AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
COMPETITIVIDADE 1. Conceito Caráter sistêmico
O Processo de Gestão Estratégica
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Análise do Meio Ambiente
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Planejamento Estratégico Analise de Ambiente Externo
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Planejamento Estratégico
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios Bibliografia:
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Ambiente.
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Marketing Internacional
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Formação de preços e concorrência
MARKETING & EDUCAÇÃO ANDRÉ PUGLIESE PAULA KARINI.
MARKETING INTERNACIONAL
Ferramentas de PE Por Carlos Reis.
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
As empresa não atuam sozinhas no mercado
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Marketing na Engenharia da Qualidade
Planejamento Estratégico
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
O Ambiente de Marketing
PREÇO.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Administração Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007|
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AMBIENTES DE MARKETING
AULA 3 Marketing.
SISTEMA SIM e CRM Aula 12.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise Ambiental Mercadológica Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Capítulo 2 Análise Ambiental Marketing Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

AMBIENTES DE MARKETING

Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços. Indústria de computadores Indústria de máquinas de escrever Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo OportunidadeDeclínio Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa)

Ambiente Econômico Definição: A economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

Envolve a economia como um todo, incluindo ciclo de negócios e padrões de gastos, além de questões referentes à renda.  Ciclo de negócios - Padrão do nível de atividade comercial, que atravessa as etapas de prosperidade, recessão e recuperação. Ex.: (produção x emprego)  Renda do consumidor - Renda bruta - qtde. total ganha em um ano por uma pessoa; - Renda disponível - o que sobra após o pgto. de impostos; - Renda discricionária - o que sobra depois do pgto. de impostos e despesas essenciais. Ambiente Econômico

Padrão Básico de um Ciclo de Negócios Nível de atividade comercial Tempo Prosperidade Recessão Recuperação

O Ambiente Político e Legal Definição: As leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões dos profissionais de Marketing. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

É constituído pelas leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões dos profissionais de marketing.  Leis que afetam o marketing - Promoção da concorrência leal, leis que limitam a estratégia de produto, leis que limitam a estratégia de preços, leis que limitam a estratégia de distribuição, leis que limitam a estratégia de promoção.  Regulamentação do marketing - Regulamentações federais, estaduais e municipais - Auto-Regulamentação O Ambiente Político e Legal

 Influências sobre leis e regulamentações - Lobistas - Grupos de interesse do consumidor  Ações judiciais  Fatores políticos e legais no ambiente global O Ambiente Político e Legal

O Ambiente Social Definição: As pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

 Tendências demográficas - Diversidade da população - Tendências globais  Responsabilidade social e ética O Ambiente Social

Ambiente Natural Definição: Os recursos naturais disponíveis para a organização ou por ela afetados. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

 Disponibilidade de recursos - Demarketing  Responsabilidade com o ambiente natural Ambiente Natural

O Ambiente Tecnológico Definição: O conhecimento científico, pesquisa, invenções e inovações que resultam em bens e serviços novos ou aperfeiçoados. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

 Tecnologia de informações - Internet - Benefícios e desafios  Fatores tecnológicos no ambiente global  Tecnologia e valor O Ambiente Tecnológico

Ambiente Competitivo Definição:Composto por todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para um determinado mercado. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

 Tipos de concorrência - Concorrência pura - Concorrência monopolista - Oligopólio - Monopólio  Forças competitivas - Rivalidade entre concorrentes existentes - Ameaça de novos ingressantes - Ameaça de produtos substitutos  Concorrência no ambiente global Ambiente Competitivo

Tipos de Forças Competitivas Ameaça de produtossubstitutos Poder de barganha dos compradores Rivalidadeentreconcorrentesexistentes Poder de barganhadosfornecedores Ameaça de novosingressantes