LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
QUESTIONAMENTOS E INQUIETUDES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO.
O LIVRO DIDÁTICO = BAIXO PADRÃO DE QUALIDADE? CONSTITUI A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO? ELEMENTO PREDOMINANTE E DETERMINANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?
Qual é a qualidade dessa escolha? O professor está sendo acompanhado?
PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS SOCIOLOGIA Quant. de Livros Aprovados 14/2 Quant. de Editoras 2
PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Quant. de Livros Aprovados 15/3 Quant. de Editoras 3
PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS GEOGRAFIA Quant. de Coleções Aprovadas 18/14 Quant. de Editoras 8
PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Quant. de Coleções Aprovadas 24/19 Quant. de Editoras 11
EM OUTRAS PALAVRAS, SE TEMOS LIVROS “INADEQUADOS” NO MERCADO É PORQUE SÃO ACEITOS, SÃO CONSUMIDOS, SÃO ADOTADOS POR PARTE DOS PROFESSORES.
ESCOLHA = AÇÃO PEDAGÓGICA? ESCOLHA = TÉCNICA ?
O QUE NOS REPRESENTA O LIVRO?
COLETÂNEA DE ESTUDOS, DE PESQUISAS, DE VIVÊNCIAS DA SOCIEDADE...
COMO PODEMOS APOIAR OS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LD?
O LIVRO DIDÁTICO TEM UMA IDENTIDADE?
O LD PODE ENALTECER UMA PARCELA DA SOCIEDADE, PODE MASCARAR FATOS...
...
PRECISAMOS DESCONSTRUIR CERTOS ESTEREÓTIPOS...
Ex: Livro Sociologia - PNLD 2012 – pág 19 Livros Reprovados
“É por isso que a teoria social contemporânea sobre IDENTIDADE CULTURAL e social recusa-se a simplesmente descrever ou celebrar a diversidade cultural. A diversidade tampouco é um fato ou uma coisa. Ela é o resultado de um processo relacional histórico e discursivo de construção de diferença.”
“A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente fracasso escolar das crianças e jovens pertencentes a grupos étnicos e raciais considerados minoritários.”
LEI /2003 – ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
E O QUE É CURRÍCULO?
COMO DESCONSTRUIR O CONTEXTO RACIAL DO CURRÍCULO, COMO QUESTIONAR AS NARRATIVAS HEGEMÔNICAS DE IDENTIDADE QUE CONSTITUEM O CURRÍCULO?
NÃO PODE IMPROVISAR. TEMOS QUE DESFAZER A MENTALIDADE RACISTA DISCRIMINADORA SECULAR, SUPERANDO O ETNOCENTRISMO EUROPEU, REESTRUTURANDO RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E SOCIAIS, DESALIENANDO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS...
ALGUNS DEFENDEM ABOLIR O USO DO LIVRO DIDÁTICO, MAS COMO CONDUZIR O ENSINO SEM UTILIZAÇÃO DE TEXTOS?
A ATITUDE DE NEGAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO EXIGE A ORGANIZAÇÃO E/OU A REPRODUÇÃO DE TEXTOS ALTERNATIVOS OU A UTILIZAÇÃO DE OUTROS LIVROS...
E A ATITUDE DE UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O LIVRO DIDÁTICO?
ACABA FORMANDO UMA CONCEPÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE ÚNICA, INQUESTIONÁVEL DE CONHECIMENTOS.
E PROFESSORES TORNAM-SE SUBMISSOS AO LIVRO E ÀS “VERDADES” POR ELE TRANSMITIDAS.
EXEMPLO: INSEGURANÇA DOS PROFESSORES AO CONSTATAR, CRITICAR E MESMO DETECTAR ERROS CONCEITUAIS NOS TEXTOS E ATIVIDADES.
SE O LIVRO DIDÁTICO É UMA DAS FONTES DE CONHECIMENTO, COMO TODA E QUALQUER FONTE POSSUI UMA HISTORICIDADE ELA CONTEMPLAR INÚMEROS QUESTIONAMENTOS.
Temos que ter a rebeldia e a ousadia contra a submissão exclusiva ao livro didático. A formação de sujeitos livres, cidadãos do mundo, requer uma atitude de respeito para com o mundo, para com o conhecimento produzido, mas também de crítica! Prof. André Luiz