Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Advertisements

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
Conclusão de Umberto Eco Mas por agora o que nos interessava ressaltar era como um indivíduo normal, posto diante de um problema tão espontâneo e natural.
O Projeto Político Pedagógico é...
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A língua de Eulália Capítulo 7: “Verbo pra que te quero” Grupo: Lilian
Retomando rotina Sr. Sigma. Umberto Eco: Com o que deve se ocupar um livro sobre o conceito de signo?
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
“Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao acaso ou por ouvir dizer. Quem a sugere deve saber o que está sugerindo.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Trabalhando com produção textual
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Ensino tradicional.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
PIBID PEDAGOGIA – Área Letramento e Educação Infantil Nome do bolsista: Ewelyn Sampaio Cardoso Professora coordenadora do Subprojeto: Patrícia Moura.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala

Ensino de Língua Portuguesa Como era quando eu estudava Como é hoje Como eu imagino que deve ser Como os “regulamentos” educacionais/teóricos imaginam que deve ser

Objetivos do Ensino Fundamental Expressar-se em diferentes situações Saber expressar-se de diferentes maneiras Conhecer e respeitar as variedades lingüísticas do português falado Saber distinguir e compreender o que dizem diferentes gêneros de texto Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento

Objetivos do Ensino Fundamental Ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um texto, organizar notas sobre esse texto, fazer roteiros, resumos, índices e esquemas Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais Ser capaz de identificar e analisar criticamente os usos da língua como instrumento de divulgação de valores e preconceitos de raça, etnia, gênero, credo ou classe.

Conceitos básicos Os conceitos não são únicos e unânimes. O que é científico para um não é para outro. O conceito de ciência é polivalente. Não existe homogeneização no entendimento do fenômeno da linguagem. Há proliferação de definições e conceitos tanto quanto de teorias.

Conceitos básicos Pobre do professor: náufrago no mar de inúmeros conceitos. Tradição gramatical é vilã (pergunta) Fazer a “ponte” – tarefa do professor Metalinguagem mais atual Prescrição e descrição (modalidade escrita culta) Qualquer descrição é sempre um recorte da realidade

Conceitos básicos Tratamento metalingüístico voltado para o funcionamento da língua de forma a incluir os sujeitos falantes, a situação espaço-temporal e a própria língua. Faz parte da tradição científica dar apenas respostas parciais a um fenômeno. Ex: /kaza/ casa (sujeito, núcleo de um sintagma, substantivo ou está no singular)

Conceitos básicos A falta é constitutiva ao objeto língua. A heterogeneidade se coloca na ordem do dia. Não a fidelidade a um modelo teórico. Problemas da realidade escolar: alunos que não lêem, que não produzem gestos de interpretação, que não estipulam relações entre os sistemas gráficos e fônicos...

Conceitos básicos Ciência estéril Sujeito: uno, centrado, logocêntrico Sujeito: clivado, múltiplo, cindido, contradito. Técnicas para “aplicar” em suas aulas Existe diferença entre professor/educador Professor: sujeito-suposto-saber (p. 24)

Conceitos básicos Pesquisas (LA): O que professor precisa saber para ensinar determinados “conteúdos”. Interação entre professor-aluno em sala. Professor em situação de escrita. Mudar crenças e atitudes de professores com foco na orientação reflexiva. Discurso do professor. Identidade do professor.

Conceitos básicos Privilégio da leitura e da produção escrita Gêneros textuais Contradições (CORACINI, p ) Lingüística Textual e Pragmática: intenções do autor (consciente) e expectativas do leitor (competente) LA deve trazer “soluções” para os problemas de ensino-aprendizagem

Conceitos básicos Supervalorização da teoria LA como disciplina menor Sentimento de impotência, frustração e desconhecimento dos professores e ao mesmo tempo poder (CORACINI, p. 37) Prática redutora e a teoria não leva em conta a realidade da sala de aula (pergunta)

Conceitos básicos Não é preciso prescrever uma metodologia. A aprendizagem não é controlável. Desentendimentos e forças centrífugas e centrípetas. Não é um processo só cognitivo, mas depende da história de vida, do momento histórico-social, das práticas que vivenciamos.

Conceitos básicos Técnicas de subjetivação (processos heterogêneos que “moldam” o eu) (p.40) Visão idealista e logocêntrica – nos frustra. O que dizem S2, S3 e S4 Não existe transparência, não existe controle de si e dos outros, nem verdade absoluta.

Conceitos básicos Voltando as origens...LA Perguntas: 2 Pergunta 3 - é pertinente? Pergunta 4 Pergunta 5 – é pertinente ? É parcialmente pertinente ? Tente reformulá-la… Pergunta 6 – a distinção ainda é válida ? Pergunta 10