Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Advertisements

PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Diante da necessidade de promover o conhecimento sobre si para compartilhar e viver em Sociedade e sobre a importância do auto conhecimento para se respeitar,
PROJETO: DIA DAS MÃES.
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Figura 1. Produ ç ão discente que obteve nota 9,0 em avalia ç ão indireta. Figura 2. Produ ç ão discente que obteve nota 8,0 em avalia ç ão indireta.Figura.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO Primavera do Leste.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Educação Híbrida na Escola.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
PEAD Ludicidade e Educação
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Orientações Construção Manual de Cartilha Informativa
Leitura e Documentação
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Programação Formação Continuada 2016
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica
Informações importantes
Plano de Ensino Plano de aula
Universidade Federal do Espírito Santo
Informações importantes
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
“PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
A utilização do debate como estratégia de ensino/aprendizagem
Apresentando um plano de trabalho!!!
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Tema Números..
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica Izabel Cristina Barbosa 1.
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Plano de Ensino Plano de aula
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Plano de Aula de Substituição
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROJETO: MATEMÁTICA NA PRÁTICA
Matemática na Prática.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Atividade Continuada e Final Desenho de Proposta Principais atividades e Diagnóstico Organizacional da Empresa Metodologia a ser utilizada Publico trabalhado.
Transcrição da apresentação:

Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO

 Palavras-chave:  Brincadeiras-Texto poético- Valores e atitudes.

Essa atividade é destinada a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, podendo se adaptada para as séries menores. O objetivo dessa atividade é conhecer e reconhecer textos poéticos e desenvolver a agilidade e a concentração. Será utilizado um feedback para levantamento do que os alunos já sabem sobre o assunto e a partir daí produzir um texto poético com a turma, utilizando a brincadeira como mediadora do processo de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER RIMAS; Desenvolver agilidade e concentração no campo da escrita; Trabalhar a linguagem escrita, ortografia e vocabulário; Produzir um texto poético;

Conteúdos: Conceituais: Ortografia e vocabulário; Texto poético e rimas; Procedimentais: - Elaboração de combinados para a brincadeira; -Realização da brincadeira; -Produção de texto com ilustração acerca da brincadeira; Atitudinais; Esforço, atenção, perspicácia e espírito de equipe;

Motivação (síncrese)  Escuta da música “Aquarela” e leitura do texto da música, chamando atenção para o texto poético; Desenvolvimento (análise)  - Elaboração das regras e combinados para a brincadeira; apresentação da brincadeira “Rima com Rima” (segue em anexo); realização da brincadeira; Atividade final (síntese)  Produção de um poema, utilizando algumas palavras que apareceram na brincadeira;

SOM; -CD; PAPEL; LÁPIS;

Inicial: Observação da participação na motivação e na escuta da música; Formativa: Observação no conhecimento prévio sobre o assunto e na capacidade de seguir regras e combinados; Final: Observação no texto produzido e na participação coletiva da construção da atividade. Auto avaliação da aula.

 Essa atividade é válida no sentido de ser lúdica e exigir além dos conteúdos conceituais, também os procedimentais e atitudinais.  Ela também traz claramente a forma de avaliação a ser utilizada os meios de avalição, dessa forma as crianças retomarão os conteúdos propostos com clareza nos objetivos facilitando o entendimento da mesma.

 QUEIROZ, Tânia Dias, MARTINS, João Luis. Pedagogia Lúdica: jogos e brincadeiras de A a Z. São Paulo: Rideel, 2002.

Anexo: