Expectativa de aprendizagem:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Educação no contexto do Trabalho
Currículo /Educação Física
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Ensino Médio e Educação Profissional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Planejamento da Rotina Semanal
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula I
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. José Roberto Medina
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O porquê das lutas enquanto tema/conteúdo da Educação Física Escolar “Para além dos conteúdos tradicionais”.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

Expectativa de aprendizagem: Lutas Expectativa de aprendizagem: Ampliar os conhecimentos sobre as manifestações culturais de lutas.

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL IDIOMA MITOS HÁBITOS ALIMENTARES MÚSICA ESPORTE CORPO TEATRO CULTURA RELIGIÃO PENSAMENTOS LITERATURA FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL INVENÇÕES ARQUITETURA

O movimento humano é uma forma de linguagem O movimento humano é uma forma de linguagem. As linguagens são meios de comunicação, aprendizagem, apropriação, significação e transformação do mundo, logo, são constituintes e constituídas da/pela cultura. Esta discussão é recente na educação física. Bracht (1999); Daólio (1996); Betti (1999)

DO QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS SOBRE BLOCOS DE CONTEÚDOS? A EDUCAÇÃO FÍSICA ESTUDA LINGUAGENS – CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. OS PCNs organizam seus conteúdos em blocos.

Blocos de Conteúdo símbolos DANÇAS LUTAS movimento corpo JOGOS códigos ESPORTES códigos GINÁSTICAS

O que entendemos por Luta? Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas O que entendemos por Luta?

Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Conceito de Luta Prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente. Gomes et. al. (2010)

Chuva de idéias... Quais as características principais das Lutas?

Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Características Contato proposital fusão ataque/defesa Oponente/alvo Imprevisibilidade Regras Denominadores comuns transferíveis (grupos situacionais), passíveis de serem ensinados antes da prática especializada.

Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Classificação das lutas por tipo de contato e por distância (GOMES et. al., 2008) LUTA DE AGARRE LUTA COM GOLPE LUTA COM IMPLEMENTO Derrubar, projetar e controlar no solo. Golpes impactantes com diferentes partes do corpo, isolados ou simultaneamente. Tocar determinadas áreas do corpo por intermédio de implementos.

Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas

Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas A construção de atividades a partir da compreensão dos princípios condicionais e das classificações não deve negar as gestualidades específicas das modalidades de luta, mas pode dialogar com elas pela compreensão e adaptação de suas regras, materiais e movimentos básicos, dando condições para que os alunos tenham experiências de luta próximas ao que está sendo realizado.

LUTAS

PARA REFLETIR... “Não estamos sugerindo negar as técnicas, a proposta é chegar nas técnicas a partir dos Jogos de Aproximação. Lutas na Escola deve ser entendida como possibilidade e não necessidade”

Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas OS JOGOS DE OPOSIÇÃO SÃO CLASSIFICADOS EM 6 (SEIS) TIPOS: JOGOS DE RAPIDEZ, AGILIDADE E ATENÇÃO; JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETO; JOGOS DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO; JOGOS DE RETER E IMOBILIZAR; JOGOS DE DESEQUILIBRAR; JOGOS DE COMBATE.

Sugestões de leitura e aprofundamento: GOMES, Mariana S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978 .

Literatura http://www. plataformadoletramento. org