GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA Ivanilde Maria Tibola Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;
Advertisements

Administração e outros conceitos O que é Administração? Gestão de negócios públicos ou particulares. Ordenar os fatores de produção e controlar a sua.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
AUTOAVALIAÇÃO.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Cursos Palestras TREINAMENTOS
Comunidade de Aprendizagem
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Planejamento de estratégias:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
O que é Educação Ambiental?
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
CONVIVA
SINAES ENADE.
A controladoria na empresa
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
30anos CENPEC.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Avaliar desempenho de servidores
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Avaliar desempenho de servidores
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
Plano de Gestão da Escola
Reflexividade e formação de professores
Consolidando....
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA Ivanilde Maria Tibola Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/1996) e a legitimação da Gestão Escolar. Todas as unidades possuem completa autonomia para aplicar suas propostas pedagógicas de acordo com os seus métodos e objetivos. Neste sentido, a Gestão é de fundamental importância no processo de organização da escola. Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I - Elaborar e executar sua proposta pedagógica; II - Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; III - Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; IV - Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; V - Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; VI - Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; VII - Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola (Lei nº , de 2009).Lei nº , de 2009) VIII – Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei (Lei nº , de 2001).Lei nº , de 2001)

Para (VIEIRA, 2008, p. 43), a LDB atribui à Gestão Escolar tudo que é previsto na constituição e organização da Unidade Escolar. Define o Planejamento, a Elaboração e a Execução da Proposta Pedagógica, da unidade Escolar, como a bússola orientadora dos caminhos e trajetos que a escola vai tomar para o alcançar de seus objetivos. Por isso, a importância da formulação, conhecimento e cumprimento por todos os envolvidos dos Fundamentos, princípios, objetivos e resultados. No inciso VI a LDB, trata da GESTÂO ESCOLAR DEMOCRÀTICA, que envolve as relações da Gestão Escolar com a Comunidade Escolar, cujas ações requerem de ambas visibilidade e transparência para a o alcance da educação de qualidade

Conceitos e Definições da Gestão escolar A gestão escolar se constitui em uma dimensão e um aspecto de atuação dos seus agentes (diretores, supervisores, coordenadores, professores, pais, alunos, comunidade, etc.) que objetiva promover a organização, a estrutura, o planejamento, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o crescimento e avanço das questões socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino que são as escolas. O desenvolvimento e o avanço da escola se consolida pela atuação intensa dos agentes escolares.

A Gestão Escolar e os Resultados no desenvolvimento e sucesso dos alunos A escola é o espaço próprio para a difusão do conhecimento sistematizado e formal. É a instituição criada para a socialização do saber sistematizado. Para que a escola avance nos seus objetivos primordiais, dentre eles à aprendizagem dos educandos, é necessária uma boa gestão. Na gestão é importante a participação de todos os agentes que contribuem de forma direta ou indireta nos processos de organização da escola. O sucessor escolar dos alunos está inteiramente relacionado com a gestão da escola. Para VIEIRA (2007): (...) o sucesso de uma gestão escolar, só se concretiza mediante o sucesso de todos os alunos, que se mede pelos resultados (indicadores) obtidos pela escola.

Organização e Gestão da Escola O modo de organizada a escola reflete as concepções e conceitos sobre a escola como instituição que compreende vários elementos constitutivos no processo organizacional e elementos no processo técnico-administrativo da escola. Existe estudos com enfoques e concepções bem diferentes a respeito da organização e gestão da escola. Enfoque científico-racional: vê a organização da escola uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente, ou seja, pode ser planejada, organizada, controlada, de modo a alcançar maiores indicadores de eficácia e eficiência. Funciona com organogramas de cargos e funções, normas e regulamentos. Enfoque crítico, de cunho sócio-político. vê a organização escolar como um sistema de agregação de pessoas, onde existe uma intencionalidade de trabalhar com as interações sociais que acontecem dentro e fora da escola. A organização seria uma construção social atribuída aos professores, educandos, pais e todos os integrantes da comunidade mais próxima. (LIBÃNEO, 2001). Toda escola tem uma estrutura de organização interna, normalmente balizada por regimentos escolares ou legislações específicas estaduais ou municipais.

O que compreende a comunidade Escolar (interna e externa) na Gestão Escolar. É de extrema relevância o envolvimento de toda a comunidade escolar para o alcance do desenvolvimento e da aprendizagem dos educandos, que inclui professores, técnicos, profissionais de áreas afins, famílias, estudantes e outros da comunidade externa. O trabalho escolar é uma ação de caráter coletivo, realizado a partir da participação conjunta e integrada dos membros de todos os segmentos da comunidade escolar. Este modelo de gestão se assenta no entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da direção e das relações interpessoais que ocorrem no contexto da escolar, em torno de objetivos educacionais, entendidos e assumidos por seus membros com empenho coletivo em torno da sua realização. A prática participativa, supera o exercício do poder individual e promove a construção do poder da competência, centrado na unidade social escolar.

O que é administração - Dicionário Aurélio: administração “é um conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado”. Outro autor: “a administração como processo de planejar para organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais visando à realização de objetivos”. Regimento Escolar: documento que normatiza as intenções, o planejamento e as ações de cada escola, também estabelece suas regras de funcionamento, delimita níveis de competência para os recursos humanos que atuam na escola, clarifica direitos e deveres de professores; educandos e direção; enfim, dá a sustentação organizacional indispensável para o sucesso de cada unidade educacional.

Construção do Regimento: Deve ser de forma coletiva, com a participação de todos os segmentos internos e externos do contexto escolar e deve expressar os objetivos e metas da Unidade escolar. Deve considerar os dispositivos deliberados pelo Conselho/Secretaria Estadual e Municipal de Educação e legislação pertinente Nacional e do Estado e aprovado por seu órgão colegiado e pela entidade mantenedora (se for o caso). Que seja encaminhado ao órgão do sistema educacional ao qual a escola está jurisdicionada (NRE/Secretaria Municipal) para fins de aprovação e registro. Da Missão Institucional: Promover e articular ações de defesa de direito, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

NAS ORGANIZAÇÕES É COMUM A INTER-RELAÇÃO ENTRE VÁRIAS FUNÇÕES E SERVIÇOS.  Setor Técnico-Administrativo  Setor Pedagógico – Níveis de Ensino e o Processo de Aprendizagem (Plano para hora atividade)  Setor de Saúde, dentre outros  Atuação Institucional Defesa de direitos;  Prevenção da incidência da deficiência;  Educação; Educação profissional;  Saúde;  Assistência social;  Esporte, lazer e cultura; Assistência à Pessoa com Deficiência idosa;  Estudos e pesquisas;  Capacitação e aperfeiçoamento técnico-profissional.

Considerações finais  Percebe- ainda a necessidade de rever as concepções e as definições acerca do envolvimento da comunidade escolar na Gestão Escolar  Ainda é distante o processo de compromissos e responsabilidades de todos os envolvidos para avanças nos projetos, planejamentos, trabalhos, metas e encarar os principais problemas que a escola pode enfrentar na sua trajetória.  Falta de uma gestão qualificada nas concepções, objetivos e metas da administração. Uma gestão qualificada insere as contribuições da comunidade escolar na metodologia administrativa  A liderança do diretor na organização do trabalho escolar, de modo a orientar o desenvolvimento do ambiente educacional capaz de promover aprendizagens e formação dos educandos, no nível mais elevado, de modo que estejam capacitados a enfrentar os desafios que são apresentados.

Questões para análise dos diretores:  1. Como categorizo a minha gestão (Democrática, autoritária, coletiva, individualista, dialógica, transparente...);  2. O quanto a gestão da escola tem de envolvimento com os resultados de qualidade dos trabalhos desenvolvido na escola;  3. O envolvimento de diversos atores e setores expressam resultados de melhorias: administrativas, pedagógicas, de saúde, de profissionalização, de aprendizagem, de conteúdos curriculares, de metodologias, de processos de avaliação, de grupos de estudo, de planejamentos, enfim em todos os eventos desenvolvidos na escola;  4. É possível avaliar melhorias no desempenho dos professores, após hora atividade.  Regimento Escolar. Como estão dispostas as funções e competências dos profissionais, a hora atividade, os registos de advertência, a punições.

Toda a APAE é mantenedora de uma Escola Como era  !. Escola Especial ;  2. Apenas aprova para estabelecer convênio  3. Aluno sem vida acadêmica;  4. Professores dependentes de diagnósticos de outros profissionais Como está estabelecida  1. Escola de Educação Básica, com a oferta de nível de ensino  2. Dentro de um sistema Educacional  3. Aluno com nº de matricula e contabilizado perceptivamente, documento escolar, implicando um novo modo de fazer  4. Professores e Equipe pedagógica indutor do processo de ensino e aprendizagem.

 5. Educando se ajustando ao processo de Ensino e Aprendizagem.  Art. 58 da LDB/1996  Currículo, métodos,técnicas e recursos específicos para atender as necessidades do educando  Terminal idade Específica a  Educação Especial para o Trabalho.  Acesso Igualitário.  Desculpabilização do aluno e da deficiência e do aluno  Responsabilização dos governos, das instituições e dos profissionais

Questionamento: - Será que esse menino é capaz de aprender. - O que devo fazer para esse menino aprender. - O Sucesso na qualificação e colocação no Mundo do trabalho começa muito cedo.