EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:

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Transcrição da apresentação:

EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD: acessa o cronograma do curso, as avaliações e o material didático participa de fóruns de discussão e de chat realiza as atividades de aprendizagem para depois enviá-las ao tutor armazena sua produção e outros materiais relativos ao curso consulta documentos na biblioteca virtual mantém contato permanente com o seu tutor e outros alunos do curso busca informações sobre o curso

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA VIASK (Virtual Institute of Advanced Studies Knowledge) Santa Catarina - 2005 Caráter utilitário Demandas que impulsionaram seu desenvolvimento – foi comprado (influências de setores privados e comerciais) Escolha técnica – interesses sociais Capacitação de profissionais de saúde, educação... Capacitação para o serviço – fortalecer políticas públicas

2005 Equipe Técnica e profissionais TI Possibilidades x usos Permissões e acessos (classificação das atividades como permitidas ou proibidas) – controle x autonomia Interesses ignorados, suprimidos ou ameaçados

Apropriação – reconstruir tecnologias Políticas governamentais – normas institucionais X Professores (desqualificação do trabalho?) Automatização X Interação Eixo fundamental da educação

Tutor é o professor – formação 1 semana – vínculo frágil – Formação permanente do tutor – orientador de aprendizagem Não desenvolve os conteúdos – autores (as vezes são tutores) Validação dos conteúdos – 1ª. Oferta Próximas ofertas Discussão das atividades Capacidades e parâmetros

Avaliação on line – tutores e alunos Diferentes Cursos – formas diferentes de apropriação da tecnologia pelos professores Avaliação on line – tutores e alunos Ofertas subsequentes do curso e de outros cursos Evolução do AVA a partir da utilização e avaliação pelos usuários Impossibilidades – e-mail para grupo; alerta dúvidas Design participativo – reformulação Processo contínuo

Alteração do quantitativo de atividades Adequações no enunciado da atividade

Mediação Interação Troca de experiências

Capitalismo Acadêmico Avaliação por indicadores de eficiência Ex alunos absorvidos no mercado Índices de retenção x evasão Capitalismo Acadêmico valorização da eficiência, modernização, racionalização e redução de custos