FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.

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Transcrição da apresentação:

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras da sua empresa atuar e se manter no mercado: copiar, inovar ou revolucionar. A cópia é o que os seus concorrentes tentam fazer com a sua vantagem competitiva. Quando você atua na inovação, na melhoria contínua do seu diferencial, você busca manter a distância dos seus concorrentes, ou ampliar esta distância. Se você é único na sua oferta ao mercado é porque você foi um revolucionário. Após a sua revolução você pode melhorar continuamente o seu serviço e cair na inovação, ou providenciar uma nova revolução (difícil, mas desejável).

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA 2. O que é o ciclo de vida do produto? Quais suas etapas? R: É a história completa do produto através de suas fases, desde a concepção até o seu declínio. As suas etapas são: - Lançamento/introdução: o produto é apresentado ao mercado através de um esforço de marketing intenso e focado visando a estabelecer uma identidade clara e promover o conhecimento do produto. - Crescimento: Neste estágio há uma rápida aceitação de mercado e melhoria significativa no lucro. - Maturidade:É o momento de redução no crescimento das vendas, porque o produto já foi aceito pela maioria dos consumidores potenciais. - Declínio:É o momento de desaceleração, eliminação ou revitalização, com a introdução de um novo produto/serviço e seu próprio ciclo de vida.

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA 3. O que é um plano de negócios? R: É um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. 4. Para que serve um plano de negócios? R: Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional. Facilitar ao empreendedor a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais. Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no plano de negócios, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado.

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA 5.Por que um plano de negócios deve ser elaborado com informações precisas e reais? R: O plano de negócios norteará as ações e os planos futuros do empreendimento, se ele for baseado em informações imprecisas, todo o projeto ou a empresa poderá se comprometer ao seguir esse plano de negócios. Por isso, ele deverá ser elaborado com informações reais e precisas a respeito do empreendimento.

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA 6. O plano de negócios é mutável? Justifique. R: Sim, de acordo com as mudanças do mercado, preferências dos clientes e para ajustar-se às necessidades do empreendimento. 7. Quais as etapas de um plano de negócios? R: Sumário Executivo, Apresentação da Empresa, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro, Avaliação do Plano de Negócios e Documentação de Apoio.

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA 8.O que é o sumário executivo de um plano de negócios? R: O sumário executivo sintetiza os diversos módulos do plano de negócios. Seu objetivo é oferecer de forma resumida, uma visão geral do negócio, as estratégias propostas e os principais resultados a serem alcançados. 9. O que é visão de uma empresa? R: A visão está focada no futuro e no destino. A visão é a imagem que o empreendedor tem a respeito do futuro do seu negócio. É o que ele pretende que o negócio seja dentro de um certo horizonte de tempo.

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA 10. O que é missão de uma empresa? Quais tópicos podem ser inseridos na missão de uma empresa? R: Descreve a filosofia da empresa, seus propósitos e razão de existir. Os tópicos são: O que é o negócio; quais os produtos ou serviços que a empresa oferece; para que servem; a quem oferece; onde está presente; e a responsabilidade social.

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA 11. Quais os possíveis mecanismos que as empresas podem utilizar para detectar novas demandas de mercado e aproveitar oportunidades? R: Pesquisa de mercado, plano de negócios, benchmarking, participar de feiras e eventos, realizar pesquisas junto aos clientes, fornecedores, novas tecnologias, jornais, revistas, internet, dentre outros. 12. O que é benchmark? R: É um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para a partir daí, buscar a superação e alcançar a vantagem competitiva.