ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: 2377922 GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: 7962031 LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: 8059059 PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
A Metodologia de Estudo do Meio no Ensino Fundamental e Médio Prof. Orlando Ferretti (MEN/CED UFSC)
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
O ENSINO DA FÍSICA COM ENFOQUE CTS E CTSA
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
Reunião dos Fóruns de Graduação e das Licenciaturas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: uma metodologia para formação de cidadãos Palestrante: Rogério.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Materiais Didáticos no Ensino de Química Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Jéssica Anderson.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Transcrição da apresentação:

ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS Ciência, tecnologia e sociedade Metodologia de Pesquisa e Redação Científica

Número de artigos por revista Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis

Ciência e Cognição

Publicações por ano

Quantidade total de artigos por revista

Primeiro artigo Título: Professor de Matemática: saber em formação movente Autores: Roselaine Machado Albernaz e Cynthia Farina Revista: Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis Edição: V. 7, n.1, 2010 Site: w/ v7n1p302/ w/ v7n1p302/13098

Objetivo  Problematizar os descompassos e as novas solicitações que fazem aos professores sobre os novos riscos e desafios no ensino nos dias atuais.

Metodologia  Partindo de um conto o texto enfatiza a formação dos professores.  Conto: mistura de realidade e ficção.  Indagações sobre os processos de formação do saber através da historia.  Refletir sobre sua formação e o que acredita ser a verdade.  Sociedade globalizada, capitalismo mundial integrado.  Estar conectado, ter acesso instantâneo a todo tipo de informação.  Multiplicidade de possibilidades, novas mídias e tecnologias.

Resultado  Disponibilizar outras formas de se pensar a formação dos professores e a integração de outros campos do conhecimento.

Conclusão  A formação e os saberes que constituem o professor mais suas experiências, no que se passa em seu entorno e o afeta, possibilita inventar outras formas de se relacionar, tornando os professores mais abertos e sensíveis aos acontecimentos da própria sala de aula e como trabalhar a matemática e produzir sentido no ensino e aprendizado no cotidiano escolar.

Segundo artigo Título: Análise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos Autores: Vânia Gomes Zuin, Denise e de Freitas, Márcia R. G. de Oliveira, Christiana Andréa Vianna Prudêncio Revista: Ciência e Cognição Edição: V. 3, n.1, p , 2008 Site: /view/692/469 /view/692/469

 Produção de materiais didáticos para ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Objetivo

Metodologia  O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) oferece kits didáticos que busca acompanhar a tendência educacional do movimento de inovação curricular CTS.

Resultado  A utilização dos kits em sala de aula, principalmente os kits de biologia e química, cujo foram os mais procurados pelos professores, mostra simplicidade de o aluno entender o conteúdo didático na prática.

Conclusão  Os novos materiais didáticos estimulam melhor entendimento disciplinar do aluno, além de estimular o trabalho em grupo científico não padrão, ou seja, fora do campo acadêmico, voltada a perspectiva CTS.

Terceiro artigo Título: Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio Autores: Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira, Walter Antônio Bazzo. Revista: Ciência & Educação Edição: V.13, n. 1, p.71-84, 2007 Site: &script=sci_arttexthttp:// &script=sci_arttext

Objetivo  Introduzir mais atenção ao enfoque ciência, tecnologia e sociedade para o contexto do ensino médio.

Metodologia  Introdução do CTS no conteúdo das disciplinas de ciências;  A ciência vista por meio de CTS;  CTS puro.

Resultado  Espera-se com a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico- tecnológico.

Conclusão  Inserir os estudos CTS é essencial para viver em uma sociedade moderna e tecnológica como a nossa.Além de abrir várias perspectivas com a utilização do enfoque CTS. Devido aos objetivos e as propostas de estratégias que apresenta,pois ele poderá contribuir no questionamento e na crítica do aluno e também de outros conhecimentos.

Conclusão geral  Com isso vemos que é uma forma de inovar a formação, seja no meio acadêmico como educadores e alunos como também fora no desenvolvimento humano. Isso serve como um preparo para sociedade, pois além de ter o acesso a esses conhecimentos, o educando precisa entender e saber onde implica e quais são as conseqüências diante dos problemas.