Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Advertisements

Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
O Projeto Político Pedagógico é...
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI FAXINAL DOS GUEDES-SC Professores: Helga Corrêa Dal Bó Marin Luzitan Orso Zancan escolaalexandreantoniolli.blogspot..com.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ECT1571 Desenvolvimento de Sistemas para Internet II Aula 01 – Plano de curso Prof. Aquiles Burlamaqui Universidade Federal.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
O desenvolvimento profissional de professores do ensino superior na Universidade Nova de Lisboa – Necessidades de formação Joana Marques Universidade de.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
INFLUÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LAURA FERNANDES DA SILVA RACKEL FABIANA GABRICH CAMPOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Atividade Interdisciplinar.
FERRAMENTAS para Gestão de Serviços e Processos Ilan Chamovitz
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Ensino tradicional.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
A S COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DOS PROGRAMAS DO LIVRO Zely Lerbach Rodrigues Divisão de Apoio aos Programas do Livro DAPLI.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem

Destinatários e Metodologia Destinatários: Líderes Prof2000 Metodologia: Observação de exemplos de práticas pedagógicas com recurso às novas TIC Análise dos quadros de produção e aplicação Construção de exemplos semelhantes Definição de estratégias de aplicação em espaços de estudo autónomo Acompanhamento de um estudo de caso.

Justificação Reforço do papel do Líder Prof2000 Aquisição de competências técnicas e pedagógicas Intervenção directa na dinamização de espaços de estudo autónomo com recurso às TIC

Testemunhos (escolha...) Tendo em conta o leque de acções para Líderes que o Prof2000 disponibilizou no início do ano 2001, foi para mim extremamente difícil fazer uma escolha adequada das acções a frequentar, quer em termos da variedade de conteúdos, quer em termos de datas. (...) Sobrando apenas a hipótese de me inscrever nesta acção de formação, foi com alguma relutância que o fiz, pois o título apenas me dava indícios de se tratar de mais uma acção sobre a aplicação das novas tecnologias com criação de páginas web, etc, etc... Devo desde já referir que estava, de todo, enganada. (...)

Testemunhos (conteúdos...) Ao nível dos conteúdos, a formação suscitou bastante interesse, focando aspectos de grande actualidade e aplicabilidade nos vários espaços escolares, nomeadamente, nas salas de estudo, clubes e sala de aula

Testemunhos (impactos...) IMPACTOS (JUNTO DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS) É ainda muito cedo para avaliar o impacto dos conhecimentos adquiridos junto da comunidade escolar. No entanto, os primeiros contactos com professores foram animadores e tiveram boa aceitação. Penso que com a transmissão dos conhecimentos adquiridos poderá levar à formação de um grupo capaz de dinamizar a utilização das novas tecnologias na escola.