COMPETÊNCIA DO EXECUTIVO Manutenção da administração Investimentos Ações sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CGM: CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO CGM: CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO PEDRA PRETA – MT Fone: (66)
Advertisements

CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) INFRAÇÕES AO.
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA – TCE-PB ORIENTAÇÕES DO TCE-PB REGRAS DE FINAL DE MANDATO TRANSIÇÃO DE GOVERNO Eleições Municipais Fabiana L.C.R.de.
Condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral Enfoque do Tribunal e do Ministério Público de Contas.
REFORMA ELEITORAL Dr. WESLEY RICARDO N CHAVES site:
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL DESPESA EXECUTADA NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012.
ELEIÇÕES 2014 Regras de conduta eleitoral para os Agentes Públicos Federais Advocacia-Geral da União.
DEMOCRACIA PARTICIPAVA
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARACIABA 1º QUADRIMESTRE EXERCICÍO
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º Quadrimestre 2015 Artigo 9 º § 4 º da LRF “Até o Final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará.
VEDAÇÕES RELATIVAS AO USO E DISTRIBUIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PÚBLICOS ELEIÇÕES-2016 MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
Condutas Vedadas a partir de 01/01/2016 Ceder, permitir ou usar, em benefício de candidato, partido ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
I - Cessão ou uso bens públicos em benefício de candidato, partido ou coligação  Pode haver cessão para realização de convenção  A utilização de informações.
CRISE ECONÔMICA ATUAL VERSUS LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Apresentação: Moisés Hoegenn Diretoria de Controle dos Municípios - DMU Tribunal de Contas.
ÚLTIMO ANO DE MANDATO AS CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS, AS INFRAÇÕES, OS CRIMES E AS RESPECTIVAS RESPONSABILIZAÇÕES.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal)
CONDUTAS VEDADAS EM ANO ELEITORAL RELATIVAS A SERVIDORES PÚBLICOS KLEIDE MARIA TENFFEN FIAMONCINI ASSESSORA JURÍDICA
Eleições 2012 Propaganda Eleitoral Resolução Nº
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI AUDIÊNCIA PÚBLICA – 2° QUADRIMESTRE 2015 AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM FINAL DE MANDATO VALMIR BATISTA ASSESSOR CONTÁBIL.
Termo de Ajustamento de Conduta – MPF/MTFC-CGU/BB/CEF
Providências a serem adotadas nos primeiros dias do governo municipal
Lei de falências para entes subnacionais
Assembleia Geral e Fórum dos Secretários Municipais de Fazenda o RS
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil e Plano de Contas
José Alberto Ferreira Filho (UNIFEI)
PREVCOM-RP e PREVCOM-RG
Câmara Municipal de Vereadores Teutônia - RS.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
Seguro de Pessoas Disposições Legais.
Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos
RESTOS A PAGAR Erica.
Finanças Municipais de Caxias do Sul
EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
1. – SISTEMAS OU MECANISMOS ADMINISTRATIVOS
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
PROF. FRANCISCO BRAGA (PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
DIREITO ADMINISTRATIVO/TRABALHISTA Terceirização de mão de obra e responsabilidade do Poder Público – RE /DF.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
II CONGRESSO DE GESTÃO MUNICIPAL
SAÚDE E (OU) ASSISTÊNCIA SOCIAL
Avaliar desempenho de servidores
DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 07 Art
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO RECURSOS NO CPC DE 1973 E NO NCPC x DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professor: Rodrigo Sodero
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
Direito Constitucional
Avaliação Metas 3º Quadrimestre 2017
NORMAS FUNDAMENTAIS E FUNÇÃO JURISDICIONAL
ALTERAÇÕES DAS MINIRREFORMAS ELEITORAIS
Transferência Inter-hospitalar
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Avaliar desempenho de servidores
ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
PROJETO DE LEI N.º DE 2015 Deputado Federal Indio da Costa
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Depois que estes orçamentos são definidos é o momento de realizar as emendas parlamentares, que representam a ocasião na qual os representantes do Poder.
Administração Financeira e Orçamentária
Mauro Guimarães Junqueira Presidente - Conasems
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
Ponto 5-2 COMPETÊNCIA (penal)
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIA DO EXECUTIVO Manutenção da administração Investimentos Ações sociais

Despesa Pública Direitos políticos Tribunal de Contas Justiça Eleitoral Jurisdição

