Comportamento Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Advertisements

Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Capítulo 8 Controle.
Capítulo 7 Direção.
Compreendendo Equipes de Trabalho
Cultura Organizacional
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
1.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Talcott Parsons | Teoria sistêmica
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Definição de Padrões Sessão 2. Cardápio Aquecimento: padrões para definição de regras Definição de padrões Princípios de ‘Melhor Regulação’ Regras contra.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Holt – Capítulo 1. Economia x Outras Ciências Economistas muitas vezes testam suas teorias medindo a reação de seus colegas. Modelos econométricos são.
Estrutura Organizacional
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Introdução à Administração
FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Introdução à Administração
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Avaliação de desempenho
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
Blind Image Quality Assessment via Deep Learning Aluna: Marília Isabelly R. Nogueira.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
TAARP Influência social. A Psicologia Social é uma tentativa para compreender e explicar como o pensamento, o sentimento e o comportamento dos indivíduos.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Ergonomia Projeto e Produção Itiro Iida
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO Heloísa Lück CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO 10 de.
Josy Júdice Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Comportamento Humano Dinâmica de Grupo e Eficácia de Equipe Profa.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
2. A sociologia e a dinâmica das relações sociais: ferramentas conceituais e caminhos interpretativos 2.1 – A dimensão social da ação individual: em busca.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Transcrição da apresentação:

Comportamento Organizacional Grupos 1

Conteúdo da Seção Fundamentos do comportamento em grupo Definir grupo e diferenciar seus vários tipos. Identificar os quatro estágios do desenvolvimento de grupos. Explicar como as exigências do papel mudam em diferentes situações. Descrever como as normas e o status exercem influência sobre o comportamento individual. Demonstrar como o tamanho do grupo afeta seu desempenho. Comparar os benefícios e as desvantagens dos grupos coesos. Comparar os pontos fortes e fracos do processo decisório nos grupos. Comparar a eficácia da decisão em diferentes tipos de grupos.  Avaliar a evidência de diferenças culturais no status do grupo e na folga social. 2

Caso Introdutório Vida real ou vida grupal? Para abordar o tema, utilize o caso introdutório do livro-texto. 3

Definindo e classificando grupos 4

Por que as pessoas formam grupos? 5

Estágios de desenvolvimento do grupo Incerteza Conflitos Proximidade e Coesão Funcionalidade Conclusão 6

Grupos temporários com prazos definidos O modelo de equilíbrio pontuado. Conjunto de fases pelas quais passam os grupos temporários e que envolvem transições entre a inércia e a atividade. 7

Prisão simulada de Zimbardo Estrutura dos grupos: papéis Papéis: Conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social. Contrato Psicológico Acordo tácito entre empregados e empregadores, o qual estabelece o que estes esperam daqueles, e vice-versa. Prisão simulada de Zimbardo Pessoas sem qualquer patologia de personalidade ou treinamento anterior foram capazes de desempenhar formas extremas de comportamento, consistentes com os papéis a eles designados. 8

Estrutura dos grupos: normas Normas: padrões aceitáveis de comportamento compartilhados pelos membros do grupo. 9

Estrutura dos grupos: normas Os estudos de Hawthorne Os comportamentos e sentimentos dos trabalhadores estão intimamente relacionados. As influências do grupo afetam de maneira significativa o comportamento individual. Os padrões do grupo têm uma forte influência sobre os resultados individuais. O dinheiro é um fator menor na determinação de resultados se comparado com as normas do grupo, os sentimentos do grupo e a segurança. 10

Conformidade Conformidade: ajuste de comportamento para que um indivíduo se alinhe às normas do grupo. As pessoas se submetem a todas as pressões de todos os grupos que participam? As pessoas se submetem aos grupos mais importantes a que pertencem ou querem pertencer, chamados de grupos de referência. As greves são um bom exemplo de como as normas do grupo e o desejo de ser aceito pelos colegas pressionam os indivíduos a agirem de uma maneira que não necessariamete representa suas crenças e desejos. 11

Desvios de comportamento no ambiente de trabalho Há estudos que sugerem que aqueles que trabalham em grupo possuem maior tendência a mentir, enganar e roubar do que os indivíduos que trabalham sozinhos. 12

Estrutura dos grupos: status 13

Estrutura dos grupos: status 14

Estrutura dos grupos: tamanho O tamanho dos grupos afeta seu desempenho? Folga social: tendência que as pessoas têm de se esforçar menos ao trabalhar em grupo do que se estivessem trabalhando sozinhas. 15

Estrutura dos grupos: coesão Coesão: Grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. Alta produtividade Produtividade moderada Baixa produtividade Produtividade de moderada a baixa Alta Baixa Normas de Desempenho Coesão 16

Tomada de decisões em grupo 17

Pensamento de grupo e mudança de posição do grupo 18

Técnicas de tomada de decisões em grupo 19

Básica Robbins, S.; Judge, T.; Sobral, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Capítulo 9.