PROCESSOS LOGÍSTICO PLT Cap. 2

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PROCESSOS LOGÍSTICO PLT Cap. 2 AULA 2 PLT Cap. 2 Logística Integrada

Logística empresarial Logística integrada Logística empresarial

Perfil do Consumidor

O Cliente / Consumidor hoje: Busca diferenciação . São usuários especialistas e inovadores. Podem ser localizados por meio de uma rede de informações. Identifica e ajuda a criar produtos inovadores. Valoriza cada vez mais a qualidade dos serviços Estão cada vez mais exigentes Compram com mais frequência e em menores quantidades Buscam prazos de entregas cada vez menores Sofrem forte pressão por redução de estoques Nível de Serviço

Expectativa do cliente /consumidor Disponibilidade do Produto / Serviços Tempo do ciclo do pedido Exatidão no atendimento dos pedidos Tratamento dos pedidos de emergência Informação sobre o status do pedido Politica de devolução Procedimento para tratar reclamações Garantias e serviços tecnicos Nível de Serviço

Expectativa do cliente / consumidor Nível de Serviço Produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível

Processo que agrega valor de: AFINAL...O QUE É LOGÍSTICA? Processo que agrega valor de: Lugar Tempo Qualidade Informação À cadeia produtiva, atendendo ao Cliente Final Produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível

Missão da Logística possível

Logística Integrada  Modelo Clássico Fluxo de Estoques Fluxo de Informações Distribuição Operações Suprimentos Fornecedores Clientes

Fonte IMAM

Logística Integrada Deve ser tratada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o propósito de atingir um objetivo comum. Um movimento em qualquer um dos componentes tem efeito sobre outros . A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema, nos leva a buscar ao que chamamos de “trade-off”, princípio das compensações, isto é , a perdas e ganhos

Princípios Chave Necessidades Rapidez de resposta Atender a volatilidade da demanda Agilidade Adaptar a cadeia para prover custo e serviço adequados ao mercado Inteligência Maximizar de toda informação disponível Otimização Minimizar perdas e maximizar o uso de ativos Tempos menores de distribuição e entrega Embarques mais freqüentes Tamanho de lotes e pedidos menores Pronto atendimento às variações da demanda Suporte à rápida troca de mix Utilização de vários canais de distribuição Competências e práticas de excelência na gestão dos processos logísticos Visibilidade do desempenho dos processos Acesso compartilhado de informações em toda a cadeia de abastecimento Investimento otimizado em inventários Operações focadas na melhoria dos processos Uso efetivo de parceiros e alianças operacionais Princípios Chave Necessidades

Logística Integrada Competência Logística Conhecimento + Habilidade 1. Estratégia de SCM 2. Estrutura da cadeia de suprimentos 3. Processos De SCM 4. TI em SCM 5. KPI’s 6. Pessoas e Organização Competências em SCM

ZARA Exemplo de Competência Logística Modelo de negócio único, baseado na vantagem competitiva de sua cadeia de abastecimento. Benchmark mundial em JIT e Supply Chain Empresa varejista do grupo Index, que seguiu os mesmos passos da Toyota, e que passou a apresentar um importante diferencial competitivo com sua rapidez na introdução de novos modelos de roupas e exposição em sua rede de lojas Rede espanhola que tem como proposta “moda rápida a preços acessíveis”. Presente em 74 paises. Lança 2 novos modelos por semana nas lojas e garante a entrega em qualquer lugar do mundo em 24 a 48 hs. Estoque 100% centralizado na Espanha. Produz somente 1/3 de seus produtos na Ásia e a grande maioria perto de seus principais mercados, mesmo sendo “mais caro”, seguindo a sua estratégia de melhor tempo de resposta.

ZARA Exemplo de Competência Logística Não faz qualquer tipo de propaganda , comunicação externa ou promoção. O Marketing está na própria loja, que estão localizadas em pontos privilegiados com mudanças constantes da vitrine e coleções. Todo investimento é voltado para o ponto de venda. Fábricas com alto nível de automação Não dita tendências, prefere segui-las Negócio baseado no processo de Quick Response Feedback das lojas sobe vendas e comentários qualitativos Pesquisa de Marketing em Campus de Universidades, boates e outros locais pertinentes Envio de informações diárias ao ”quartel general” da empresa, que vigia de perto as tendências de moda e comportamento de compra. Equipe comercial se reúne com os designs para criar linhas novas e remover as existentes ..........

ZARA Exemplo de Competência Logística Possui os tecidos na cor crua que são tingidos conforme necessidade Envia as roupas em cabides e já etiquetados com os preços, pronta para a venda Lança mais de 10.000 produtos novos por ano no mercado Tempo entre a concepção de uma nova peça e sua entrega em volume comercial nas loja é de apenas 3 semanas . A velocidade com que coloca o produto no PDV reduz os riscos de estoque não vendido, maximiza a lucratividade por ter pouca sobra de estoque e matem as lojas constantemente renovadas ( 2 entregas / semana) mantendo a moda no topo e caracterizando um segmento chamado FAST FASHION. Com estas soluções de Logística encontradas pela ZARA, a empresa conseguiu ter um corte de desperdício muito grande. Os concorrentes chegam em épocas de liquidação com 35% da coleção . Na Zara as liquidações não chegam a 15% de produção.

Transporte Logística integrada Uma terminologia que evoluiu.... Supply Chain Management LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Logística Empresarial É o nome que se dá ao processo que interliga, com a máxima eficiência e eficácia, uma operação composta da varias etapas interdependentes, resultando em otimização de custos e aumento de qualidade de serviços oferecidos aos seus clientes internos e externos

Logística no setor público É o nome que se dá ao processo que interliga, com a máxima eficiência e eficácia, uma operação composta da varias etapas interdependentes, resultando em otimização de custos e aumento de qualidade de serviços oferecidos aos seus clientes internos e externos, assegurando elementos como: Garantia de Direitos, promoção do acesso da população e garantia da legalidade nos procedimentos que regem a gestão publica

Logística Empresarial Tem como meta, garantir a disponibilidade de produtos e materiais no mercado e pontos de consumo com a máxima eficiência, rapidez e qualidade e com custos controlados e conhecidos.

Logística no setor público Tem como meta, garantir a disponibilidade de produtos e materiais no mercado e pontos de consumo com a máxima eficiência, rapidez e qualidade e com custos controlados e conhecidos, considerando os processos licitatórios. Produção de Vacinas, Corpo de Bombeiros, Policiamento preventivo, distribuição de livros escolares, transportes escolares, merendas escolares

Desafio do executivo de Logística Equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio Bowersox - Closs “Um profissional de logística deve buscar o ótimo sem deixar de fazer o bom “

Resultados mensuráveis Gerenciamento de processos para garantir uma vantagem competitiva sustentável O papel do executivo de Logística Melhoria de processo Competitividade Maiores ganhos e redução de custos Resultados mensuráveis

Fatores-Chave para Vantagem Competitiva Custos Logísticos Nível de Serviço Logístico Distribuição Física

O papel do executivo de Logística processos entrada saída Recursos eficiência eficácia Gerenciamento de processos Processo  Conjunto de tarefas distintas, interligadas, visando cumprir uma missão. Um processo é definido agrupando, em sequência, todas as tarefas dirigidas à obtenção de um resultado, bem ou um serviço.

EXERCICIOS

ATÉ A PRÓXIMA AULA...