UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi
Introdução A necessidade das organizações terem alguém que conduza suas operações presentes e futuras fez surgir a figura do administrador, de inicio um prático hábil e hoje um profissional diplomado.
A organização fez surgir a profissão de administrador Desde a antiguidade, passando pelo Império Romano, e depois pela Revolução Industrial, onde na metade do século XIX, propiciou a criação de grandes empresas particulares, como estradas de ferro, tecelagens, banco e siderúrgicas.
O que faz um Administrador? Os administradores sempre existiram, porem com características diferentes ao longo da historia, mudando à proporção que as organizações se alteravam, até chegar ao profissional da atualidade. Mesmo hoje suas funções não se tornaram claras, ficando ainda mais complicadas com a variedade de termos com significados imprecisos, como chefe, gerente e executivo.
CLASSIFICANDO OS ADMINISTRADORES Alta Administração (diretores) Média Administração (gerentes médios) Administração operacional ou de primeira linha (supervisores) Funcionários operacionais
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO Conforme Eunice Lacava (1990) Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária; A necessidade de administrar surge no confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, restrições ambientais entre outros.
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO Quanto maior o nível de complexidade de atividade definida pelo grupo formal, maior a necessidade de se aprofundar nos conhecimentos da ciência administrativa; A administração não está confinada apenas às fábricas, lojas, escolas ou hospitais. Até mesmo um núcleo familiar requer administrar
O que é Administração? De acordo com Eunice Lacava (1990) A palavra Administrar tem vários significados. O próprio dicionário Aurélio aponta essa multivariedade de significado, como: gerir, ministrar, conferir. Administrar é aquele em quem ele é visto como um processo integrativo fundamental, buscando a obtenção de resultados específicos.
De acordo com Chiavenato (1993) Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorram dentro de uma organização. Administração é algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administração, as empresas jamais teriam condições de existir e crescer.
Necessidade da Administração Mudança no estilo de administrar do inicio do século XX para hoje (administração rígida, o próprio dono administrava, eram donos absolutos das decisões etc.); Autoridade de cima para baixo; Atividades principais (mandar fazer e controlá-las com rigor);
Necessidade da Administração A administração é necessária quando a empresa chega a determinado tamanho e complexidade, onde o proprietário sozinho não consegue administrar.
Conforma Lacombe (2003), a Administração existe porque um padrão de vida satisfatório(requer) alto padrão de consumo(requer) alto nível de produção(requer) alta produtividade(requer) especialização(requer) divisão do trabalho(requer) troca de bens e serviços produzidos pelos especialistas(requer) vida em grupo (requer) liderança (requer) organização(requer) xxxxxxxADMINISTRAÇÃOxxxxxx
Qual a importância de conhecer as teorias? O próprio conteúdo do estudo da Administração varia enormemente de acordo com a teoria e a escola considerada; Cada uma deu a sua contribuição para o estudo da Administração, de acordo com a figura1.1.
O ESTADO ATUAL DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Todas as teorias administrativas apresentadas são válidas, embora cada qual valorize apenas uma ou algumas das cinco variáveis básicas; Na realidade, cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. E, todas foram bem sucedidas ao apresentarem soluções para tais problemas.
O ESTADO ATUAL DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Portanto, o administrador precisa conhecê-los bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas para cada situação; Exemplos: A indústria automobilística utiliza na sua linha de montagem os mesmos princípios de Administração Científica;
Em sua estrutura organizacional, utiliza os mesmos princípios das teorias clássica e neoclássica; Sua organização empresarial como um todo pode ser explicada pela teoria da burocracia; Seus supervisores são preparados segundo a abordagem da teoria das relações Humanas;
Os gerentes se preocupam com a teoria do Comportamento Organizacional; Os dirigentes da área de Recursos Humanos, com a Teoria do Desenvolvimento Organizacional; As relações desse tipo de empresa com a sua comunidade são consideradas sob o prisma da Teoria Estruturalista e Neo-Estruturalista e da Teoria de Contingência.
Na Atualidade A TGA estuda a administração de empresas e demais tipos de organizaçao do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis principais, cada qual objeto específico de estudo por parte de uma ou mais correntes da teoria administrativa.
As cinco variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente, constituem os principais componentes da administração de empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes.
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO Figura 2.1 A reorganização do êxodo; Tabela – Cronologia dos principais eventos dos primórdios da administração; página 26, 27 e 28.