PERCEPÇÃO. EQUIPE: ROSANANARADENISEROSEMEIRESILMARA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos cognitivos - A percepção
Advertisements

A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEUS AXIOMAS PROF. FERNANDA VAZ HARTMANN.
Mente automaticamente aceita a heurística de forma natural e confortável Necessidade de simplificar o mundo Simplificação da realidade Perda de qualidade.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
Prof. Priscila Tamiozzo.   Modo pelo qual recorremos as experiências passadas com a finalidade de utilizá-las no presente. Enquanto processo, refere-se.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
Introdução à prática da
A Neuropsicologia de Alexander Luria: o conceito de função e as condições de emergência das funções psicológicas superiores Aula 4_ porfa. Joana Andrade.
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
SENSAÇÕES SOMÁTICAS I Aula n 08 24/03/2017
Professora Geórgia Feitosa
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Caracterizar problemas humanos nas organizações;
Docência do Ensino Superior
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
TERAPIA COGNITIVA Jorge Amaro.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Processo de produção de uma notícia
Dança e teatro para pessoas com deficiência
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A ACÇÃO HUMANA.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
curriculum vitae 1|27 professora desde ago/2009
O que é? Transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, relacionamento social, aprendizagem escolar, na percepção dos sentidos.
Faculdade Municipal Professor Franco Montoro
A Neurociência.
Psicologia e psicologia do senso comum
Comportamento do Consumidor
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Realidade e Senso Comum
Música, neurociência e desenvolvimento humano
Dimensão profissional I pensamento lógico matemático
Gestão da Logística de Distribuição
Comportamento Organizacional
EMPIRISMO X RACIONALISMO
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Sociologia e Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia e psicologia do senso comum
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Estatísticos
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Aula inaugural – sexto ano
A organização da vida social na visão de Karl Marx
FENOMENOLOGIA.
Entre as 3 Leis da Gestalt escolha aquela que podemos aplicar na composição abaixo.
Educação no Brasil Tragédia.
Objetivo, Definições, Significado
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
PERCEPÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
<espaço para figura> Opcional.
Estrutura serviço de Estética
Modelos Organizadores do Pensamento
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Oficina de iniciação ao Diagrama de Gowin
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

PERCEPÇÃO

EQUIPE: ROSANANARADENISEROSEMEIRESILMARA

PERCEPÇÃO A percepção é o conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes dos estímulos ambientais (STENBERG 2010). Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos

PERCEPÇÃO Do Ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos

PERCEPÇÃO Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade, e não na realidade em si.

TIPOS DE PERCEPÇÃO

Percepção visual

A visão é a percepção de raios luminosos pelo sistema visual. Esta é a forma de percepção mais estudada pela psicologia da percepção. A maioria dos princípios gerais da percepção foram desenvolvidos a partir de teorias especificamente elaboradas para a percepção visual. Nem sempre o que parece, é…

Percepção visual Parado ou em movimento... Idosos ou jovens....

Percepção visual “Toda vez que nossa atenção se volta para algo - busca uma figura. essa busca sempre se realizará sobre um fundo. “Toda vez que nossa atenção se volta para algo - busca uma figura. essa busca sempre se realizará sobre um fundo. O fundo é na verdade para onde olhamos, para onde direcionamos nossa busca pelo que precisamos. (Rodrigues, E.) O fundo é na verdade para onde olhamos, para onde direcionamos nossa busca pelo que precisamos. (Rodrigues, E.) “Quando vemos os três pontos e o triângulo acima, tendemos a organizar tal percepção em uma boa- forma, vendo-a completa, com um sentido, em forma de um triângulo

LEI DO AGRUPAMENTO PERCEPTIVO PROXIMIDADE: Os objetos mais próximos entre si são percebidos como grupos independentes dos mais distantes. PROXIMIDADE: Os objetos mais próximos entre si são percebidos como grupos independentes dos mais distantes. SIMILARIDADE ou SEMELHANÇA: Objetos similares em forma ou tamanho ou cor são mais facilmente interpretados como um grupo.

LEI DO AGRUPAMENTO PERCEPTIVO FECHAMENTO: Nossos cérebros adicionam componentes Que faltam para interagir uma figura parcial como um todo.

LEI DA FIGURA-FUNDO Quando percepcionamos, a primeira coisa que fazemos é separar a figura do fundo. A nossa atenção selecciona partes da imagem e forma a percepção consoante a escolha feita.

Percepção Auditiva

A audição é a percepção de sons pelos ouvidos. A psicologia, a acústica e a psicoacústica estudam a forma como percebemos os fenómenos sonoros. Uma aplicação particularmente importante da percepção auditiva é a música.

Percepção olfactiva gustativa & táctil A percepção olfativa engloba a discriminação de odores, o que diferencia um odor do outros e o efeito de sua combinação. O alcance olfativo nos seres humanos é limitado O principal factor desta modalidade de percepção é a discriminação de sabores também importante na afetividade e é sentido pela pele do corpo todo, embora sua distribuição não seja uniforme

As Desordens Da Percepção As desordens da percepção são chamadas agnosias, termo derivado do grego gnosis, que significa conhecimento. Este termo foi cunhado pela Psicanálise por Sigmund Freud. As agnosias, geralmente, são causadas por lesões no córtex cerebral e dependem da região lesionada Agnosias – se determinadas áreas cerebrais forem afectadas, o indivíduo perde total ou parcialmente as capacidades perceptivas. Existem diversos tipos de agnosias como sejam a visual, a auditiva e a somatos sensorial

O papel da atenção no processo perceptivo Constantemente recebemos uma quantidade de estímulos (visuais, auditivos, olfactivos,…), o que implica que nem todos sejam captados do mesmo modo. A ATENÇÃO desempenha um importante papel na nossa percepção da realidade, pois leva-nos a seleccionar umas sensações em detrimento das outras. Assim, para “vermos” alguma coisa ela tem de chamar a nossa atenção. Quantas vezes não passamos pelas coisas e, simplesmente, não as vemos?

F ICÁMOS A SABER A percepção é uma organização / construção que realizamos a partir dos dados dos sentidos. Temos onze sentidos e vários tipos de percepção. Existem alguns problemas que podem ocorrer ao nível da percepção, tais como as ilusões e a agnosia. A atenção desempenha um papel fundamental na nossa percepção da realidade.

FIM BOCK, A. M. et al. Psicologias – Uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e VYGOTISKY, L.S. – A relevância do social. 3ª. Ed. São Paulo: Summus, RODRIGUES, H. E. Introdução à Gestalt-Terapia – conversando sobre os Fundamentos da abordagem gestáltica. Petrópolis: Editora Vozes, VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, WIKIPÉDIA – a enciclopédia livre