1ª Oficina de Survey LAPS / PET-CS Módulo 1: Construção e aplicação de questionários estruturados Professores Gustavo Venturi e Edison Bertoncelo Dep.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) / 7722.
Técnicas de Programação I Professor: Decio Kosminsky Engenheiro Eletricista pela PUC-RJ Pós graduado em desenvolvimento pela PUC – Petrópolis Mestrando.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
Porto Alegre , RS, Brasil Montreal, Canadá
Curso de Filosofia - UFRN
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Prof. José Paulo Hernandes
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
PESQUISA PARA COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS
Paulo Vinícius Rampinelli
O que é Pesquisa de Mercado?
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Elaboração de um projeto de pesquisa
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Informações importantes
Aula 4: A democracia contemporânea: Sistemas Eleitorais e Partidários
Universidade Federal do Espírito Santo
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Abordagens Mistas e Triangulação
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Trabalho de Pesquisa de Marketing – PI do 2º semestre
Informações importantes
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Curso - Avaliação e Aprendizagem
METODOLOGIA DE PESQUISA
1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
PSP 5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico
MOSTRA DE TCC II TÍTULO ANA PAULA SÁ MENEZES1
- Componente quantitativo do estudo de base -
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
Preparação do inquérito
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – maio/junho

AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
Estatística ? O que é isso ?. Estatística é... a Ciência do aprendizado a partir dos dados.
Aula 2 Modelagem Econômica
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Plano de Avaliação do ProJovem
Aula 4.2.
em Educação em Direitos Humanos
Multifeira 2018 Área das extas.
Aula 2 Modelagem Econômica
Semana de iniciação científica da UFMG
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
E. M. Dr. Leandro Franceschini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
Transcrição da apresentação:

1ª Oficina de Survey LAPS / PET-CS Módulo 1: Construção e aplicação de questionários estruturados Professores Gustavo Venturi e Edison Bertoncelo Dep. Sociologia – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP JUNHO 2016

Oficina de Survey LAPS / PET-CS - Módulo 1 OBJETIVOS – vivenciar as etapas de construção de um questionário a partir de problemas de pesquisa – realizar experimentos com questionários diferentes e comparáveis (split ballot) – realizar entrevistas domiciliares (face a face), junto a amostra representativa de indivíduos residentes na cidade de São Paulo – produzir dados para a construção de um banco a ser trabalhado no Módulo 2

Oficina de Survey LAPS / PET-CS - Módulo 2 – COSNTRUÇÃO DE PAINEL A ANÁLISE DE DADOS Período: setembro e outubro de 2016 OBJETIVOS – analisar os resultados do banco de dados construído no Módulo 1 (SPSS) – produzir de um painel – reentrevistar (por telefone) eleitores/as que tenham participado do levantamento realizado no Módulo 1 * Os módulos são independentes, a participação em um não implica a obrigatoriedade de participação no outro. Será dada preferência para participar do Módulo 2 aos que tiverem feito o Módulo 1.

1/06: apresentação do projeto, bibliografia e regras. 8/06: sumário das diferentes escolas de interpretação do comportamento eleitoral e elaboração do questionário para pré-teste. PRÁTICA 1: realização do pré-teste entre 11 e 13/06 (2 entrevistas por pessoa). 15/06: balanço do pré-teste e fechamento do questionário final. 22/06: distribuição dos questionários e instrução sobre os procedimentos de campo (amostra e materiais preparados pelo PET e voluntários da Oficina). PRÁTICA 2: coleta dos dados no fim de semana 25-26/06 (12 entrevistas cada). 29/06: balanço da aplicação dos questionários e da Oficina (listagem de voluntários para codificação das abertas e digitação dos questionários em julho, junto com equipe do PET-CS, para a montagem do banco de dados a ser usado no Módulo 2). Oficina de Survey LAPS / PET-CS - Módulo 1 CRONOGRAMA

Certificado e AACC: Receberão certificado de participação na 1ª Oficina de Survey LAPS / PET-CS Módulo 1 participantes que tiverem presença em pelo menos 3 dos 5 encontros e forem a campo para a coleta dos dados (25 e 26 de junho) Alunos que estejam cursando Licenciatura em Ciências Sociais na USP poderão computar 30 horas de AACC pela participação em cada módulo Notas: (1)participantes deverão arcar com os próprios custos de deslocamento e alimentação para as atividades de campo (2)a definição dos locais para realização das entrevistas buscará contemplar a indicação dos participantes (entre 95 distritos), mas, havendo distritos descobertos, será por sorteio. Oficina de Survey LAPS / PET-CS - Módulo 1 REGRAS

Oficina de Survey LAPS / PET-CS - Módulo 1 Objeto da pesquisa: Comportamento político do eleitorado paulistano nas eleições para a prefeitura de São Paulo em 2016 Problemas teóricos: – Por que eleitores/as participam (ou não) das eleições? – Quais são os determinantes da direção do voto (diferentes intenções de voto)? – Qual é o peso de fatores de longo, médio e curto prazos para as escolhas feitas? – Qual é a atualidade das teorias clássicas de comportamento eleitoral para entender o fenômeno em foco? – Em que medida e em que aspectos tais teorias se contrapõem ou se complementam?

Oficina de Survey LAPS / PET-CS - Módulo 1 Objeto da pesquisa: Comportamento político do eleitorado paulistano nas eleições para a prefeitura de São Paulo em 2016 Problemas práticos: – Quais são os principais conceitos mobilizados pelas teorias do comportamento político-eleitoral para explicá-lo? – Como operacionalizar tais conceitos: quais são as dimensões envolvidas nos conceitos? quais são os indicadores empíricos necessários para cercar tais dimensões? quais são as variáveis (perguntas) que permitem construir tais indicadores? qual é a natureza (e estrutura de variância) dessas variáveis e suas implicações para os resultados a serem obtidos?

CASTRO, Mônica Matta Machado de. “Sujeito e estrutura no comportamento eleitoral”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 20, p. 7-19, DOWNS, Anthony. “A lógica básica do voto” in A. Downs, Uma teoria econômica da democracia (Capítulo 3). São Paulo, Edusp, 1999 (pp ). FIGUEIREDO, Marcus. “A teoria psicológica do comportamento eleitoral” in M. Figueiredo, A Decisão do Voto – Democracia e racionalidade (Capítulo 1). Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2008 (pp ). FIGUEIREDO, Marcus. “Teorias histórico-conceituais do comportamento eleitoral 1 – A Sociologia e a decisão do voto” in M. Figueiredo, A Decisão do Voto – Democracia e racionalidade (Capítulo 2). Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2008 (pp ). SINGER, A. “As raízes sociais e ideológicas do lulismo”. Novos Estudos n85, nov RENNÓ, L. & CABELLO, A. “As bases do lulismo – A volta do personalismo, realinhamento ideológico ou não alinhamento? “. RBCS Vol 25 n74, out Oficina de Survey LAPS / PET-CS - Módulo 1 BIBLIOGRAFIA