ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.
Título do projeto de pesquisa Autora: Iranice Pereira da Silva Orientador(a): Alexandre Santana.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neurociência a favor da educação
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Fórum - Unidade I - Sua experiência
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil Revisão 1 Cláudia Yazlle.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Tutorial de acesso às aulas de reforço
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Programa de Valorização a Atenção Básica
Capacitação Pedagógica Aula 02
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Dias, JM; Machado, DCS; Nunes, LI
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Plano de Gestão da Escola
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Portfólio Residência Pedagógica
O Papel educativo do quadro de apoio
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA

  Desmistificar o conceito único de Infância;  Lei n°11.274, de 6 de fevereiro de 2006;  Pensar em espaços para as crianças viveram a infância. Refletindo sobre a pluralidade da infância

  Desconsiderar que a infância está presente nos anos/séries iniciais do ensino fundamental e não só na educação infantil;  É preciso olhar não só para o cotidiano das instituições de ensino como também para os outros espaços sociais em que as crianças estão inseridas;  A mídia também encontrou na infância um grande público consumidor. Infância nos espaços e os espaços da infância

  Cantinhos das crianças: ESPAÇOS NO MERCADOS;  Como fazer para recebe-la no ensino fundamental?  Inserção e acolhimento;  Pensar sobre a infância na escola e na sala de aula é um grande desafio para o ensino fundamental;  Faz-se necessário definir caminhos pedagógicos nos tempos e espaços da escola e da sala de aula que favoreçam o encontro da cultura infantil.

  O direito efetivo á educação das crianças de 6 anos através das práticas pedagógicas e politicas da escola;  Primeira experiência escolar de algumas crianças, como nos preparar?  As crianças possuem modos próprios de compreender e interagir com o mundo. Infância na escola e na vida: alguns desafios

  BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização de J. Beauchamp, S. D. Pagel, A. R. do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Disponível em: Acesso em: jan.2011http:// Referência