função de sua atuação como prestador de serviço de relevância pública com participação popular, e ser veiculado em horário nobre (10 às 12h) e de grande audiência em todo o estado do Rio Grande do Norte. Para a programação e seleção dos temas e dos professores convidados considera-se as necessidades de saúde da criança, sugestões dos ouvintes e recomendações de estudantes e professores durante reuniões do Departamento de Pediatria da UFRN. A primeira entrevista (teste piloto) foi realizada sobre o tema Prevenção de Acidentes na Infância pelo Prof. Especialista em reumatologia pediátrica Antônio Sérgio Macedo Fonseca teve a duração de 20 minutos e contemplou ações de IEC nos seguintes aspectos: Importância do tema na realidade atual; Principais causas: obstrução de vias aéreas por corpo estranho, afogamentos, queimaduras, acidentes automobilísticos, envenenamentos, quedas, maus tratos; Cuidados iniciais no domicílio; Principais medidas preventivas; Telefones de utilidade pública: Centro de Informações Toxicológicas (CIT) e SAMU-192; Serviços de Pronto-socorros e Hospitais de referência. Apresentado em seminário acadêmico, este projeto ganhou visibilidade com a inserção deste programa no currículo de medicina que passa a contar com a participação de estudantes e professores nas ações de radiodifusão. A disseminação do conhecimento em saúde através da radiodifusão se constitui em um dos meios de maior impacto como estratégia de promoção. Pela sua adesão e participação popular, pode influenciar em mudanças de percepções e práticas de cuidado entre indivíduos ou grupos, na perspectiva de contribuir para a qualidade de vida da população. O rádio é potencialmente um veículo democrático, multidirecional, que possibilita a descentralização de informações e a criação de vínculos permanentes, sendo, por isso, espaço ideal para o diálogo em saúde, formação e educação permanente, no âmbito profissional e popular. 1.CUNHA, I. C. K. O. Gente cuidando de gente: a arte de cuidar pelas ondas de rádio. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 53, n. 3, p , jul./set., SILVA, M. J. P. O papel da comunicação na humanização da atenção à saúde. Bioética, Brasília, v. 10, n. 2, p.73-88, 2002.