“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.

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Transcrição da apresentação:

“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC

PACTO PELA SAÚDE 2006 Portarias GM: 399,de 22 de fevereiro de 2006 – Pacto pela Saúde; 598, de 23 de março de 2006 – Descentralização dos processos administrativos relativos à gestão do SUS; 648, 649 e 650, de 28 de março de 2006 – Política Nacional da Atenção Básica; 687, de 30 de março de 2006 – Promoção da Saúde; 698, de 30 de março de 2006 – Financiamento; e 699, de 30 de março de 2006 – Regulamento dos Pactos pela Vida e de Gestão

PACTO PELA SAÚDE 2006: PACTO DE GESTÃO PACTO PELA VIDA PACTO EM DEFESA DO SUS

PACTO DE GESTÃO Valoriza a ação solidária entre gestores, definindo as diretrizes e responsabilidades em cada eixo de ação: 1. Descentralização; 2. Regionalização; 3. Financiamento do SUS; 4. Planejamento no SUS; 5. Programação Pactuada Integrada; 6. Regulação da atenção à saúde e regulação assistencial 7. Participação e controle social; 8. Gestão no trabalho na saúde; 9. Educação na saúde.

PACTO DE GESTÃO DESCENTRALIZAÇÃO 1. Descentralização dos processos administrativos relativos à gestão nas CIBs a partir de normas pactuadas na CIT. 2. Apoio da CIT e MS nos processos de qualificação permanente para as CIBs.

PACTO DE GESTÃO REGIONALIZAÇÃO 1. Definição de regiões de saúde a partir de identidades culturais, econômicas e sociais; 2. A delimitação deve propiciar resolutividade ao território como suficiência em atenção básica e parte da média complexidade. 3. O planejamento deve considerar incorporação tecnológica com equidade no acesso; 4. A garantia da atenção na alta complexidade e parte da média dar-se-á através de arranjos inter-regionais, com agregação de mais de uma região em uma macro-região; 5. O ponto de corte da média complexidade, na região ou macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada Estado;

PACTO DE GESTÃO FINANCIAMENTO DO SUS 1. Responsabilidade das três esferas de gestão 2. Redução das iniqüidades macrorregionais, regionais, estaduais e municipais; 3. Repasse “fundo a fundo”; 4. Financiamento federal do custeio constituído em blocos de recursos (atenção básica, atenção de média e alta complexidade, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, gestão do SUS). Os recursos podem ser utilizados de forma global, dentro de cada bloco, atendendo às especificidades previstas nos mesmos, conforme regulamentação específica

PACTO DE GESTÃO PLANEJAMENTO NO SUS Necessidades de saúde da população como critério de planejamento; Integração dos instrumentos de planejamento; Institucionalização e fortalecimento do sistema de planejamento; Revisão e adoção de um elenco de instrumentos de planejamento pelas três esferas de gestão.

PACTO DE GESTÃO PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA A Programação Pactuada Integrada da atenção à saúde objetiva definir a programação das ações de saúde, em cada território, e nortear a alocação dos recursos financeiros para a saúde, a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

PACTO DE GESTÃO REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL Cada prestador responde apenas a um gestor; A regulação dos prestadores de serviços deve ser preferencialmente do município observando o termo de compromisso de gestão do pacto e considerando: a descentralização, a municipalização e o comando único; a busca da escala adequada e da qualidade; a complexidade da rede de serviços locais; a efetiva capacidade de regulação; o desenho da rede estadual de assistência; a primazia do interesse e da satisfação dos usuários do SUS; A regulação das referências intermunicipais é responsabilidade do gestor estadual;

PACTO DE GESTÃO REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL A operação dos complexos reguladores (referência intermunicipal) deve ser pactuada na CIB:  pelo gestor estadual, que se relacionará com a central municipal, responsável pela gestão do prestador;  pelo gestor estadual, que se relacionará diretamente com o prestador, quando este estiver sob gestão estadual;  pelo gestor municipal, com co-gestão do estado e representação dos municípios da região.

PACTO DE GESTÃO REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL METAS GERAIS, NO PRAZO DE UM ANO: Contratualização de todos os prestadores de serviço; Colocação de todos os leitos e serviços ambulatoriais contratualizados sob regulação; Extinção do pagamento dos serviços dos profissionais médicos por meio do código 7.

PACTO DE GESTÃO PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL Apoiar Conselhos de Saúde, as Conferências de Saúde e os movimentos sociais que atuam no campo da saúde; Estimular a participação e avaliação dos cidadãos nos serviços de saúde; Apoiar os processos de educação popular em saúde; Apoiar a implantação e implementação de ouvidorias nos estados, Distrito Federal e municípios; Apoiar o processo de mobilização social e institucional em defesa do SUS e na discussão do Pacto.

PACTO DE GESTÃO GESTÃO DO TRABALHO NA SAÚDE A política de recursos humanos para o SUS é um eixo estruturante e deve buscar a valorização dos trabalhadores da Saúde, a redução dos conflitos e a humanização das relações de trabalho.

PACTO DE GESTÃO EDUCAÇÃO NA SAÚDE Avançar na implementação da Política Nacional de Educação Permanente, assumindo o compromisso de discussão e avaliação dos processos e desdobramentos em sua implementação; Considerar que a proposição da ações para formação e desenvolvimento dos profissionais da Saúde deve ser produto de cooperação técnica, articulação e diálogo entre as instituições de ensino, de serviços e de controle social, podendo contemplar ações no campo da formação e do trabalho.

PACTO PELA VIDA Conjunto de compromissos sanitários pactuado de forma tripartite a ser implementado por cada ente federado. Objetivos gerais propostos: 1. Saúde do Idoso: implantar a “Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa”; 2. Câncer do colo do útero e da mama: contribuir para a redução da mortalidade por câncer do colo do útero e mama; 3. Mortalidade infantil e materna: reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal e infantil por doença diarréica e por pneumonia;

PACTO PELA VIDA 4. Doenças emergentes endemias: fortalecer a capacidade de resposta do sistema às doenças emergentes e às endemias (dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza) 5. Promoção da saúde: elaborar e implantar a “Política Nacional de Promoção da Saúde”, promovendo a adoção de hábitos saudáveis pela população brasileira com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, prática de atividades físicas e combate ao tabagismo; 6. Atenção básica à saúde: consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família (PSF) como modelo de atenção básica e como ordenadora das redes de atenção à saúde.

PACTO PELA VIDA O PACTO PELA VIDA REFORÇA NO SUS O MOVIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA POR RESULTADOS

PACTO EM DEFESA DO SUS DIRETRIZES:  Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo da Reforma Sanitária Brasileira;  Desenvolver e articular ações que visem a qualificar e a assegurar o SUS como política pública

PACTO EM DEFESA DO SUS INICIATIVAS:  Repolitização da Saúde, como um movimento que retoma a Reforma Sanitária Brasileira, aproximando-as dos desafios atuais do SUS;  Promoção da cidadania, como estratégia de mobilização social, tendo a saúde como um direito;  Garantia de financiamento, de acordo com as necessidades do sistema.

PACTO EM DEFESA DO SUS AÇÕES:  Articulação e apoio à mobilização social, por meio da promoção e desenvolvimento da cidadania, tendo a saúde como um direito;  Diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais do SUS;  Ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais, em especial com os que lutam pelos direitos da saúde e cidadania  Elaboração da Carta dos Direitos dos Usuários do SUS  Regulação da EC 29, com aprovação do Projeto de Lei 01/03  Aprovação do orçamento do SUS explicitando o compromisso de cada uma delas em ações e serviços de saúde.