ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS Ciência, tecnologia e sociedade Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Número de artigos por revista Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis
Ciência e Cognição
Publicações por ano
Quantidade total de artigos por revista
Primeiro artigo Título: Professor de Matemática: saber em formação movente Autores: Roselaine Machado Albernaz e Cynthia Farina Revista: Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis Edição: V. 7, n.1, 2010 Site: w/ v7n1p302/ w/ v7n1p302/13098
Objetivo Problematizar os descompassos e as novas solicitações que fazem aos professores sobre os novos riscos e desafios no ensino nos dias atuais.
Metodologia Partindo de um conto o texto enfatiza a formação dos professores. Conto: mistura de realidade e ficção. Indagações sobre os processos de formação do saber através da historia. Refletir sobre sua formação e o que acredita ser a verdade. Sociedade globalizada, capitalismo mundial integrado. Estar conectado, ter acesso instantâneo a todo tipo de informação. Multiplicidade de possibilidades, novas mídias e tecnologias.
Resultado Disponibilizar outras formas de se pensar a formação dos professores e a integração de outros campos do conhecimento.
Conclusão A formação e os saberes que constituem o professor mais suas experiências, no que se passa em seu entorno e o afeta, possibilita inventar outras formas de se relacionar, tornando os professores mais abertos e sensíveis aos acontecimentos da própria sala de aula e como trabalhar a matemática e produzir sentido no ensino e aprendizado no cotidiano escolar.
Segundo artigo Título: Análise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos Autores: Vânia Gomes Zuin, Denise e de Freitas, Márcia R. G. de Oliveira, Christiana Andréa Vianna Prudêncio Revista: Ciência e Cognição Edição: V. 3, n.1, p , 2008 Site: /view/692/469 /view/692/469
Produção de materiais didáticos para ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Objetivo
Metodologia O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) oferece kits didáticos que busca acompanhar a tendência educacional do movimento de inovação curricular CTS.
Resultado A utilização dos kits em sala de aula, principalmente os kits de biologia e química, cujo foram os mais procurados pelos professores, mostra simplicidade de o aluno entender o conteúdo didático na prática.
Conclusão Os novos materiais didáticos estimulam melhor entendimento disciplinar do aluno, além de estimular o trabalho em grupo científico não padrão, ou seja, fora do campo acadêmico, voltada a perspectiva CTS.
Terceiro artigo Título: Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio Autores: Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira, Walter Antônio Bazzo. Revista: Ciência & Educação Edição: V.13, n. 1, p.71-84, 2007 Site: &script=sci_arttexthttp:// &script=sci_arttext
Objetivo Introduzir mais atenção ao enfoque ciência, tecnologia e sociedade para o contexto do ensino médio.
Metodologia Introdução do CTS no conteúdo das disciplinas de ciências; A ciência vista por meio de CTS; CTS puro.
Resultado Espera-se com a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico- tecnológico.
Conclusão Inserir os estudos CTS é essencial para viver em uma sociedade moderna e tecnológica como a nossa.Além de abrir várias perspectivas com a utilização do enfoque CTS. Devido aos objetivos e as propostas de estratégias que apresenta,pois ele poderá contribuir no questionamento e na crítica do aluno e também de outros conhecimentos.
Conclusão geral Com isso vemos que é uma forma de inovar a formação, seja no meio acadêmico como educadores e alunos como também fora no desenvolvimento humano. Isso serve como um preparo para sociedade, pois além de ter o acesso a esses conhecimentos, o educando precisa entender e saber onde implica e quais são as conseqüências diante dos problemas.