PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Advertisements

Secretaria Nacional de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social O Serviço Especializado em Abordagem Social e a construção de vínculos.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016.
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
→ Atos infracionais → Medidas Sócio-Educativas. Atos infracionais Conceituação : CRIANÇAADOLESCENTE Até 12 anos12 a 18 anos Pratica ato infracional (não.
Estatuto do Idoso como ferramenta de combate a violação de direitos
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
1.º Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais 1.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Subsecretaria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres Presidência da República “A SPM e as Politicas.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
Conselho de Direitos – Competências. Orgão administrativo, não jurisdicional, permanente e autônomo, colegiado, criado pelo ECA, com o dever de zelar.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
O Jornalismo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – SETAS Superintendência de Políticas de Assistência Social –
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
FLUXO DA REDE DE SERVIÇOS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL DE FOZ DO IGUAÇU EDINALVA SEVERO.
Prof.: Eliandra Feitosa
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.
Acolhimento Institucional Amparo da Juventude. n n “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade,
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
MINISTÉRIO DA SAÚDE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUS/BRASIL 2004.
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Transcrição da apresentação:

PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof. Dr. Marcelo Moreira Neumann

DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA Vitimização = Micro poder social Vitimação = Macro poder social

POLÍTICAS PÚBLICAS X POLÍTICAS SOCIAIS Estratégias: POLÍTICAS BÁSICAS POLÍTICAS DE ATENÇÃO POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS POLÍTICAS SOCIOEDUCATICAS POLÍTICAS PUNITIVAS/ RESTAURATIVAS POLÍTCAS DE CONTROLE

Semi liberdade Internação Educação Prestação de Serviços à Comunidade Colocação Familiar Acolhimento Institucional Tratamento Especializado CRAS - Renda Mínima Apoio Sócio- Famíliar Reinserção Escolar Apoio Temporário Busca desaparecidos Atendimento Integrado ao Infrator Reparação de Danos Alimentação Habitação Saúde Cultura Profissionalização Lazer Núcleo Psico- Jurídico- Social ESCOLA CONSELHO TUTELAR JUIZADO Tratamento Drogadição Serviços de acompanham ento às Vítimas Maus-Tratos Guarda/Tutela/ Adoção Esporte FAMÍLIA

EDUCAÇÃO Discutir a questão da sexualidade com crianças e adolescente, sem uma perspectiva repressora, asséptica ou moral; Incluir os direitos da criança e do adolescente no currículo escolar; Desenvolver pesquisas e estudos sobre as violações dos direitos da criança e do adolescente,em especial o abuso e a exploração sexual.

SAÚDE Efetivar a cultura da notificação compulsória junto aos seus profissionais; Oferecer sensibilização e formação; Desmitificar o “medo” de se comprometer com o outro; Acompanhar os casos de riscos; Articular com outros serviços, especialmente aqueles de outras áreas; Garantir serviços de acompanhamento para casos de comprometimento da saúde mental como o CAPS- Infantil, CAPS-AD; Ministrar o coquetel anti-virais nos casos de conjunção carnal; Garantir abortamento nos casos de estupro comprovado; IML – Humanizar os profissionais visando a não revitimização.

JUSTIÇA Garantir a escuta não-revitimizante nos espaços da Vara da Infância e Juventude ou programa especializado; Qualificação de todos os setores da justiça, começando pelas delegacias; Orçamento para a contratação de mais técnicos; Melhores condições de trabalho como a infraestrutura e instrumentos de avaliação; Discutir os crimes sexuais e o fundamento das sentenças. Moral X Ética

D IREITOS H UMANOS E C IDADANIA PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; Análise da Situação: Pesquisas e estudos Mobilização e Articulação: Campanha 18 de maio, Carnaval e grandes eventos, revisão do Plano Nacional, etc. Prevenção: Formação de diversos segmentos sociais ( Conselheiro Tutelar, Sindicalistas, Trabalhadores do Setor Hoteleiro, etc) Atendimento: Fortalecimento de boas práticas ; Notificação: Disque 100 Protagonismo infanto-juvenil: Fortalecimento de boas práticas.