Expectativa de aprendizagem: Lutas Expectativa de aprendizagem: Ampliar os conhecimentos sobre as manifestações culturais de lutas.
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL IDIOMA MITOS HÁBITOS ALIMENTARES MÚSICA ESPORTE CORPO TEATRO CULTURA RELIGIÃO PENSAMENTOS LITERATURA FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL INVENÇÕES ARQUITETURA
O movimento humano é uma forma de linguagem O movimento humano é uma forma de linguagem. As linguagens são meios de comunicação, aprendizagem, apropriação, significação e transformação do mundo, logo, são constituintes e constituídas da/pela cultura. Esta discussão é recente na educação física. Bracht (1999); Daólio (1996); Betti (1999)
DO QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS SOBRE BLOCOS DE CONTEÚDOS? A EDUCAÇÃO FÍSICA ESTUDA LINGUAGENS – CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. OS PCNs organizam seus conteúdos em blocos.
Blocos de Conteúdo símbolos DANÇAS LUTAS movimento corpo JOGOS códigos ESPORTES códigos GINÁSTICAS
O que entendemos por Luta? Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas O que entendemos por Luta?
Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Conceito de Luta Prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente. Gomes et. al. (2010)
Chuva de idéias... Quais as características principais das Lutas?
Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Características Contato proposital fusão ataque/defesa Oponente/alvo Imprevisibilidade Regras Denominadores comuns transferíveis (grupos situacionais), passíveis de serem ensinados antes da prática especializada.
Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Classificação das lutas por tipo de contato e por distância (GOMES et. al., 2008) LUTA DE AGARRE LUTA COM GOLPE LUTA COM IMPLEMENTO Derrubar, projetar e controlar no solo. Golpes impactantes com diferentes partes do corpo, isolados ou simultaneamente. Tocar determinadas áreas do corpo por intermédio de implementos.
Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas
Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas A construção de atividades a partir da compreensão dos princípios condicionais e das classificações não deve negar as gestualidades específicas das modalidades de luta, mas pode dialogar com elas pela compreensão e adaptação de suas regras, materiais e movimentos básicos, dando condições para que os alunos tenham experiências de luta próximas ao que está sendo realizado.
LUTAS
PARA REFLETIR... “Não estamos sugerindo negar as técnicas, a proposta é chegar nas técnicas a partir dos Jogos de Aproximação. Lutas na Escola deve ser entendida como possibilidade e não necessidade”
Danças; Lutas e Ginásticas Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas OS JOGOS DE OPOSIÇÃO SÃO CLASSIFICADOS EM 6 (SEIS) TIPOS: JOGOS DE RAPIDEZ, AGILIDADE E ATENÇÃO; JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETO; JOGOS DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO; JOGOS DE RETER E IMOBILIZAR; JOGOS DE DESEQUILIBRAR; JOGOS DE COMBATE.
Sugestões de leitura e aprofundamento: GOMES, Mariana S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978 .
Literatura http://www. plataformadoletramento. org