 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.

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Transcrição da apresentação:

 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem utilizadas como embasamento de tomadas de decisão e ações;  Estabelecer estratégias, políticas de atuação e objetivos a serem atingidos;

 Planejar de forma preventiva ações rotineiras e não-rotineiras, visando o sucesso no atendimento aos requisitos, por meio de padrões adequados;  Implementar padrões provendo os recursos necessários – financeiros, materiais, humanos, instalações, equipamentos e infraestrutura;  Medir, monitorar e analisar os resultados atingidos para balizar a necessidade de tomada de ações reativas, corretivas, preventivas e preditivas;

 Melhorar continuamente sua eficácia em atender a todos os requisitos essenciais.

1. Tornar-se parte integrante; 2. Incorporar-se; 3. Somatório de partes infinitesimais compondo um todo completo dentro de limites fixados ou de condições de fronteiras definidas;

 Pode significar uma parte daquilo que queremos estudar ou o todo que estudamos;  Trata-se de um conjunto de elementos, que não necessariamente têm a mesma natureza;  Sistema social, sistema de controle, sistema financeiro, sistema de ensino

 Identifica nosso propósito;  Ato de gerir, administrar com o objetivo de alcançar metas;  Envolve basicamente três funções: Planejamento, Controle e Melhoria

 Conjunto de elementos bem determinados que de alguma forma podem interagir ou se relacionar, e para os quais voltaremos nossa atenção porque temos interesse de saber como se comportam em relação aos níveis de desempenho que previamente estabelecemos.

- Sistema: Conjunto de elementos que estão inter-relacionados ou em interação; - Sistema de Gestão: Sistema para estabelecer políticas e objetivos e para atingir esses objetivos; - Gestão: Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização

 Conjunto de elementos relacionados entre si e que devem ser implementados para assegurar a uma organização o estabelecimentos de políticas, seu desdobramento em objetivos e para permitir que estes objetivos sejam atingidos.

Sistema Integrado de Gestão Sistema Integrado de Gestão Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão Ambiental Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional Sistema de Gestão da Reponsabilidade Social (NBR 16001) Sistema de Gestão da Reponsabilidade Social (NBR 16001) Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (AS 8000) Outros Sistemas de Gestão Outros Sistemas de Gestão

 Desenvolvimento Sustentável;  Atendimento aos mais diversos stakeholders;  Mundo globalizado e de rápidas mudanças;  Necessidade de discussão e identificação dos requisitos ou exigências necessários ao desenvolvimento sustentável do negócio

 Capacidade de adaptação ao ambiente e demais cenários em que está inserida a organização;

 O termos é abrangente e utilizado para identificar todas as “partes” envolvidas e/ou interessadas no negócio:  As organizações devem produzir impactando e sendo impactadas, de maneira responsável. As partes impactadas são os stakeholders;

 Investidores e Acionistas;  Clientes;  Empregados e Colaboradores;  Fornecedores;  Sociedade;  Órgãos fiscalizadores;  Etc.

 “A sustentabilidade de uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de adaptação aos fatores críticos existentes no ambiente e nos cenários no qual cumpre sua missão”  O Princípio acima pode ser traduzido segundo os requisitos ou exigências de cada fator que interfere em sua operação:

 “A meta de toda organização é gerar resultados que justifiquem os recursos investidos e garantam sua continuidade”  Análise da afirmação: - Que tipo de resultados? - Resultado consiste no atingimento de metas.

 “A sustentabilidade do negócio requer foco constante nas necessidades e expectativas dos clientes, visando não só atendê-las, mas superá- las”  Análise da afirmação: - Foco no cliente; - Clientes internos e externos - Qualidade em todos os processos do relacionamento cliente-fornecedor

- Atender às expectativas do cliente em todos os aspectos esperados; - A cadeia de atendimento ao cliente deve buscar a melhoria constante e seu desenvolvimento

 “O ambiente interno de uma organização requer trabalho feito por pessoas capazes e satisfeitas”  Análise da afirmativa: - A satisfação dos colaboradores depende de fatores muito mais abrangentes que o financeiro;

- Aspectos como segurança, saúde, responsabilidade social, confiança, investimento na formação profissional; - A maior parte das falhas acontece no nível operacional, mas por responsabilidade gerencial em não prover procedimentos preventivos.

 “A sustentabilidade do negócio de uma organização depende de uma cadeia de fornecimento que impacte seu ambiente de tarefa interno e externo de forma responsável”

 Análise da afirmação: - As entradas são o início do processo produtivo da organização, e seus fornecedores devem atender a requisitos estabelecidos pela organização; - Requisitos relativos a aspectos ambientais, de segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social;

- As organizações produtoras são responsáveis de forma única ou solidária, pelo impactos que seus produtos e processos ou que produtos e processos de seus fornecedores de bens e serviços possam gerar não só no meio ambiente, como também na segurança e na saúde das pessoas e nas relações sociais de trabalho.

 “Toda organização impacta e é impactada pelas condições ambientais externas, físicas, reguladoras, regulamentadoras, políticas e sociais”  Análise da afirmação: - A organização é responsável pelo impacto causado de seus produtos e processos em diversos modelos de entidades:

1. Comunidades de forma geral; 2. Entidades governamentais; 3. Associações de classe; 4. ONG´s 5. Público e mídia; Etc

 “O sucesso e a perpetuação de um negócio dependem de sua capacidade de antecipar-se à concorrência e de ocupar os espaços vazios existentes ou deixados por ela”  Análise da afirmação: - Todo tipo de concorrência, mesmo produto ou substitutos;

- A concorrência está dentro da satisfação do cliente, daquilo que a organização vai oferecer e, se aquilo vai ou não perpetuar sua preferência.