Disciplina: Psicologia Professora: Tatiana Burrhus Frederic Skinner.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
Advertisements

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Profa. Therezinha Conde
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
KARL MARX - Marxismo.
Universidade do Estado de Santa Catarina
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Didática das Ciências Experimentais
Seleção e organização de conteúdos
Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO
Atividades de sala de aula no ECLE
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Estágio IV.
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Metodologia do Ensino de Física I
FACULDADE MUNICIPAL PROFESSOR FRANCO MONTORO
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
I Encontro de Licenciaturas da
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
Realizado por Micaela Amorim, nº16, 12ºA
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Psicologia Institucional
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Psicologia Geral Prof. MS. Gerson Heidrich
ANO 2 UNIDADE 1.
Relação Terapêutica, e Ética na Terapia Comportamental
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Histórico da ciência experimental da psicologia comportamental .
Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA.
Reunião de Pais 6º ano/ /11/2015.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Capacitação Pedagógica Aula 02
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Prof: Emanuel Domingos dos Santos
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Filosofia Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo.
Metodologia do Ensino de Física I
GEMAT GRUPO DE ESTUDOS DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Psicologia Professora: Tatiana Burrhus Frederic Skinner

Nasceu em 20 de março de 1904 na cidade de Susquehanna na Pensilvânia. Freqüentou o mesmo ginásio onde seus pais haviam estudado. Havia apenas sete outros alunos em sua sala ao final do curso. VIDA

Quando criança e adolescente, gostava de construir coisas: trenós, carrinhos, jangadas, carrosséis, atiradeiras, modelos de aviões e até um canhão a vapor. Ele se formou em inglês, recebeu a chave simbólica da Phi Beta Kappa e manifestou o desejo de tornar-se escritor.inglêsPhi Beta Kappa Em 1928, inscreveu-se na pós-graduação de psicologia em Harvard, embora nunca tivesse estudado psicologia antes e doutorou-se três anos mais tarde, concluindo o mestrado em 1930 e o doutorado em psicologiaHarvard

Depois de vários pós-doutorados, Skinner foi dar aulas na Universidade de Minnesota (1936– 1945).Universidade de Minnesota Casou-se com Yvonne Blue e tiveram 2 filhos. Skinner morreu em 18 de Agosto de 1990, com leucemia terminal.18 de Agosto1990

Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990)

O Comportamento dos Organismos (1938) Ciência e Comportamento Humano (1953) OBRAS

Sua obra é a expressão mais célebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.

O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. O condicionamento operante, denominado por modelagem tem como instrumento fundamental o reforço que pode ser da seguinte forma: CONDICIONAMENTO OPERANTE

POSITIVO: todo estímulo que quando está presente aumente a probabilidade de que se produza uma conduta. NEGATIVO: todo estímulo aversivo que ao ser retirado aumenta a probabilidade de que se produza a conduta. EXTINÇÃO: a qual se apresenta quando um estímulo que previamente reforçava a conduta deixa de atuar. CASTIGO: igual ao da extinção, funciona para reduzir a conduta.

Segundo Skinner, na educação, a forma mais eficaz e com melhores resultados provinha do uso das recompensas e reforços positivos ao invés de punições e reforços negativos.

Para melhor aproveitamento das classes, ele baseia-se na aplicação do ensino programado em que os sucessos em determinadas tarefas atuam como reforço para aprendizagens posteriores. Ensino Programado

MÁQUINA DE APRENDIZAGEM Chamou de máquina de aprendizagem, a organização material didático de maneira que o aluno pudesse utilizar sozinho, recebendo estímulos à medida que avançava no conhecimento.

Pressupostos Teóricos O behaviorismo está nos pressupostos da orientação tecnicista da educação, que consiste em planejamento e organização racional da atividade pedagógica; operacionalização dos objetivos; parcelamento do trabalho, com especialização das funções; ensino por computador, tele-ensino, procurando tornar a aprendizagem mais objetiva.

Segundo José Fernando Lomônaco, professor associado do Instituto de Psicologia da USP: "Skinner é um dos psicólogos mais importantes da história, concordando-se com ele ou não. Entre os anos 40 e 60, o behaviorismo teve grande influência e dominou a psicologia. Surgiram aplicações não só no ensino, mas também na psicologia clínica, como a terapia comportamental”