LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

O Currículo na Educação Infantil
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
cenários e perspectivas.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Teorias Pós-críticas do Currículo
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Comunidades surdas, escolas e o trabalho de interpretes
RELATIVISMO ÉTICO.
Didática? Didáticas? Qual Didática?
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
As Múltiplas Faces da Pedagogia
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
AVALIAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
1ª Formação de Professores Coordenadores
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
A teoria pós-colonialista do currículo
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O LIVRO. O LIVRO DIDÁTICO TEM IDENTIDADE? A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTIONAMENTOS E INQUIETUDES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO.

O LIVRO DIDÁTICO = BAIXO PADRÃO DE QUALIDADE? CONSTITUI A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO? ELEMENTO PREDOMINANTE E DETERMINANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?

Qual é a qualidade dessa escolha? O professor está sendo acompanhado?

PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS SOCIOLOGIA Quant. de Livros Aprovados 14/2 Quant. de Editoras 2

PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Quant. de Livros Aprovados 15/3 Quant. de Editoras 3

PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS GEOGRAFIA Quant. de Coleções Aprovadas 18/14 Quant. de Editoras 8

PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Quant. de Coleções Aprovadas 24/19 Quant. de Editoras 11

EM OUTRAS PALAVRAS, SE TEMOS LIVROS “INADEQUADOS” NO MERCADO É PORQUE SÃO ACEITOS, SÃO CONSUMIDOS, SÃO ADOTADOS POR PARTE DOS PROFESSORES.

ESCOLHA = AÇÃO PEDAGÓGICA? ESCOLHA = TÉCNICA ?

O QUE NOS REPRESENTA O LIVRO?

COLETÂNEA DE ESTUDOS, DE PESQUISAS, DE VIVÊNCIAS DA SOCIEDADE...

COMO PODEMOS APOIAR OS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LD?

O LIVRO DIDÁTICO TEM UMA IDENTIDADE?

O LD PODE ENALTECER UMA PARCELA DA SOCIEDADE, PODE MASCARAR FATOS...

...

PRECISAMOS DESCONSTRUIR CERTOS ESTEREÓTIPOS...

Ex: Livro Sociologia - PNLD 2012 – pág 19 Livros Reprovados

“É por isso que a teoria social contemporânea sobre IDENTIDADE CULTURAL e social recusa-se a simplesmente descrever ou celebrar a diversidade cultural. A diversidade tampouco é um fato ou uma coisa. Ela é o resultado de um processo relacional histórico e discursivo de construção de diferença.”

“A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente fracasso escolar das crianças e jovens pertencentes a grupos étnicos e raciais considerados minoritários.”

LEI /2003 – ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

E O QUE É CURRÍCULO?

COMO DESCONSTRUIR O CONTEXTO RACIAL DO CURRÍCULO, COMO QUESTIONAR AS NARRATIVAS HEGEMÔNICAS DE IDENTIDADE QUE CONSTITUEM O CURRÍCULO?

NÃO PODE IMPROVISAR. TEMOS QUE DESFAZER A MENTALIDADE RACISTA DISCRIMINADORA SECULAR, SUPERANDO O ETNOCENTRISMO EUROPEU, REESTRUTURANDO RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E SOCIAIS, DESALIENANDO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS...

ALGUNS DEFENDEM ABOLIR O USO DO LIVRO DIDÁTICO, MAS COMO CONDUZIR O ENSINO SEM UTILIZAÇÃO DE TEXTOS?

A ATITUDE DE NEGAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO EXIGE A ORGANIZAÇÃO E/OU A REPRODUÇÃO DE TEXTOS ALTERNATIVOS OU A UTILIZAÇÃO DE OUTROS LIVROS...

E A ATITUDE DE UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O LIVRO DIDÁTICO?

ACABA FORMANDO UMA CONCEPÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE ÚNICA, INQUESTIONÁVEL DE CONHECIMENTOS.

E PROFESSORES TORNAM-SE SUBMISSOS AO LIVRO E ÀS “VERDADES” POR ELE TRANSMITIDAS.

EXEMPLO: INSEGURANÇA DOS PROFESSORES AO CONSTATAR, CRITICAR E MESMO DETECTAR ERROS CONCEITUAIS NOS TEXTOS E ATIVIDADES.

SE O LIVRO DIDÁTICO É UMA DAS FONTES DE CONHECIMENTO, COMO TODA E QUALQUER FONTE POSSUI UMA HISTORICIDADE ELA CONTEMPLAR INÚMEROS QUESTIONAMENTOS.

Temos que ter a rebeldia e a ousadia contra a submissão exclusiva ao livro didático. A formação de sujeitos livres, cidadãos do mundo, requer uma atitude de respeito para com o mundo, para com o conhecimento produzido, mas também de crítica! Prof. André Luiz