Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Controle da Dengue
Advertisements

SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
Vigilância Epidemiológica
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Concurso EDUCA 4430 Representação Distrital G. 09/10 – CONARC 2009.
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Dra. Maria Creuza Brito de Figueiredo (Procuradora de Justiça, Coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher) Dra. Gicele Mara Cavalcante d'Avila Fontes.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde Ripsa-Bahia Delsuc E. Filho Zenaide Calazans Oliveira Brasília, 24 de maio de 2012.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
twitter.com/funasa São Paulo, 28 de outubro de 2015 Presidente da Funasa Henrique Pires Planos Municipais.
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
Geoprocessamento de Indicadores Entomológicos na Identificação de Áreas, Imóveis e Recipientes chaves no Controle do Aedes aegypti. Autor: Marcos Thadeu.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Medicamentos genéricos no Brasil: histórico e panorama atual 07 de maio de 2015 Ivo Bucaresky Diretor Presidente Substituto.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
Carlos Alberto Vale da Costa
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO.
Região Sul. “A Ouvidoria Ativa” Maria Francisca Abritta Moro Coordenação Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
BIOE: localização e descrição de objetos educacionais digitais Fernanda Monteiro Veruska Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
APLICAÇÃO DA REDE DE CAUSA E EFEITO PARA AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE NA CIDADE ESTRUTURAL - DF Guilherme da Silva Pereira Camila Rebello Amui Luana Silva.
INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA OVIPOSTURA DA GERAÇÃO PARENTAL E DA 1ª GERAÇÃO DO MOSQUITO Aedes aegypti CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CIÊNCIAS DA SAÚDE ALVES, Morgana.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério da Educação Março 2013.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL. REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL Reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de promover o desenvolvimento.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
LABORATÓRIO DE PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO EM MULTIMÍDIA Assessoria de Educação a Distância/UFPA.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
REUNIÃO ACEMT 27/04/2013 INFORMES. - O dia 28 de abril é marcado, em todo o mundo, pela defesa de um ambiente de trabalho seguro e com qualidade. A data.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
URBACT III REDES DE IMPLEMENTAÇÃO. Principais atividades do NUP  Comunicar sobre o Programa URBACT e informar os potenciais beneficiários  Disseminar.
Dengue Chikungunya Zika
Transcrição da apresentação:

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue 9 de junho de 2016 Controle de Vetores Mediante Aplicação Aérea de Inseticidas

Documentos norteadores PNCD e DNPCD

Aedes aegypti -se alimenta de sangue humano -frequenta as residências a) Atividades de rotina: Ações de visitas domiciliares por agentes, para inspeções regulares e eliminação e tratamento de criadouros com a constante mobilização da população b) Atividades de emergência Ações sobre mosquito adulto (aplicações espaciais – UBV/fumacê)

PNCD: incentivo aos municípios priorizem o controle das larvas O controle larvário é mais efetivo e sustentável que o controle do mosquito adulto Larvas: Concentradas nos criadouro Imobilizadas Acessíveis a ações Mosquito adulto: Mobilizados (voando) Controle Dispersos (800 a 1000 m) mais difícil, mais caro e Abrigados (difícil acesso) menos efetivo

Todos inseticidas utilizados devem ser indicados pela OMS (WHO Pesticide Evaluation Schemme) Larvicida: Pyriproxyfem granulado a 0,5% Adulticidas: Uso em aplicações residuais: Bendiocarb PM80% (carbamato) Uso em aplicações espaciais (UBV): Malathion EW44% (fosforado)

Estratégias inovadoras de Controle Vetorial Reunião de especialistas em fevereiro de 2016 Projetos em andamento: Ovitrampas disseminadoras de inseticida Aplicação residual de inseticida intradomiciliar Utilização de telas impregnadas nos domicílios Uso de mosquitos com Wolbachia

Uso de aplicação aérea de inseticida no controle de vetores de doenças no Brasil Proposta do SINDAG: emprego de aeronaves agrícolas Nunca utilizado na rotina do PNCD Poucas experiências realizadas no Brasil Posicionamentos contrários do Ministério da Saúde: Nota Técnica 75/2007 Nota Informativa 17/2016 Nota Informativa CGVAM/2016 Considerações de segurança e eficácia

Eficácia Estudos não mostram impacto nas taxas de oviposição

Segurança Deriva: deslocamento da calda do produto fora do alvo desejado – Vento, temperatura, umidade, distância – Até 32 km Pulverização de uma concentração maior de inseticidas do que UBV – Área urbana

Regulamentação Comunidade Europeia – DIRECTIVE 2009/128/EC13 – Estados-Membros deverão assegurar a proibição da pulverização aérea – Quando usado deve ser longe de área urbana Alguns Estados brasileiros – Restrição de uso

Avaliação do pré-projeto Necessário um desenho para avaliação de eficácia a) Componente da avaliação entomológica a.1) Escolha e descrição dos locais do ensaio Área urbana apenas com casas térreas Área urbana com edifícios e estruturas elevadas a.2) Avaliação da infestação prévia (LIRAa, LIA) Índices de infestação, Breteau e tipos de recipientes predominantes Instalação de ovitrampas (coleta de ovos) Coleta de mosquitos adultos (índices de paridade)

Avaliação do pré-projeto a.3) Avaliação durante a aplicação Provas biológicas (Protocolo da OMS) Instalação de gaiolas com mosquitos (intra e peri domicilio) a.3) Avaliação durante a aplicação Coleta de mosquitos adultos (índices de paridade)

Avaliação do pré-projeto Não deve ser considerado um piloto e sim um projeto de pesquisa Orientamos: Elaborar desenho metodológico para avaliação de eficácia e segurança em conjunto com instituição de pesquisa Buscar aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Buscar aprovação dos órgãos ambientais competentes Buscar fontes de financiamento

Disque Saúde Disque Notifica