A) “A responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretament. e das ações comunitárias na região em que está presente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Advertisements

Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007.
Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Professora Ana Paula Siqueira Aula 10 – Elaboração do Balanço Social.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
MISSÃO : Pra que ela serve? Qual o objetivo foi criada?  “É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”
Agenda Regulatória ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar André Longo Araújo de Melo Diretor de Gestão ANS Rio de Janeiro, 16 de outubro.
Grupos Vulneráveis e Direitos Humanos: crianças, adolescentes e mulheres Diretrizes para Políticas Públicas e Práticas Empresariais na Instalação.
Base do Curso de Formação para Sindicalistas em Seguridade Social do Centro de Formação Profissional da OIT - Turin “EVOLUINDO RUMO AOS OBJETIVOS DO MILENIO”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Ética e Responsabilidade Social Amir Abdala Aula 4.
FACULDADE SANTA MARIA-FSM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
“Abrace a Segurança, abrace a vida!”
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Professora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Dra
Centro Educacional Unificado
3 LEGISLAÇÃO E NORMAS SOCIAIS
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Declaração sobre Justiça Social para uma Globalização Justa – CIT 2008
Kit de ferramentas de Advocacy
Estratégia Mercadológica
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Conservação da Floresta Engajamento Social Gestão do Território Certificação FSC como ferramenta Nova abordagem Planejamento estratégico Sistema.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Profa. Dra Pavlova Christinne
Diálogo Social e Negociação Coletiva
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
1. PÓS-GRADUAÇÃO MANAUS, 2017/2 2 GESTÃO COMERCIAL E MKT DE NEGÓCIOS GESTÃO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO DE EQUIPES Trabalho apresentado como requisito.
Marketing Socioambiental
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
ISO A primeira norma internacional sobre Compras Sustentáveis: para alcançar as melhores práticas.
O conceito básico da Agenda 21
MARCO DOMINGUES – Economia Social do Apoio Social ao Desenvolvimento Local MANAUS.AMAZONAS.BRAZIL 2017.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS Promoção: Parceria: Consultoria Colaborativa
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
SGI Sistema de Gestão Integrada O que é? É a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas,
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
Abrace a Segurança, abrace a vida!
Ética e Responsabilidade Social
Direitos humanos dos povos indígenas
CONHECIMENTOS COMPLEMETARES Aula 09/10
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PROJETO EMPREENDEDORAS DA MODA
PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
Responsabilid ade Social Sônia Regina Gouvêa Rezende.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Prof. Dr. Paulo de Tarso Costa de Sousa I Encontro Acadêmico Intercursos da FACITEC 26 a 30 de outubro.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

a) “A responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretament. e das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrentes do tipo de atividade que exerce” (D’Ambrósio e Mello) 1. CONCEITO: UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social

b) “A noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação empresarial deve necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e trazer retorno para os investidores. A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo- se positivamente no conjunto de suas relações” (Instituto Ethos de Responsabilidade Social, 2000) UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social

O Pacto Global (Global Compact) é um programa da Organização das Nações Unidas que busca mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção de nove princípios fundamentais abordando direitos humanos, relações de trabalho e meio ambiente, os quais, por serem aceitos pela maioria dos governos, são considerados universais: 2. Correlação entre os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial e os Princípios do Pacto Global3

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social Princípio nº. 1: As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; Princípio nº. 2: As empresas devem assegurar sua não-participação em violações desses direitos. Relações de Trabalho (base: Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho) Princípio nº. 3: As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social Princípio nº. 4: As empresas devem apoiar a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; Princípio nº. 5: As empresas devem apoiar a erradicação efetiva do trabalho infantil; Princípio nº. 6: As empresas devem apoiar a igualdade de remuneração e a eliminação da discriminação no emprego. Meio Ambiente (base: Princípios da Rio 92 sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento)

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social Princípio nº 7: As empresas devem adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais; Princípio nº 8: As empresas devem desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; Princípio nº 9: As empresas devem incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social 3. INDICADORES ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 3.1. Valores, Transparência e Governança 3.2. Público Interno 3.3. Meio Ambiente 3.4. Fornecedores 3.5. Consumidores e Clientes 3.6. Comunidade 3.7. Governo e Sociedade

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Auto-Regulação da Conduta Compromissos Éticos Enraizamento na Cultura Organizacional Governança Corporativa b) Relações Transparentes com a Sociedade Diálogo com as Partes Interessadas (Stakeholders) Relações com a Concorrência Balanço Social c) Diálogo e Participação Relações com Sindicatos Gestão Participativa 3.1. Valores, Transparência e Governança

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Respeito ao Indivíduo - Compromisso com o Futuro das Crianças - Valorização da Diversidade b) Trabalho Decente - Política de Remuneração, Benefícios e Carreira - Cuidados com Saúde, Segurança e Condições de Trabalho - Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade - Comportamento Frente a Demissões - Preparação para Aposentadoria 3.2. Público Interno

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Responsabilidade frente às gerações futuras - Comprometimento da empresa com a melhoria da qualidade ambiental - Educação e conscientização ambiental b) Gerenciamento do impacto ambiental - Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços - Minimização de entradas e saídas de materiais 3.3. Meio Ambiente

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Seleção, avaliação e parceria com fornecedores: - Critérios de seleção e avaliação dos fornecedores - Trabalho infantil na cadeia produtiva - Trabalho forçado (ou análogo ao escravo) na cadeia produtiva - Relações com trabalhadores terceirizados - Apoio ao desenvolvimento de fornecedores 3.4. Fornecedores

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Dimensão social do consumo - Política de comunicação comercial - Exceçência do atendimento - Conhecimento do gerenciamento dos danos potenciais dos produtos e serviços 3.5. Consumidores e Clientes

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Relações com a comunidade local - Gerenciamento do impacto da empresa na comunidade de entorno - Relações com organizações locais b) Ação social - Financiamento da ação social - Envolvimento da empresa com a ação social 3.6. Comunidade

UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Transparência política: - Contribuições para campanhas políticas - Práticas anticorrupção e propina b) Liderança social: - Liderança e influência social - Participação em projetos sociais governamentais 3.7. Governo e Sociedade

Certificação Sócio-ambiental Selo Empresa Amiga da Criança. Selo criado pela Fundação Abrinq para empresas que não utilizem mão-de-obra infantil e contribuam para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

● ISO ISO ● O ISO é apenas mais uma das certificações criadas pela International Organization for Standardization (ISO). O ISO 14000, parente do ISO 9000, dá destaque às ações ambientais da empresa merecedora da certificação.

● AA1000. AA1000. ● O AA1000 foi criada em 1996 pelo Institute of Social and Ethical Accountability. Esta certificação de cunho social enfoca principalmente a relação da empresa com seus diversos parceiros, ou “stakeholders”. Uma de suas principais características é o cárater evolutivo já que é uma avaliação regular (anual).

● SA8000. SA8000. ● A “Social Accountability 8000” é uma das normas internacionais mais conhecidas. Criada em 1997 pelo Council on Economic Priorities Accreditation Agency (CEPAA), o SA8000 enfoca, primordialmente, relações trabalhistas e visa assegurar que não existam ações anti-sociais ao longo da cadeia produtiva, como trabalho infantil, trabalho escravo ou discriminação.

REFERÊNCIAS e INDICAÇÕES ● Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Na Internet: MELO NETO, F. & FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, ● TENÓRIO, Fernando G.(Org.) Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, ● ALESSIO, Rosemeri. Responsabilidade Social das Empresas no Brasil: reprodução de postura ou novos rumos? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.