LEI 9504/97 ARTIGO 73, § 10 ► VEDA CONCEDER, BENS, VALORES E BENEFICIOS NO ANO DA ELEIÇÕES NOVAS SUBVENÇÕES ►INCLUEM-SE: elementos de despesa 41, 42 e 43

Revisão Geral A partir de 03 de abril Recomposição das perdas ao longo do ano da eleição A partir de 03 de abril Recomposição das perdas ao longo do ano da eleição Até 02 de abril plena, inclusive de anos anteriores Circunscrição do pleito

LEI 9504/97 - ARTIGO 73 – Vedações de pessoal V - nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados:

Concurso público Pode ser realizado em qualquer período Nomeação em qualquer período desde que homologado o certame até 3 meses antes da eleição Homologação no período eleitoral, nomeação somente no ano seguinte

PUBLICIDADE no 1º semester/2016 Não pode exceder: a média dos gastos dos três últimos semestres

PUBLICIDADE VEDAÇÕES: ►PARTICIPAÇÃO EM INAUGURAÇÕES ►JORNAIS ►REVISTAS ►INFORMATIVOS ►OUTDOORS ►RÁDIO ►CARTAZES ►SITES

Inauguração de obra pública De 2 de julho até a data da eleição É vedada: a contratação de shows artísticos a presença de candidatos (Lei n /2009) a contratação de shows artísticos a presença de candidatos (Lei n /2009)

Ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária; Ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado Fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços e caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público.

Conduta vedadas – Lei 9504/97 – artigo 73 – 3 meses antes do pleito Realizar transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública Com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral

vereadores municípios

LIMITES DO PODER LEGISLATIVO LIMITESPercentual - %parâmetro Gastos totais – C.F. art. 29A, I a VI 3,5 a 7Receita tributária e transferências do exercício anterior Folha de pagamento – C.F. Art. 29A, §1º 70Valor orçado para a Câmara Remuneração individual - C.F. Art. 29, VI 20 a 70Subsídio do deputado estadual Remuneração total – Art. C.F. 29, VII 5%Receita do Município

ANTES LRF ► DEPOIS LRF ►PESSOAL Não havia definição sobre despesas Limites mais amplos e até 12 meses para reduzir, sem punição Sem regra para final de mandato

2016 – FINAL DE MANDATO LEI COMPLEMENTAR 101/2000 Artigo 21, parágrafo único = veda aumentar os gastos com pessoal nos últimos 180 dias do mandato.

Não pode a partir de 4 de julho de 2016 ► aumentar a despesa com pessoal sem haver o conseqüente aumento proporcional na Receita Corrente Líquida – RLC ou redução da despesa ► aumento do % de gastos com pessoal entre o inicio e o final do período impeditivo

ANTES LRF ► DEPOIS LRF ►DÍVIDAS Limite no último mês do mandato ► 1/48 Sem punição Sem limitação de empenho ►DÍVIDAS Limites bimestrais, quadrimestrais e anuais Impedimentos para receber $$$ Com limitação de empenho

LRF ► ARTIGO 42 Veda contrair obrigação de despesa nos 2 últimos quadrimestres exceto se: ►houver o respectivo pagamento no exercício ou ► seja a obrigação paga no exercício seguinte com recursos do exercício anterior

O QUE SÃO DÍVIDAS PARA O ARTIGO 42 Todas as obrigações pendentes de pagamento em Todas as parcelas vincendas em 2016 ► Pagamento de acordo com a ordem cronológica das exigibilidades

INVERDADES no último ano de mandato o governante está obrigado a “zerar” a dívida flutuante obras que avancem o mandato não podem ser iniciadas sem a prévia provisão de recursos financeiros para pagar a obra toda; todas as despesas empenhadas nos últimos oito meses não poderão ser inscritas em Restos a Pagar sem a necessária contrapartida de disponibilidade de caixa.

LISTA DO TCE PARA A JUSTIÇA ELEITORAL Resolução TC 096/2014: ►tiveram contas julgadas irregulares com imputação de débito ou aplicação de multa, com transito em julgado. ►receberam parecer prévio do Tribunal de Contas pela REJEIÇÃO.

LISTA DO TCE PARA A JUSTIÇA ELEITORAL Somente processos transitados em julgado até dia Prazo para encaminhar até ►

Obrigado, boa tarde GERALDO JOSÉ GOMES Auditor Fiscal de Controle Externo