Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
Localização da Empresa
Localização da Empresa
Administração da Produção
Aula 3 Planejamento de Localização e Capacidade
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações
LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino
LOCALIZAÇÃO Razões para estar onde está Riscos/Custos da ruptura Em serviços e vendas no varejo; Em operações de produção de bens; Caso Euro Disney.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Comportamento compra–Empresa ● As organizações empresariais não se limitam a vender. Elas também compram vastas quantidades de matérias-primas, componentes.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Localização de instalações
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Aula 7-Planejamento Estratégico
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Gestão Estratégica de Custos
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capitalista Socialista Misto
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gerando modelos de negócio com ajuda de canvas Modelo de Alexander Osterwalder.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Rede de Operações Professor: Marcelo Dultra Componentes: Adriane
- Orçamento de Produção
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
1 Factores de Produção
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
O setor externo Aula 11.
Localização de empresas logística Professor: Francisco Del Ducca Corrêa Ano: 2009.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Canais de Distribuição
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait. Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait Gestão da Cadeia de Suprimentos A Gestão da SC pode ser.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
PESQUISA OPERACIONAL PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO II **Construção de Modelos de Programação Linear I** Profa. Vitória Pureza 1º Semestre Aula 2.
SITUAÇÕES DE DEMANDA DEMANDA NEGATIVA *Grande parte do mercado não gosta do produto e pagaria para evitá-lo. Ex: cirurgias, serviços funerários, ex-presidiários.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti

Lord Seif, chefe da Marks and Spencer: “Há três coisas importantes em vendas no varejo: localização, localização e localização.” Importância da localização

Euro Disney Vídeo

Áreas de Decisão no Projeto da Rede de Operações Integração vertical Projeto da rede de operações Gestão de capacidade produtiva a longo prazo Localização das operações produtivas Comprar ou Fazer? Onde? Quanto?

Fatores do lado do fornecimento e da demanda que influem nas decisões de localização Fatores do lado do fornecimento Que variam de forma a influenciar o custo à medida que a localização varia Fatores do lado do fornecimento Que variam de forma a influenciar o custo à medida que a localização varia Custos da mão-de-obraCustos da mão-de-obra Custos da terraCustos da terra Custos de energiaCustos de energia Custos de transporteCustos de transporte Fatores da comunidadeFatores da comunidade Operaçãoprodutiva Fatores do lado da demanda Que variam de forma a influenciar os serviços / receitas dos clientes à medida que a localização varia Qualificações da mão-de-obraQualificações da mão-de-obra Adequação do localAdequação do local ImagemImagem Conveniência para os clientesConveniência para os clientes (por exemplo, rapidez e confiabilidade)

Objetivos de uma decisão de localização Busca-se o equilíbrio entre: –Custos que se alterem em função da localização; –Capacidade de prestar serviços adequados aos clientes; –Potencial de receita da operação.

Salários variáveis em diferentes países, regiões, etc. Dois fatores: - Produtividade de mão de obra. - Taxa de cambio entre as moedas dos países. Custos da mão-de-obra em $ por Hora Alemanha Suíça Bélgica Noruega Holanda Dinamarca Japão Suécia EUA França Grã-Bretanha Irlanda Custos de salários por hora Custos de não-salários (encargos) Brasil

Custos da aquisição o aluguel de um terreno variam entre países, cidades e bairros. CUSTOS DE ENERGIA Disponibilidade de energia relativamente barata Custos da terra

Dos insumos: desde a sua fonte até o local da operação. Dos bens: do local de produção até os clientes. Custos de transporte

Impostos locais. Restrições de movimentação de capital. Assistência de planejamento do governo. Assistência financeira do governo. Estabilidade política. Restrições ambientais, língua, etc. Fatores de comunidade

As habilidades de mão de obra local podem ter um efeito na reação do cliente aos produtos ou serviços que a operação produz. Habilidade da mão-de-obra

Locais diferentes provavelmente tem características intrínsecas diferentes que podem afetar a habilidade de uma operação em atender seus clientes e gerar receitas. Adequação do local em si

Alguns locais estão firmemente associados nas mentes dos consumidores com uma imagem específica. Imagem do local

Esforço que os clientes devem despender para usar a operação e, por tanto, sua receita. Rapidez e confiabilidade. Conveniência para os clientes

Escolha da região/país onde deve ser localizada a operação. Mundo Todo. Globalização. Níveis de decisão de localização

Fatores para decisões de escolha local

Região global Sub-Região Comunidade Local específico Região do mundo ou país País ou região de país Cidade Endereço Nível hierárquico DecisãoFatores principais Potencial de mercado Custos operacionais Estabilidade política Acaitação cultural Adequação ao clima e temperatura Infra-estrutura global de utilidades e serviços Custos de transporte Impostos e incentivos Custos e disponibilidades de insumos materiais e humanos Legislação e incentivos fiscais regionais Legislação trabalhista (estabilidade, flexibilidade) Protecionaismo Infra-estrutura interna de utilidades e serviços Potencial de mercado Acesso a mercados Custos e disponibilidade de insumos materiais e humanos Legislação e incentivos fiscais locais Atitude da comunidade Disponibilidade de locais; custo do espaço Infra-estrutura local de utilidades e serviços Fatores referentes a qualidade de vida Acesso a infra-estrutura de transporte Acesso a mercados locais Características do endereço (ambiente físico e de negócio) Infra-estrutura micro local de utilidades e serviços Custo do espaço; disponibilidade para expansão Impostos territoriais Incentivos locais (fiscais ou outros) Fatores referentes a qualidade de vida