EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

LETRAMENTO.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
ALFABETIZAÇÃO.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PROJETO NO MUNDO DAS FÁBULAS Professora: Sônia Márcia Paul Escola Estadual Austrílio Capilé Castro Disciplina:
Silvana Aparecida Derobio ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ. H.T.P.C EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC – Silvana Aparecida Derobio Fone:
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
GRUPO DE ESTUDOS ENTRE ORIENTADORAS PEDAGÓGICAS, DIRETORES(AS) E COORDENADORAS PEDAGÓGICAS EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ Silvana Aparecida Derobio Silvana2016avilez.gmail.com.
Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil Profa. Ms. Annemarie de M. Heltai Lima.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Artefacto digital 2 Aprendizagem colaborativa
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Alfabetização e Letramento
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Professora Responsável: Prof.ª M.ª MARIA INÊS MIQUELETO
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Estágio IV.
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
P PROGRESSO DE CADA ESTUDANTE DE ACORDO COM A SUA REALIDADE E O CONTEXTO SOCIAL, PARA QUE POSSA ATUAR E REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO QUE ESTÁ INSERIDO TANTO.
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Bem-vindos Estudantes!
EM SALA DE AULA Vir com a matéria do dia previamente lida e organizada da seguinte maneira Para as aulas de exatas com exercícios práticos Faça primeiro.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
TIC no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita
2° Encontro/2014 RETOMANDO UNIDADES - Alfabetização Orientadoras:
ANO 2 UNIDADE 1.
ANO 2 UNIDADE 1.
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
O que é Educação Ambiental?
FENOMENOLOGIA.
Cartografia: ciência ou arte?
PNAIC Ensino Fundamental
Professor André Lopes 24/01/2018
LÍNGUA PORTUGUESA TIPOS DE LEITURA
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Conceitos importantes para o estudo da História
Problematizando Quando podemos dizer que uma pessoa é letrada?
Metodologia do Ensino de Física I
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC – 02.06.2016

PAUTA Planejamento: 18h40min às 19h40min Leitura deleite: Felicidade Clandestina - Clarice Lispector 19h45min – 19h50 Leitura da Ata do encontro anterior- Norma e Selma 19h50min às 20h Socialização dos Jogos - Cris Gomes –– 20h às 20h15min Avisos (20h20 – 20h30) Alfabetização e Letramento- 20h30 – 21h Vídeo: Magda Soares – 21h às 21h20

LEITURA DELEITE: Felicidade Clandestina Clarice Lispector p.235 e 236

LEITURA DA ATA DO ENCONTRO ANTERIOR Norma e Selma

SOCIALIZAÇÃO DOS JOGOS Professora Cris Gomes

AVISOS Mostra Cultural –Registrar na planilha que está na sala dos professores. Materiais para Mostra; Usos dos espaços (Mostra) Título para a Mostra Cultural Trabalhos expostos (não usar palitos) Estudo do meio; Diário de classe/escaninho HTPC – 30/06/16 – UBS – Drª Beatriz PSE – Programa Saúde na Escola Alunos devem trazer Caderneta de vacinação e o cartão do SUS; Dias: 29 e 30/06/16 (Manhã e tarde)

Alfabetização... Resgate das experiências vivenciadas como estudantes e professores, identificando as concepções de ensino subjacentes às vivências. NOMES/GRUPO 1 NOMES/GRUPO 2 NOMES/GRUPO 3 AGNELLO ALINE CARINA MARA CRISTINA GOMES PATRÍCIA GRAZIANE NORMA THAISE ANA PAULA FABIANA SELMA VANESSA

O que é Letramento?

LETRAMENTO Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O estado ou condição que adquiri um grupo social ou um indivíduo; Como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

Observação importante: Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar a escrita “própria”, ou seja, é assumi-la como sua “propriedade”.

Exemplo: Grupos indígenas são sociedades ágrafas, isto é, sociedades sem escrita (observe, na palavra ágrafa, a presença do prefixo grego a-, a-grafa= sem grafia, sem escrita. Alfabetizar índios significa dar a eles acesso à tecnologia de leitura e de escrita, o que os tornará alfabetizados, mas não letrados. Introduzir no grupo práticas sociais de leitura e de escrita (a leitura de livros, a escrita de cartas, o registro por escrito de sua cultura, a sinalização de habitações, caminhos e locais com palavras e frases, etc) significa mudar seu estado ou condição: ele passa a ser um grupo diferente nos aspectos cultural, social, político, linguístico, psíquico.

Diferença entre letramento e alfabetização, entre alfabetizado e letrado Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, é aquele que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

Para compreender as propriedades do sistema alfabético, é necessário que o indivíduo se aproprie de uma série de conhecimentos, tais como: TAREFA: Em HTP ler o texto do caderno 1 – PNAIC ; pág. 16 a 21

Letramento definido num poema Uma estudante norte americana, de origem asiática, Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento, define-o em um poema.

ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO Magda Soares VÍDEO ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO Magda Soares

BOA NOITE!!!!!!!