COMUNICAÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO

O QUE É COMUNICAÇÃO? A palavra Comunicação vem do latim “Comunicare” que significa POR EM COMUM “trocar experiência através de idéias, sentimentos e emoções”.

Comunicação – Transferência de significado de uma pessoa para a outra. Transmissão e compreensão de seu significado.

A comunicação acontece quando duas pessoas são comuns. COMUM = COMUNICAÇÃO Quando duas pessoas têm os mesmos interesses, há um ponto em comum. INTERESSES > MENSAGEM > INTERESSES

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO FONTE CODIFICADOR CANAL DECODIFICADOR mensagem RECEPTOR RETORNO (FEEEDBACK)

FONTE - A fonte inicia uma mensagem codificando um pensamento  CODIFICAÇÃO - È o processo pelo qual a idéia abstrata da fonte (emissor) é traduzida em símbolos. A idéia subjetiva é conhecida apenas pelo emissor.

Existem quatro condições que podem afetar a mensagem codificada:  Habilidade - para ouvir; escrever; falar; ler. Atitude - preconceitos; esteriótipos. Extensão do conhecimento – refere-se à quantidade de conhecimento que temos Sistema sóciocultural - crenças; valores etc..

MENSAGEM – É o produto físico real da codificação Fala – discurso Escrita – texto Pintura – quadro Nossa mensagem é afetada pelo grupo de símbolos, signos que usamos para transferir significado.

CANAL – Meio pelo qual a mensagem é enviada. É selecionado pela fonte. Nas organizações os canais podem ser formais ou informais. FORMAL - São geralmente verticais, seguem a cadeia de autoridade e transmitem mensagens relacionadas ao trabalho dos membros da organização. INFORMAL - É livre para mover-se em qualquer direção, não é controlada e usada para servir auto-interesse

DECODIFICAÇÃO – A mensagem enviada deve ser submetida à decodificação, processo no qual a mensagem é traduzida pelo receptor. Da mesma forma que na codificação a habilidade, atitude, conhecimento e formação cultural interferem no processo de recepção da mensagem. RETORNO - É o elo final do processo. Ele determina se houve ou não compreensão da mensagem.

FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO CONTROLE – controlar o comportamento dos membros (hierarquia -orientações formais) MOTIVAÇÃO – quando esclarece o que deve ser feito, como o funcionário está se saindo e o que pode ser melhorado EXPRESSÃO EMOCIONAL – grupos de trabalho são fontes de interação social INFORMAÇÃO – permitindo a tomada de decisão

QUESTÕES SOBRE A COMUNICAÇÃO Nem todos os problemas de comunicação são causados por comunicação deficiente. Dificuldade para enfrentar o problema real Credibilidade na organização – 61% das pessoas não acreditam que a administração lhes diz a verdade. Diferenças de valor (salário-produtividade, salário-tempo de casa)

Às vezes, as distorções na comunicação são propositadas e até funcionais. As comunicações não-verbais podem ser mais influentes do que as variáveis verbais. Homens e mulheres geralmente conversam por razões diferentes, criando com isso, dificuldades de comunicação entre os sexos. A comunicação intercultural está se tornando um grande desafio aos gerentes no ambiente atual de globalização

Quando a Comunicação se estabelece mal ou não se realiza entre pessoas que estão juntas, ou entre grupos, nós dizemos que há: BLOQUEIOS / FILTRAGENS E RUÍDOS

Quando uma mensagem é recebida apenas em parte, a comunicação existe, mas há o que se chama de FILTRAGEM. RUÍDO o tipo de comunicação entre duas pessoas ou em grupo, quando a mensagem é distorcida ou mal-interpretada. BLOQUEIO, quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.

Um dos problemas básicos da comunicação é o que o significado que você captou da mensagem pode não ser exatamente aquele que o emissor quis transmitir.

Em vez de ouvir o que as pessoas nos dizem, ouvimos apenas o que queremos ouvir, o resto filtramos, isto é não deixamos passar.

OS PROPÓSITOS DOS BOATOS Estruturar ou reduzir a ansiedade Dar sentido a informação limitada Servir para organizar membros de um grupo Sinalizar status ou poder do emissor (estou por dentro) Os boatos irão persistir até que a ansiedade seja reduzida ou que as expectativas criadas pela incerteza que fundamenta o boato se realize.

Comunicação Interna na organização Um programa de comunicação interna é composto por instrumentos e ações que, sistemáticos e integrados por uma mesma marca e um mesmo slogan, trabalham no sentido de repassar os conceitos necessários para o sucesso de qualquer desafio ou processo de mudança. Os instrumentos de Comunicação Interna são instrumentos que, pela sua eficiência e aceitação, transformam-se em canais oficiais dentro da empresa, . despertando o público interno para a seguinte política: "Leia tudo e saiba de tudo" ou "Veja tudo e saiba de tudo".

A idéia é oferecer um nível de informação tão satisfatório que não haja espaço para boatos e eduque as pessoas para o aprendizado, a partir da leitura e da observação. Um dado importante, é o fato de que o aprendizado se dá: 3,5% pelo paladar 4,0 % pelo tato 5,5% pelo olfato 12,0 % pela audição 75,0 % pela visão.

O programa de comunicação interna deve contar dentre seus objetivos: Fazer o funcionário se sentir “em casa”, Fazer com que o funcionário saiba mais sobre a empresa; Fazer com que o funcionário se perceba devidamente remunerado; adequadamente informado sobre os assuntos mais importantes relacionados ao seu trabalho;

Para tal, o Programa de Comunicação Interna faz uso de diversos veículos de comunicação. Alguns deles são: Vídeo de integração Manual de Integração à empresa Jornal interno Jornal de Parede Cartazes Tele e videoconferências Intranet Painéis [ do tempo / motivacionais / celulares ] Caixa de sugestões Ouvidor (onbudsman) interno Cartas / Cartões Reuniões informais

Todo programa precisa ter o seu veículo de comunicação, a fim de que possam ser acompanhadas e discutidas todas as etapas, passando a idéia de um esforço planejado. Alguns programas, por serem menores, possuem um folder de divulgação que acompanha o Kit apresentando o programa e fazendo referências a todos os instrumentos de comunicação interna.

a explicação de cada instrumento precisa conter as seguintes informações: que é, para que serve, com que objetivo foi criado, como deve ser implementado, sistema de avaliação.