UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Geral Professora : Cláudia Araújo claudia
Advertisements

Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
O Público e o Privado na Economia Contemporânea Professor: Dr. Rinaldo Ribeiro Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.
Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA As mudanças na estrutura organizacional existem para satisfazer a necessidades,
Estrutura Organizacional
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
CUSTOS DE PRODUÇÃO FORMULAS.
Introdução à Administração
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo.
Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
Gestão de pessoas Evolução, forma e processos Prof. Adm. Leandro Somma.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Comportamento Respondente
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Psicologia aplicada ao trabalho
Teoria Geral de Sistemas
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS Professora Ana Paula Soares.
Fundamentos da Administração
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Fundamentos da Administração
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Tema 12 – LIDERANÇA - CONCEITO MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru in TGA – pág. 325 – 2ª. Edição Editora Atlas, SP: LIDERANÇA: DE QUE SE TRATA?  Liderança.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Teoria da Burocracia.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
ADMINISTRAÇÃO BÁSICA.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Introdução Gerência de Redes PROFESSOR – RENATO WILLIAM, MSC – IFCE – CAMPUS CEDRO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – S3.
Transcrição da apresentação:

UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi

Introdução A necessidade das organizações terem alguém que conduza suas operações presentes e futuras fez surgir a figura do administrador, de inicio um prático hábil e hoje um profissional diplomado.

A organização fez surgir a profissão de administrador  Desde a antiguidade, passando pelo Império Romano, e depois pela Revolução Industrial, onde na metade do século XIX, propiciou a criação de grandes empresas particulares, como estradas de ferro, tecelagens, banco e siderúrgicas.

O que faz um Administrador?  Os administradores sempre existiram, porem com características diferentes ao longo da historia, mudando à proporção que as organizações se alteravam, até chegar ao profissional da atualidade.  Mesmo hoje suas funções não se tornaram claras, ficando ainda mais complicadas com a variedade de termos com significados imprecisos, como chefe, gerente e executivo.

CLASSIFICANDO OS ADMINISTRADORES Alta Administração (diretores) Média Administração (gerentes médios) Administração operacional ou de primeira linha (supervisores) Funcionários operacionais

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO Conforme Eunice Lacava (1990) Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária; A necessidade de administrar surge no confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, restrições ambientais entre outros.

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO Quanto maior o nível de complexidade de atividade definida pelo grupo formal, maior a necessidade de se aprofundar nos conhecimentos da ciência administrativa; A administração não está confinada apenas às fábricas, lojas, escolas ou hospitais. Até mesmo um núcleo familiar requer administrar

O que é Administração? De acordo com Eunice Lacava (1990) A palavra Administrar tem vários significados. O próprio dicionário Aurélio aponta essa multivariedade de significado, como: gerir, ministrar, conferir. Administrar é aquele em quem ele é visto como um processo integrativo fundamental, buscando a obtenção de resultados específicos.

De acordo com Chiavenato (1993) Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorram dentro de uma organização. Administração é algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administração, as empresas jamais teriam condições de existir e crescer.

Necessidade da Administração Mudança no estilo de administrar do inicio do século XX para hoje (administração rígida, o próprio dono administrava, eram donos absolutos das decisões etc.); Autoridade de cima para baixo; Atividades principais (mandar fazer e controlá-las com rigor);

Necessidade da Administração A administração é necessária quando a empresa chega a determinado tamanho e complexidade, onde o proprietário sozinho não consegue administrar.

Conforma Lacombe (2003), a Administração existe porque um padrão de vida satisfatório(requer) alto padrão de consumo(requer) alto nível de produção(requer) alta produtividade(requer) especialização(requer) divisão do trabalho(requer) troca de bens e serviços produzidos pelos especialistas(requer) vida em grupo (requer) liderança (requer) organização(requer) xxxxxxxADMINISTRAÇÃOxxxxxx

Qual a importância de conhecer as teorias? O próprio conteúdo do estudo da Administração varia enormemente de acordo com a teoria e a escola considerada; Cada uma deu a sua contribuição para o estudo da Administração, de acordo com a figura1.1.

O ESTADO ATUAL DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Todas as teorias administrativas apresentadas são válidas, embora cada qual valorize apenas uma ou algumas das cinco variáveis básicas; Na realidade, cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. E, todas foram bem sucedidas ao apresentarem soluções para tais problemas.

O ESTADO ATUAL DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Portanto, o administrador precisa conhecê-los bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas para cada situação; Exemplos: A indústria automobilística utiliza na sua linha de montagem os mesmos princípios de Administração Científica;

Em sua estrutura organizacional, utiliza os mesmos princípios das teorias clássica e neoclássica; Sua organização empresarial como um todo pode ser explicada pela teoria da burocracia; Seus supervisores são preparados segundo a abordagem da teoria das relações Humanas;

Os gerentes se preocupam com a teoria do Comportamento Organizacional; Os dirigentes da área de Recursos Humanos, com a Teoria do Desenvolvimento Organizacional; As relações desse tipo de empresa com a sua comunidade são consideradas sob o prisma da Teoria Estruturalista e Neo-Estruturalista e da Teoria de Contingência.

Na Atualidade A TGA estuda a administração de empresas e demais tipos de organizaçao do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis principais, cada qual objeto específico de estudo por parte de uma ou mais correntes da teoria administrativa.

As cinco variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente, constituem os principais componentes da administração de empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes.

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO Figura 2.1 A reorganização do êxodo; Tabela – Cronologia dos principais eventos dos primórdios da administração; página 26, 27 e 28.