MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos diagnósticos nefrologia (cont) Estudo histológico Filtração Glomérulo -- arteríola aferente -- arteríola eferente Tufo capilar.
Advertisements

Para recordar a aula anterior…
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
SISTEMA URINÁRIO.
Filtração Glomerular Karine Verdoorn.
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
The Challenge of Integrative Physiology. D. Noble and C.A.R. Boyd.
Fisiologia Renal 1.
Fisiologia do Rim Fernando Domingos Instituto de Fisiologia Faculdade de Medicina de Lisboa.
Métodos de avaliação da função renal Fernando Domingos Instituto de Fisiologia Faculdade de Medicina de Lisboa
ELETRÔNICA x ELETROTÉCNICA. ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel.
DETERMINAÇÃO DE NÍVEIS DE GLICEMIA Introdução Os aparelhos de medição Um medidor de glicemia é constituído pelo medidor propriamente dito (com um ecrã.
Resultado (Valor de Referência)
Propriedades de um Sistema de Engenharia
ANATOMIA.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
MECANISMOS DE LESÃO RENAL José Barbas. MECANISMOS DE LESÃO RENAL - Metabólicos - Hiperglicémia Aldose-reductante Via do poliol Glicosilação não enzimática.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES
Hipersensibilidades.
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
Anatomia do Sistema Cardiovascular dos Animais Domésticos
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
HISTOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Patologia Renal Glomerulopatias
Modulo 5 : A Membrana Plasmática
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Professor; Albino nunes
Quimica 11º.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
HEMATÚRIA Aricio Treitinger Sangramento Contaminação Lesão mecânica Litíase renal Cistite Pielonefrite Glomerulonefrite Tumores.
ASPECTOS RENAIS DO IDOSO
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Faculdade de Tecnologia de Alagoas-FAT Biologia Celular CITOESQUELETO Prof. Gustavo Reis.
Constantes de um Gás Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra de gás possui; Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra.
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
.  Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom- avermelhada localizados na região posterior da cavidade.
MED B26/27 Debate Patologia Celular e Degenerações
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
FÍSICO-QUÍMICA II Profº. Dr. André Rosa Martins
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Willian Lopes.
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves 2015 unipampa
Hidráulica.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
PREDNISONA Luany Mesquita – I1 Junho/2009. Classe: glicocorticóide síntético Composição: 5 ou 20mg de prednisona, lactose, amido de milho, polividona.
Biotransformações de drogas Apresentação: Dr. Aurelino Cândido Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Bioquímica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Disciplina de Clínica Médica II Seminário DOENÇA RENAL Professor Manoel Ricardo Aguirre de Almeida.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
Cinética Enzimática. Estrutura EnzimáticaConstituição em Aminoácidos Mecanismos de Acção Enzimática São difíceis de definir quantitativamente Determinar.
PH Conceito H 2 O  H + + OH - 2H 2 O  H 3 O + + OH - K eq = [H+].[OH-] / [H 2 O] K w = [H + ].[OH - ] K W (25 o C) = log K w = - log [H + ]
Faculdade de Educação Física e Esporte Fisiologia – BMB 108  Segundo Semestre/2016 Ranvaud - Fisiologia Renal 31/03 – 5 ª.fM Estrutura morfo-funcional.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular
Transcrição da apresentação:

MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína na urina, em quantidades variáveis, não associada a nenhuma morbidade ou mortalidade. Cerca de 20% das proteínas normalmente excretadas na urina são moléculas de baixo peso como imunoglobulinas (peso molecular de ), 40% albumina de elevado peso molecular (65.000) e 40% mucoproteínas secretadas pelo túbulo contornado distal. Os mecanismos de proteinúria podem ser classificados em: Não Renal Renal Pós-renal *Hemorragia *Febre *Queimaduras intensas *Glomerulares *Tubulares *Vasculares *Contaminação *Prostatite

MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Os mecanismos pelos quais as proteínas atravessam a parede capilar glomerular ainda são mal compreendidos, mas aceitam-se como fatores fundamentais: os diâmetros dos poros da membrana basal, dos condutos entre os podócitos, a geometria espacial da molécula protéica, os campos elétricos das proteínas (aniônicas ou catiônicas) e as características de fixação de proteínas a determinadas moléculas. Calor e ácido acético ( neste urina opalescente /+/) Determinação qualitativa da proteinúria por Ácido sulfossalicílico a 3% (neste urina turva /+/) (0 a ++++) Tiras de papel/Tetra bromofeno azul (não sensível,só superior a mg pro/dia) Avaliação quantitativa da proteinúria por Proteinúria de 24h Relação proteína/creatina (incoveniente por subestimar excreção em musculosos e superestimar nos caquéticos.)

MECANISMOS DE PROTEINÚRIA MEMBRANA BASAL CAPILAR GLOMERULAR PODÓCITOS M. BASAL FRENESTAÇÕES Membrana basal do glomérulo, onde podemos observar as diversas variáveis que interferem na filtração glomerular das proteínas. Moléculas protéicas de pesos moleculares variáveis atravessem a membrana basal, atingindo o espaço de Bowman. A agressão ao glomérulo é feita por anticorpos, toxínas, citoquinas, complexos circulantes, etc. Lesão anatômica se restringe ao epitélio, com perda dos podócitos. Essas lesões mínimas